(Eu já tinha lido algo sobre esta história, mas sinceramente já não me lembrava mais. Ainda bem que o JORIS MORELLI mandou esta dica, o crédito deste post é exclusivo do Joris, grande amigo e brilhante engenheiro mecânico).
Você sabia que uma das fábricas da FIAT na Itália tinha uma PISTA DE
TESTES NO TELHADO?
Quando a
Primeira Guerra Mundial acabou a Fiat retomou a fabricação de
automóveis e na época detinha 80% do mercado da Itália, a década de 20
chegava com ambiciosos planos de crescimento.
Para isso a Fiat
encomendou ao engenheiro Giacomo Mattè-Trucco o projeto de uma nova fábrica que
se tornaria o símbolo da indústria italiana e a maior fábrica de automóveis do
mundo na cidade de Lingotto. Entre as novidades:
uma linha de produção ascendente e uma pista de testes no telhado do prédio!
A obra ficou
pronta em 1923 e tinha cinco andares e uma pista de testes em seu teto,
com duas curvas parabólicas que ocupava um espaço de 494 metros de
comprimento por 85 metros de largura. As curvas da pista foram construídas com
uma complexa série de estruturas de concreto, uma técnica que não havia sido
utilizada anteriormente, muito menos em uma pista no sexto andar de um prédio...
Esta pista não
foi feita por acaso ou por mera extravagância italiana. Ela realmente era parte,
na verdade a última etapa, do processo de fabricação dos carros.
Como a fábrica
de Lingotto tinha uma linha de produção em espiral ascendente, em cada andar era
feita uma etapa da fabricação, fazendo com que o carro subisse aos poucos pelo
prédio.
O que iniciava
como punhado de peças e componentes nos andares inferiores chegava ao topo do
prédio como um automóvel completo, pronto para ganhar as ruas. Quando um
Fiat terminava seu percurso fabril pelos 1.500.000 m² de Lingotto, ele saia do
prédio por uma rampa de acesso ao teto.
Cada carro percorria então a pista para
garantir que o pessoal nos pisos inferiores havia feito seu trabalho
corretamente. Assim que aprovado, o carro descia direto para o térreo por uma
das duas rampas espirais que saem da pista. A pista de testes se tornou tão
famosa quanto a fábrica abaixo dela. Ela até apareceu no filme Um Golpe à
Italiana (The Italian Job – 1969, o original e não a refilmagem com a
Charlize Theron). Durante a famosa cena de fuga, os três Mini Cooper usados
pelos ladrões ficam lado a lado em uma das parabólicas, com o policial em sua
cola.
Se você tem um
Fiat italiano produzido entre 1923 e a década de 1970 é provável que ele tenha
percorrido seus primeiros quilômetros no último andar de Lingotto. A fábrica
foi responsável por boa parte da produção da Fiat desde sua inauguração até a
década de 1970, quando suas linhas de produção já estavam defasadas em relação
às novas técnicas de fabricação.
A fábrica foi
fechada oficialmente em 1982, o último carro a deixar a linha foi um Lancia
Delta. Felizmente, pelo menos desta vez, a
fúria do capitalismo poupou este prédio e marco da indústria automobilística mundial,
após o fechamento da fábrica o prédio foi reformado para ser um gigantesco espaço
comercial.
Seus andares são ocupados agora por um shopping center, um teatro, um
centro de convenções e um hotel. A pista no teto permanece intacta e é uma atração
turística — você pode alugar um carro e subir os seis andares e dar uma volta
pelas retas da pista.
Demais não?
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