03/06/2014

Veja como é "fácil e barato" importar um carro antigo

O mercado de antigos está aquecido, isso não é novidade e não vemos muitos sinais que este cenário vai mudar. Então porque não importar um carro antigo?
Excelente! Para você não perder mais tempo em busca do seu sonho mostramos algumas dicas do processo de importação, certamente você vai se encorajar e amanhã mesmo começará a buscar o seu carro dos sonhos em sites ou com amigos nos EUA e Europa...
Ah, e para o serviço ficar completo no final do post temos uma simulação de impostos para comprar um carro na faixa de US$30.000,00.
Leia e mãos a obra! Veja como aquele Camaro, Corvette, Jaguar ou Porsche dos seus sonhos nunca esteve tão perto!!!
Mas, atenção! Não caia na tentação de trazer um carro por terra via Argentina ou Paraguai, a "estratégia" já está ficando manjada e tem gente perdendo carros (dos sonhos) por ai... (jaguar-com-documentacao-irregular-e-apreendido).
GUIA-RÁPIDO-E-FÁCIL-DE-IMPORTAÇÃO-SEM-MISTÉRIO
1) A importação é permitida para Veículos de competição, veículos clássicos/antigos/históricos com mais de 30 anos, doações e veículos herdados. O carro precisa estar em condições de rodagem, não é permitido desmontar o carro e trazê-lo em peças ou partes.
2) Solicite uma fatura "pro forma", são detalhes da negociação sem efetuar o pagamento. Precisa constar dados do veículo (marca, modelo, cor, ano de fabricação, lista de equipamentos, número do chassis e do motor). Também é necessário indicar país de origem, portos de embarque e destino.
Acabou? Quase! Incluir os dados do termo de venda internacional, preço da compra, valor do frete e fechamento do câmbio para pagamento. 
Oba! Vou embarcar aman... calma! Ainda temos alguns cadastros, licenças, certificados, etc...
3) Como o valor excede a cota de importação para pessoa física (US$3.000,00), é necessário fazer um registro de importador no Sistema Ambiente de Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros da Receita Federal (vulgo “RADAR”). Basta preencher um requerimento (2 vias), reconhecer firma, cópia do CPF, RG, certificação digital e-CPF.
4) Faça uma procuração para ser representado na Receita Federal. 
Detalhe 1; Fique esperto se a sua declaração de Imposto de Renda não for compatível com o valor do carro, se não for esqueça ou terá algumas dores de cabeça para explicar o que é inexplicável!
Detalhe 2; A aprovação do registro no sistema RADAR = 2 meses! (sou profissional de TI, como eu queria que os meus projetos tivessem essa exigência).
Detalhe 3; O registro é válido apenas para uma importação, importar outro carro?  Faça tudo de novo!
5) Faça a requisição ao DENATRAN do Certificado de Adequação ao Trânsito (CAT) para certificar o chassi (VIN) e o motor na fatura pro forma, senão você não conseguirá licenciar o carro no Brasil.
6) Agora que você está todo feliz e pimpão com o registro no RADAR e o CAT na mão (rimou!), solicite a Licença de Importação ao Departamento de Operações de Comércio Exterior. A solicitação é feita no do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) pelo site da Receita Federal.
7) Pronto! Com a Licença de importação na mão (na outra mão está o RADAR e o CAT, lembra?) chegou a hora de pagar o carro e o transporte para o Brasil.
Não podemos mandar os dólares por fax, a operação para envio de moeda estrangeira deve ser registrada e realizada por instituição bancária autorizada. Vá ao banco, negocie uma taxa de câmbio e o banco enviará o valor correspondente em moeda estrangeira ao vendedor no exterior
(Evidente que o vendedor ainda estará te esperando de braços abertos, com o carro reservado para você!).
8) Com a licença de importação OK podemos contratar o transporte (aéreo, marítimo ou terrestre), após o embarque, rapidamente em até 60 dias, o carro chegará ao destino.
9) Você vai precisar de alguém na origem para cuidar das licenças de exportação e do processo de frete internacional, por isso é recomendável contratar um Agente de Carga para cuidar da preparação, liberação alfandegária e envio do carro.
10) É necessário o CAT (passo 5) para liberar o carro. É um documento rápido de ser expedido, em torno de 40 dias, por isso é melhor esperar pela sua emissão antes de embarcar o carro. Do contrário o carro ficará retido no porto/aeroporto, certamente será muito bem cuidado (até vão encerar para você), mas serão cobradas as diárias de armazenamento da carga na alfândega.
11) Depois do embarque o agente precisa enviar ao Brasil a fatura comercial em 5 (cinco, five) cópias assinadas e carimbadas e os demais documentos obrigatórios conforme o meio de transporte.
12) O possante chegou? Na alfândega apresente os 1.236 documentos originais de exportação/importação, você precisará contratar um despachante aduaneiro para registro da Declaração de Importação e nacionalização do carro.
13) Os fiscais alfandegários conferem a mercadoria (justo no passo 13), além das taxas que você pagou chegou a hora de pagar alguns "impostos" - veja a simulação abaixo;
  • 35 % de Imposto de Importação (II);
  • Entre 37 e 55% de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), varia de acordo com a cilindrada (entre 7% e 25%) mais 30 % para veículos importados;
  • ICMS que varia entre 17% e 19% de acordo com a UF;
  • 11,6% de PIS/Cofins.
14) Com os "poucos" impostos pagos, cadastre o carro na Base de Informática Nacional (BIN), onde são inseridos os dados complementares para que ele possa ser registrado (RENAVAM).
15) Licenciar em qualquer Detran do País, pagar Seguro Obrigatório/DPVAT, licenciamento anual e o emplacamento do veículo (não reclame, carros de mais de 30 anos não pagam IPVA!).
OK, em apenas 90 dias (no mínimo) o seu sonho estará na sua garagem, matando seus vizinhos de inveja! Então o que está esperando?  
Para ajuda-lo selecionamos alguns sites para você encontrar o seu carro, ligue "dja"!Classic CarsAuto Trader ClassicsOld Cars e Old Ride.

Nenhum comentário: