10/08/2016

Barney Navarro

Apesar de ser considerado um das lendas do Hot Rod, Barney Navarro é pouco conhecido (como no Brasil) se comparado a outros pioneiros como Ed Roth, Dean Moon ou Vic Edelbrock (Sr e Jr).
Talvez isso tenha acontecido porque ele nunca tenha se importado em ser famoso, teorias a parte, vamos falar um pouco da sua história que é o que realmente importa...
Barney Navarro nasceu em 1919, cursou o ensino médio e a escola profissional em Glendale na Califórnia, se envolveu com corridas até o final da década de 1930 quando começou a deixar a carreira de piloto de lado para se dedicar a construção de hot rods. 
Eram nos seus hot rods onde Barney experimentava suas criativas ideias para aumentar a potência dos motores V8, para se ter uma ideia em 1941 causou espanto ao atingir 107 MPH em um Ford Modelo T em Muroc Lake, na Califórnia. 
Nesta façanha Barney utilizou um modelo T (emprestado!) com um motor Ford Flathead, carburadores duplos Weiand e cabeçotes modificados projetados por ele próprio.
O relacionamento estreito de Navarro com Phil Weiand o ajudou a iniciar o seu próprio negócio em 1947, a “Navarro Engineering”. 
Barney Navarro foi o primeiro a desenvolver projetos customizados de coletores de admissão para Weiand, ele também projetou cilindros de alumínio e outras partes customizadas, mas talvez o seu maior feito tenha sido ser o primeiro a instalar com sucesso um supercharger GM em um motor Ford V8 Flathead e atingir 147 MPH!
Rapidamente, Barney Navarro tornou-se referência na evolução dos míticos motores “flathead”, na verdade ele conseguira melhorar tudo o que se aventurava.
Mesmo com este reconhecimento os resultados dos negócios nunca estiveram à altura de sua competência técnica, muitos dizem que foi porque ele nunca deu muita importância ao marketing, na verdade a publicidade ficava limitada a alguns artigos técnicos publicados em revistas especializadas. 
Para Barney Navarro o que realmente era importante era o trabalho e não tornar-se famoso, o seu grande amigo Mike Herman explica; "Ele escreveu alguns artigos técnicos para revistas, mas achava que tudo aquilo desviava a sua atenção do foco real”, e completa “Ele acreditava no verdadeiro trabalho, e não em usar o Hot Rodding para ser o mais famoso possível”.
Ao longo dos anos 1950 os motores flatheads foram sendo colocados de lado e, junto com a pouca visibilidade comercial, levou a Navarro Engineering enfrentar muitas dificuldades. Esta situação obrigou Navarro a buscar outras formas para tocar o seu negócio, foi assim que acabou estreitando a ligação com corridas e começando a prestar outros serviços de engenharia. 
Junto com Ken Saint Oegger, Barney construiu motores para lanças de competição e se aventurou com construção civil desenvolvendo um tipo inovador de concreto (em uso até hoje).
No final dos anos 1960 Navarro se aventurou na Fórmula Indy, o motor escolhido era algo totalmente inédito: um Rambler de seis cilindros com comando de válvulas no cabeçote e 199 polegadas cúbicas. 
Foram desenvolvidos modelos aspirados e turbo comprimidos extraindo 600 HP, um resultado espantoso para este tipo de motor e para a época, mas diversos problemas técnicos e com pilotos atrapalharam os resultados nas pistas, por fim não conseguiram se classificar na Indy 500 em três anos de tentativas.
Com o avançar da idade Navarro escolheu Mike Herman para dirigir a Navarro Engineering cuja sede sempre esteve em Glendale, Barney continuou colocando a “mão na massa” de verdade e desenvolvendo peças customizadas até o seu falecimento, em 20 de agosto de 2007 aos 88 anos de idade. 
A “H & H Flatheads” assumiu a operação da Navarro Engineering e garante a continuidade do legado de Barney Navarro através da produção customizada de cabeçotes Flathead, coletores de admissão e outras partes.
Barney Navarro representa, sem dúvida, uma das melhores personificações do espírito Hot Rod.

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