01/10/2018

Bill Hines "The Leadslinger"

William Chandler Hines foi outro grande pioneiro, modificador e construtor de hot rods. Ele nasceu em Erie, Pensilvânia, em 23 de março de 1922, e tinha um irmão gêmeo, Edward Robert. 
A figura de Hines ficou famosa por sempre estar mastigando charutos “El Producto Puritanos Finos” enquanto trabalhava, também era lembrado pela sua aparência frágil, que na verdade enganava apenas aqueles que não conheciam sua história, pois o seu talento sempre esteve muito acima das aparências... 
Sua aparência fragilizada vinha dos graves problemas de nascença na coluna, que era tão curva que o obrigava a ficar inclinado para a frente. Hines teve uma infância muito difícil, passou dois anos no hospital de Erie, teve duas vértebras removidas para tentar amenizar a sua condição de locomoção. 
O seu drama só aumentou quando, aos 2 anos, seu pai, Edward Hines, morreu de tuberculose com apenas 36 anos de idade. 
Após a morte do seu pai Bill foi enviado para um "Sunshine Camp" por 7 meses, a sua mãe, Willie Jane Chandler, mudou-se para Detroit, Michigan, para tentar arrumar um emprego melhor, ela deixou os filhos com a avó materna em Jackson, Tennessee, até 1932 quando teve condição de levar os gêmeos para Detroit. 
Em Detroit, Bill cursou aulas de arte e logo se destacou, aos 14 anos construiu uma motoneta (afinal, não tinha dinheiro para comprar uma). O seu primeiro carro foi um Ford 1934 com motor V8 Flathead, Bill modificou o motor e usou o carro para correr contra qualquer um que o desafiasse.
Em 1941, Bill abandonou a escola e alugou uma garagem em Ecorse, Michigan, para abrir seu próprio posto de gasolina na rodovia Dix, em Lincoln Park. Bill montou uma oficina atrás do posto de gasolina para construir carros personalizados, modificava carrocerias e fazia pinturas especiais. 
Nesse ano ele apresentou o seu primeiro trabalho personalizado, um Buick conversível novinho que instalou “barbatanas”, o que viria a ser uma das suas marcas registradas. 
Bill trabalhou com Vick Sawitskas, gerente da concessionária Nash em Wyandotte, ele tinha um filho chamado Richard "Dick Dean" Sawitskas, Bill foi uma espécie de “mentor” de Dick Dean, ensinando a ele os segredos da customização com chumbo. 
Lil' Bat
Ao final da década de 1940, Bill já era reconhecido como um artista da pintura customizada e no começo da década seguinte conseguiu concretizar o seu sonho, abrindo sua própria “Custom Shop” em Lincoln Park. 
Um dos seus carros, chamado Golden Nugget, ganhou o troféu de primeiro lugar na categoria “Altered Street Roadster” no Detroit Autorama de 1958, um outro carro famoso, o “Lil' Bat”, recebeu reconhecimento nacional sendo capa da revista “Rod & Custom” na edição de março de 1959, na verdade era o carro pessoal de Bill que ele começou a construir em 1957.
Em abril de 1958, Bill decidiu mudar-se para a Califórnia, pegou o Li’l Bat, engatou um trailer e foi procurar por George Barris, mas Barris, Bill Carr e Dean Jeffries estavam em turnê pelo pais. 
Bill conheceu o gerente da oficina de Barris, Gene Simmons, que se impressionou com o seu carro e ofereceu trabalho. Bill pegou a sua caixa de ferramentas e começou no dia seguinte. 
George Barris, retornou 3 semanas depois e adorou o trabalho de Hines, Bill trabalhou na garagem de Barris por 9 meses e retornou para Detroit, nos dois anos seguintes construiu vários carros personalizados, utilizando técnicas e ideias que aprendeu ou aperfeiçoou na Califórnia.
Em outubro de 1960, Bill decidiu voltar ao sol da Califórnia e foi trabalhar para Barris novamente. No entanto, a experiência desta vez não durou muito, dizem que George pagava pouco, cerca de US$100,00 por semana. 
Hines, meio a contragosto de Barris, alugou uma garagem em Lynwood e abriu a “Bill Hines Kustom Auto”, mesmo assim o respeito de Barris pelo trabalho de Bill era tão grande que eles continuaram amigos. Bill continuou a fazer trabalhos para Barris sempre que este estivesse superlotado. 
A medida que novos materiais foram sendo introduzidos no mundo das customizações, como a fibra de vidro, muitos deixaram de usar o chumbo porque era um material custoso e trabalhoso, porém isso soava como um “pecado mortal” para Bill, tanto que ele continuou usando o material e por isso acabou recebendo o apelido de “Leadslinger”.
A oficina de Bill foi uma das primeiras a instalar sistemas de suspensão hidráulica, em 1962, ele chegou a ser chamado de "O Poderoso Chefão da Hidráulica".
Em 1983, Hines mudou sua loja para Bellflower e ficou por lá até 2015, quando se mudou para Garden Grove, Califórnia.
Na época, aos 94 anos, ele afirmou que ainda trabalhava trabalhava 7 dias por
semana e continuaria assim até a sua morte. No mesmo ano ele teve um leve ataque cardíaco, mas voltou ao trabalho 5 meses depois...😲 
Bill Hines faleceu dormindo, em 20 de maio de 2016, na sua casa, atualmente os seus netos, Matthew, Mitchell e Michael, dão continuidade a sua obra.
Ao longo de sua carreira, Bill Hines recebeu dezenas de prêmios e reconhecimentos, entre eles;
1988 Introduzido ao Hall da Fama da Costa Oeste de Kustoms.
1992 O “1941 Bat” nomeado "Carro Personalizado do Ano" pela Kustom Kemps of America.
1996 Nomeado “Construtor of the Year” pela International Car Show Association
1997 Introduzido ao “National Custom Car Hall of Fame” de Darryl Starbird.
2005 Construtor do ano no “Detroit Autorama”, aos 83 anos de idade!

Nenhum comentário: