Embora nem sempre devidamente reconhecidos, os
“gassers” foram grandes pioneiros no que hoje são as corridas de arrancada
profissional (dragsters). Estes carros de aparência esquisita surgiram no final
dos anos 1950 e tiveram seu auge em termos de prestígio no início dos anos
1970.
Quem não se lembra das gravuras dos monstros de Ed Roth empinando gassers super envenenados?
Quem não se lembra das gravuras dos monstros de Ed Roth empinando gassers super envenenados?
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Se antes o que valia era a velocidade máxima final, agora a disputa era contra o relógio, vencia quem levava menos tempo e não mais quem atingia somente as maiores velocidades.
Os carros e pilotos tiveram que mudar para se adaptar a
nova dinâmica destas corridas, embora as receitas básicas de preparação continuavam
por aliviar o peso do carro e conseguir mais potência. Para resolver o primeiro
problema o acabamento interior era retirado, vidros trocados por plexiglass
e partes da lataria trocadas por fibra de vidro.
Já para resolver o segundo "problema", o mais comum era a instalação de motores maiores (geralmente V8s Ford Flathead ou Pontiac 389), também era comum o uso de compressores mecânicos (Paxton).
Já para resolver o segundo "problema", o mais comum era a instalação de motores maiores (geralmente V8s Ford Flathead ou Pontiac 389), também era comum o uso de compressores mecânicos (Paxton).
Só que essas "soluções" criavam um outro e grande problema; Como conseguir domar
tanta cavalaria e manter o carro em linha reta?
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Aumentar a altura do motor e deixar o entre-eixos mais curto criava um centro de gravidade mais alto, em teoria, essa nova distribuição de peso ajudaria na tração e aceleração. Para completar a receita eram adotados pneus finos e pequenos na dianteira e bem maiores na traseira. Tudo para aumentar a aderência na arrancada.
No visual eram adotadas pinturas com desenhos e cores chamativas, isso criava o visual “intimidating” que os fãs adoravam.
Não se sabe exatamente quem teve a ideia de levantar o motor
e modificar o eixo dianteiro, mas os carros caíram rapidamente no gosto dos fãs
até virar a primeira categoria específica de carros modificados.
A medida que o esporte cresceu foram atraídos patrocinadores, principalmente fabricantes de componentes de motores que usavam as corridas para promover seus produtos, o crescimento da categoria ajudou na criação da National Hot Rod Association (NHRA) em 1951, uma entidade voltada a organizar, promover e criar regras para a modalidade de corridas de arrancada.
A medida que o esporte cresceu foram atraídos patrocinadores, principalmente fabricantes de componentes de motores que usavam as corridas para promover seus produtos, o crescimento da categoria ajudou na criação da National Hot Rod Association (NHRA) em 1951, uma entidade voltada a organizar, promover e criar regras para a modalidade de corridas de arrancada.
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Passaram a serem aceitos carros feitos com chassis tubulares e carrocerias de fibra de vidro, não sendo mais obrigatório um carro “de verdade” como base do projeto. Desta forma a aparência dos carros foi ficando cada vez mais distinta até chegar ao que estamos acostumados atualmente como “Funny Cars”.
Ao longo da década de 1970 a categoria gassers perdeu o
apelo entre as “top” da NHRA, mas ainda vivem através de campeonatos
regionais, clubes locais de hot rods e do amor de muitos aficionados que não deixam a
história e o espírito rodder se perder...
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