08/02/2014

O primeiro post...


"Porque você gosta de carros antigos?"   

Resolvi falar sobre este assunto no primeiro post do Blog.  
Primeiro, porque é uma das perguntas que sempre me fazem desde que comecei a frequentar exposições, encontros ou quando falo sobre o assunto (normalmente entusiasmado) com os amigos e parentes.  Ficou muito mais frequente depois que eu consegui comprar o meu primeiro carro antigo (Jeep 1961 comprado em 1992).
Segundo, sendo honesto, eu já me fiz esta pergunta, N vezes.  
Acho que deste ponto até o final do post só mesmo quem é dono ou tem intimidade com este meio vai entender.  Se você gosta de carro antigo (independente do gênero ou variações) você gosta de carros, motos e máquinas feitas em uma época em que as pessoas colocavam um mínimo de alma naquilo que faziam.
Você gosta de curtir o caminho e não apenas focar um destino e quando chega lá já está procurando outro, outro, outro,...  Gosta de coisas simples como mostrar o seu carro (ou moto, brinquedo, disco, etc) para compartilhar uma paixão e compartilhar as histórias envolvidas nisso.  Para você não é status ou fator de diferença social, é motivo para marcar bom churrasco (Ok, também tem uns antigomobilistas babacas que temos que aturar...).
Você também gosta de fazer as coisas com a suas mãos, adaptar, procurar meses por uma peça e celebrar quando encontra. Mesmo que um monte de gente fique pensando "como alguém perde tempo com isso?" você não está nem ai.  Muitos destes preferem jogar bola ou ficar no boteco... tudo bem, no boteco só vou com meu Fusca ou com o Dodge - tem que curtir o caminho e não apenas o chopp.
Você conhece um monte de gente interessante, cheias de histórias, que escolheu uma paixão sem vergonha de vive-la e, porque não, compartilhar esta paixão com as pessoas queridas.
Nem vou abordar itens como tecnologia, economia ou segurança que os carros antigos não tem, mesmo porque, óbvio, tudo evolui e vai evoluir cada vez mais.  Só sinto que hoje em dia personalidade, capricho, envolvimento e ideal para fazer as coisas são valores distantes. Na verdade vejo a sociedade cada vez mais jogando estas coisas para trás, tudo tem que ter objetivo, meta, mas cade o "fazer as coisas por gosto"?
Enfim, continuo achando que não respondi a pergunta. Se é assim então vamos a outra pergunta candidata a não ter resposta;
"Precisa ter algum motivo para gostar de carros antigos?"
Vivamos as nossas paixões. ponto final.

Nenhum comentário: