03/08/2017

Moonshiners

Vamos falar de crime organizado, fugitivos da polícia rodoviária e contrabando de bebidas, afinal são assuntos que tem muito a ver com a proposta deste blog. 
Errado? Nem tanto, como veremos a seguir...😮
Esta história começa na década de 1920, nos Estados Unidos, época em que vários estados decretaram grande restrição e repressão contra a fabricação e comercialização de bebidas, que foi a chamada “lei Seca”. 
Este foi um cenário perfeito para os gângsters das grandes cidades, como Al Capone, usarem as cervejarias e destilarias das pequenas cidades do interior americano para fornecer álcool ilegalmente a preços reduzidos.
Afinal, nas áreas mais pobres do país a fabricação clandestina de bebidas era uma das poucas alternativas de subsistência, os Estados Unidos atravessavam a depressão econômica pós primeira guerra mundial, os donos destas destilarias eram os chamados “bootleggers”.
Mas, se produzir bebida ilegalmente era arriscado e difícil, “distribuir” a bebida ilegal era ainda mais complicado, havia muita repressão policial. 
Este pessoal "criativo" começou a desenvolver algumas estratégias para resolver o problema da distribuição. Como isso passou a ser feito normalmente a noite, pois ajudava a fugir da polícia, nasceu o termo "moonshine".
Além da escuridão, os “moonshiners” procuravam trafegar por estradas secundárias, geralmente de terra, mas quando topavam com a polícia não tinham outra alternativa a não ser fugir, isto é, serem mais rápidos e mais hábeis que os homens da lei.
Não era nada fácil porque as estradas não ajudavam e, naturalmente, o desempenho dos carros era prejudicado pelo peso extra da bebida, tais dificuldades obrigou este pessoal a buscar soluções para modificar os seus carros para serem mais rápidos, afinal, era isso ou cana!
As receitas de preparação mais comuns passavam por aliviar o peso, adicionar mais carburadores e novos coletores de admissão para aumentar o fluxo de ar e combustível para o motor. Logo, apareceram as primeiras versões de compressores e alterações internas no motor como pistões e cabeçotes.
As suspensões também tiveram que ser alteradas para suportar o peso extra em altas velocidades, para isso normalmente eram adicionadas folhas extras nas molas e alterações na distribuição de peso no carro. 
Outros aparatos completavam o visual “outlaw”, tais como interruptores para desligar apenas as luzes traseiras ou tanques falsos.
É preciso lembrar que existia a preocupação em manter a parte externa do carro o mais original possível, para não atrair atenção ou suspeitas da polícia.
Porém, nada disso seria suficiente sem um motorista hábil e corajoso, e foi neste contexto, naturalmente, que foram sendo criadas rivalidades entre “moonshiners”.
O objetivo era simples, provar quem era o mais rápido e conquistar respeito e “fama” entre os demais. 
Se no começo a tal rivalidade foi movida por orgulho, logo as disputas começaram a movimentar dinheiro. Com a revogação da proibição da comercialização da bebida, em 1933, a comercialização ilegal de bebida não acabou, e as disputas entre os "moonshiners" também. 
Ao longo da década de 1940 a rivalidade e competição entre eles começou a tomar rumos mais organizados, os eventos atraíam cada vez mais pessoas e apareceram os organizadores para cobrar “ingressos” do público. Isso levou a serem criados locais mais apropriados para as disputas, que normalmente eram pistas ovais na terra ou na praia.
As modificações nos carros também evoluíram, pois a polícia também buscava carros mais rápidos, os "moonshiners" começaram a utilizar motores Cadillac e Ford Flathead V8, era normal adaptar motores maiores ou mais potentes aos carros mais antigos, tais como Ford modelo B.
Junior Johnson
No começo da década de 1950 a distribuição ilegal de bebida perdeu de vez o seu apelo financeiro, em grande parte porque os políticos perceberam que era muito mais rentável ao poder público vender bebida legalmente. 
Se a motivação para o contrabando diminuiu, o gosto pela disputa e modificações de carros seguiu bem vivo. O sul da Califórnia começou a se tornar um centro para competições de carros personalizados, os promotores amadores se profissionalizaram, a estrutura das competições foi sendo aprimorada e equipes profissionais foram formadas.
Com tudo isso, muitos “ex-moonshiners” começaram a competir pela recém-formada “NASCAR”, organização idealizada pelo promotor Bill France em 1947. Basta dizer que vários dos primeiros astros da NASCAR, como Junior Johnson e Benny Parsons, foram “moonshiners”. 
Outros "moonshiners" migraram para a crescente comunidade de hot-rodders, que por sua vez deu origem a NHRA “National Hot Rod Association” em 1951. 
Este movimento também acabou por fazer parte, ou inspirar, o que veio a ser conhecido como "Kustom Kulture", de que já falamos neste post.😜

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