Luigi Chinetti nasceu Jerago con Orago, ao norte de Milão,
em 17 de julho de 1901, iniciou sua vida profissional na Alfa Romeo trabalhando
como mecânico em 1917 aos dezesseis anos.
Fatores políticos marcaram a sua vida, mudou-se para Paris em
1925 por causa do surgimento do fascismo e lá continuou trabalhando para a Alfa
Romeo, mas como vendedor de automóveis e logo começou a se aventurar como
piloto de corridas. Fiel a Alfa Romeo, ganhou pela primeira vez as 24 horas de
Le Mans em 1932 junto com Raymond Sommer, em 1933 ao lado de Louis Chiron venceu
as 24 Horas de Spa na Bélgica.
No período que participou da equipe Alfa Romeo desenvolveu
uma forte amizade com Enzo Ferrari, o sucesso nas pistas continuou em 1934 quando
venceu pela segunda vez em Le Mans com Philippe Étancelin, mas a carreira nas
pistas foi interrompida pela guerra.
Em 1940, Chinetti migrou para os Estados Unidos onde
continuou vendendo carros, em 1946 conseguiu a cidadania americana, no mesmo
ano pagou uma viagem à Enzo Ferrari para os Estados Unidos onde este apresentou
seus planos futuros de construir carros esporte para o público (rico), Chinetti
abraçou a oportunidade e deu início a Luigi Chinetti Motors Inc.
Retornou as competições, após a guerra, e na edição de 1949
das 24 horas de Le Mans conseguiu, até então, o recorde de vencer a prova pela
terceira vez e levando a Ferrari ao seu primeiro triunfo com o modelo 166M. O
seu parceiro foi o Barão Selsdon da Escócia (Peter Mitchell-Thomson), o curioso
foi que Thomson conduziu o carro por cerca de 1 hora e Chinetti pilotou nas
outras 23 horas, muito similar a história de Pierre Levegh que já contamos aqui. Ainda em 1949, Chinetti venceu pela segunda vez as 24 Horas Spa, fazendo
dupla com Jean Lucas.
Durante a sua carreira como piloto, Chinetti participou de
todas as edições das 24 hs de Le Mans entre 1932 e 1953, até parar de correr em
1954.
A sua competência como vendedor e o sucesso nas pistas reforçaram
a grande amizade com Enzo Ferrari, tanto que Ferrari nomeou Chinetti como seu
agente oficial nos Estados Unidos. Chinetti foi dono da primeira e única
concessionária da Ferrari na América do Norte durante muito tempo, além da
Ferrari também representou a Automobili OSCA de Bolonha até 1967.
A maioria das vendas eram mantidas em segredo para proteger
a privacidade de seus clientes, normalmente ricos e famosos. Esta preocupação
de Chinetti era tanta que nem fotos eram permitidas, mas podem ser encontradas
algumas fotos com clientes como Alfred Momo (da fábrica de rodas e volantes),
Phil Hill e outros.
Em 1958 Chinetti teve a ideia de criar a N.A.R.T. (North
American Racing Team), uma equipe de corridas de provas de resistência para promover
a marca Ferrari nos Estados Unidos. Contou com o apoio financeiro de George
Arents e Jan de Vroom, dois clientes e amigos milionários, a estreita relação
com Enzo Ferrari garantiria a participação dos pilotos de ponta da equipe de
fábrica, afinal boa parte da responsabilidade por manter a marca viva vinha do
grande volume de carros vendidos para o público rico dos Estados Unidos.
A equipe passou a ser conhecida nas pistas apenas com NART,
obteve muitas vitórias e prestígio ao ponto de encomendar versões especiais e exclusivas
para a fábrica, a mais famosa foi a versão Spyder da Ferrari 275GTB / 4.
A estreia nas pistas veio nas 12 Horas de Sebring em março
de 1958, com a Ferrari 250 GT.
Pedro Rodríguez com uma Ferrari 250 GTO da equipe NART venceu
em Daytona a corrida de 3 horas, em 1964 repetiu a vitória na Daytona 2000 que
tinha 2.000 quilômetros, a corrida de 24 horas começaria em 1966.
Em 1964 a Ferrari teve uma série de problemas com autoridades
esportivas Italianas para homologar os novos motores para a F1, como forma de
protesto nas duas últimas corridas do mundial de F1 foi inscrito oficialmente um
modelo Ferrari 158 para John Surtees, que foi pintada nas cores da NART (azul e
branco) ao invés do vermelho roso da equipe.
O ápice do sucesso da NART veio em 1965, quando um modelo
250 LM da NART se tornou a última Ferrari a vencer o Le Mans, os pilotos foram Jochen
Rindt e Masten Gregory. Também conseguiram outros resultados importantes com o 3º
lugar nas 24 horas de Daytona de 1967 com Pedro Rodríguez e Jean Guichet com o modelo
330P4, com o 365 GTB4 "Daytona" a NART marcou 2º na Daytona 24h de
1973, atrás de uma Porsche 911.
Em Le Mans em 1975 Chinetti protagonizou um embate forte com
o ACO sobre irregularidades nos seus carros Ferrari 308 GT4, ele ameaçou a retirar
todos os carros da NART se a decisão fosse confirmada. Por fim, os oficiais não
levaram o blefe em consideração, Chinetti visivelmente constrangido teve que
ceder.
A NART chegou a correr com outras marcas como Subean Alpine em
outras categorias, com as Ferraris correu até 1982 e em 1983 as atividades de equipe
foram encerradas, na sua história a NART participou de mais de 200 corridas com
mais de 100 pilotos diferentes, entre eles os ases Mario Andretti, Stirling
Moss, Pedro Rodrigues, Jochen Rindt, Masten Gregory e Phil Hill entre outros.
Muito se diz que parte dos motivos que levaram ao final da
equipe vem da dificuldade de se trabalhar com Luigi Chinetti, muitos o traçavam
como uma pessoa arrogante e geniosa, mas outros diziam que tudo isso vinha da
sua imensurável paixão pelas corridas.
Luigi Chinetti permaneceu em Greenwich, Connecticut após sua
aposentadoria até a sua morte em 17 de agosto de 1994, aos 93 anos. Hoje o
showroom da concessionária de Greenwich, Connecticut continua aberto, mas
pertence a Miller Motorcars uma concessionária que vende Ferraris e Maseratis.
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