17/12/2021

Carros Feios F1 (Parte 11)

E seguimos nossa série sobre carros que foram desenhados em dias que os designers estavam de ressaca, agora vamos começar a falar de F1.
Tá certo que a ultima preocupação em um projeto de carro de corrida é "belezura", alguém também já disse que F1 "bonito" é aquele de ganha corrida.
Tudo isso é verdade, mas veremos alguns casos que nem se fossem campeões do mundo salvaria a sua reputação!
   
1) Eifelland-March Type 21
A Eifelland foi uma equipe alemã que disputou apenas 8 GPs em 1972, com o piloto alemão Rolf Stommelen.
O nome da equipe foi uma homenagem à empresa de carrocerias do proprietário  Günther Hennerici, uma da junção com as montanhas Eifel onde Hennerici nasceu.
O carro foi baseado no March 721, redesenhado pelo alemão Luigi Colani, mas a nova aerodinâmica causava superaquecimento e perda de downforce comprometendo a confiabilidade, em suma, além de feio foi pouco competitivo.
Equipe e piloto se desentenderam durante o campeonato e romperam o acordo, o melhor resultado foram dois 10° lugares nos GP's de Mônaco e Inglaterra.
2) Toleman TG183
Nas suas 4 primeiras corridas de F1 em 1984 Ayrton Senna se referia a ele "carinhosamente" como caminhão, por ser difícil e pesado de pilotar.
Projetado por Rory Byrne, que depois fez muito sucesso com a Benetton e na Ferrari, o TG183 estreou no final de 1982 pilotado por Derek Warwick, e no campeonato seguinte Bruno Giacomelli entrou na equipe. 
O carro chamava a atenção por ter asas traseiras duplas e radiadores montados na asa dianteira. 
As tais asas dianteiras inovadoras logo foram trocadas por um modelo mais tradicional, pois faziam a frente do carro se movimentar perigosamente em alta velocidade, além do motor Hart Turbo não ajudar.
Não foi um carro vencedor, nem precisa falar da aparência...
3) March 711
Lançado pela March para o campeonato de F1 de 1971, o 711 foi o segundo modelo da equipe March.
Em 23 corridas entre 1971 e 1972 conseguiu 5 pódios, todos com Ronnie Perteson, levando o piloto ao vice-campeonato e ao terceiro lugar entre construtores.
Portanto, não é um carro ruim, mas o 711 ficou marcado mesmo pelo estilo, digamos, inovador na frente, que faz não faltarem apelidos como "tábua de passar roupa" ou "bandeja de chá".
Foram construídos 4 chassis, sendo que 2 estão em museus e 2 não tem destino confirmado, um deles dizem está no Brasil. Será?

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