09/05/2018

What´s your name? Cornowagen

Outro caso de um apelido determinando o destino de um modelo...
Em 1965 a Volkswagen lançou no Brasil uma versão do Fusca equipada com teto-solar, a abertura do teto era acionada por manivela e o teto, de aço, pintado na cor do carro. 
Era uma grande novidade no mercado brasileiro, ainda mais sendo um acessório original de fábrica, tinha tudo para ser um sucesso de vendas!
#SQN !!! 😓
As vendas do modelo acabaram naufragando por causa de um apelido maldoso: Cornowagen.
O apelido dispensa maiores esclarecimentos, mas se alguém estiver em dúvida indicaria o carro de alguém (marido, namorado) que teria a fidelidade de sua companheira em dúvida, só pelo fato do carro ter uma abertura no teto. Sacou?
Não se sabe ao certo o autor / origem do apelido, dizem que foi invenção de um executivo da Ford, na verdade este tipo de coisa é como um vírus; aparece sem se apresentar e, se não tomar cuidado, espalha sem controle.
Foi o que aconteceu. A sociedade Brasileira na época era muito machista e poucos teriam vontade de sair com um modelo destes pleas ruas, sendo motivo de piadas e comentários de todos.
As vendas naufragaram e Volkswagen ainda tentou reagir, promoveram uma grande campanha publicitária mostrando uma família reunida, mas nada resgatou a "dignidade" do modelo, tanto que saiu de linha no final de 1966.
O irônico é que hoje um "cornowagen" original é muito valorizado pelos antigomobilistas, e o preço destes modelos só tende a subir.
Sinal que os valores da nossa sociedade, ou pelo o senso de humor, mudou bastante.

Nenhum comentário: