19/03/2015

Hells Angels (Parte 2 - Final)


No início das suas atividades logo após a sua fundação, o HAMC era parecido com outras centenas de clubes de motociclistas, mas isso começou a mudar apenas alguns anos depois da fundação quando os "Angels" começaram a se diferenciar quando passaram a seguir critérios rígidos para admissão de membros, isso ajudou a manter muita discrição (ou sigilo?) sobre o que acontecia dentro do grupo e das suas sedes locais. Ainda hoje se leva anos para tornar-se um membro efetivo dos Hells Angels; 
Primeiro, o interessado torna-se um "Membro Ocasional" sendo convidado por outro membro efetivo para passar por uma fase de iniciação, ou seja, ficar um tempo participando dos eventos e se integrando com os demais membros, então o convidado pode virar um "Candidato-Associado". 
Após uma longa avaliação, cerca de dois anos, o "Candidato-associado" vai para a votação e só ganhará o direito a se tornar membro definitivo, ou "Distintivo Pleno", se for escolhido por unanimidade pelos membros do grupo local. Só depois de tornar-se "Distintivo Pleno" tem o direito de usar o distintivo e demais símbolos do grupo; Logotipo de caveira do Hells Angels, as palavras “Hells Angels” e a localização do clube local.
Os requisitos básicos dos candidatos são; 
1 - Ter licença de motorista.
2 - Se dono de uma moto.
3 - Ficha policial limpa (nos dias de hoje, antes isso não era requisito). 
4 - Jamais ter se inscrito para trabalho como policial ou agente penitenciário.
5 - Não ser um molestador de crianças!
Evidente que “ser dono de uma moto” entende-se uma Harley-Davidson, pois não são aceitas outras marcas. Existe também uma informação, que não consegui confirmar, que só são aceitos membros brancos porque o HAMC tem certas afinidades com organizações racistas. Novamente faço a ressalva que não consegui confirmar a veracidade, particularmente espero que seja mentira!
Estima-se que um membro dos Angels rode umas 20 mil milhas por ano (32 mil km). Aja bunda!
Nas duas décadas seguintes a sua criação os Angels conseguiram se consolidar no seu estado de origem e também em vários outros estados dos Estados Unidos. A partir de 1961 tornaram-se um grupo internacional com a aceitação de uma sede em Auckland, Nova Zelândia. 
Em julho de 1969, o HAMC alcançou a Europa com a aceitação de membros em Londres. O Brasil teve a primeira sede do grupo da América do Sul, no Rio de Janeiro em 1974. Para fechar o seu lado “globalizado” o HAMC chegou à África do Sul, em Johanesburgo em 1993. A Turquia foi o primeiro país muçulmano a se juntar ao clube em 2009.
O estilo de vida “selvagem” naturalmente leva a excessos de comportamento, algo difícil de controlar que se tornou impossível com o aumento do número de membros e sedes. Ao longo das décadas vários membros dos Angels foram acusados de envolvimento em arruaças, venda de drogas e porte ilegal de armas. Estes e outros delitos, até de maior gravidade, moldaram a fama que os persegue até hoje. 
O livro “Hell’s Angels: The Strange and Terrible Saga of the Outlaw Motorcycle”, publicado em 1966 pelo jornalista Hunter Thompson, ajudou a cristalizar esta imagem. No livro são retratados episódios e controvérsias que o autor presenciou durante o ano de convivência com o grupo. Os filmes “Wild Angels” (1966) e “Easy Rider” (1969), que imortalizou a canção "Born to be Wild", também ajudaram a consolidar a má fama.
Porém, o evento mais marcante associado aos Angels ocorreu em 1969, durante o festival de
música “Altamont Free Concert” que teve participação das bandas como Grateful Dead e Rolling Stones. Alguns membros dos Hells Angels foram contratados como seguranças (!?!?), este pessoal se envolveu em um grande tumulto que resultou na morte de um jovem negro durante o show dos Rolling Stones. Apesar da organização caótica e irresponsável, convenientemente, os Angels acabaram como responsáveis pelo trágico episódio.
Uma parte posterior desta história cita que alguns Angels organizaram um plano para assassinar o vocalista dos Rolling Stones, Mick Jagger, como vingança após o show. O assunto veio a tona após um ex-agente do FBI revelar, em entrevista para a BBC, que alguns membros queriam vingança porque Jagger dispensou os serviços do grupo após a confusão. 
Desde então a má fama persiste, tanto que em 2008 o Departamento de Justiça dos Estados Unidos declarou que ainda considerava os Angels como uma espécie de organização de crime organizado. Hoje existe a preocupação de, pelo menos, amenizar a imagem ruim, mas o clube paga o preço de não ter se preocupado de separar os fatos dos mitos, talvez até gostassem da controvérsia.
Nos dias de hoje muitos membros chegam a participar de causas humanitárias, nunca serão cavalheiros, mas também não são mais os mesmos fora da lei.
Ralph “Sonny” Barger, fundador da sede de Oakland, com mais de 70 anos ainda é uma espécie de porta-voz do grupo. O seu lema é muito simples: “Trate-me bem e vou te tratar ainda melhor, trate-me mal e vou te tratar pior ainda”, dizem (outra lenda?) que chegou a apontar uma arma para Keith Richards no mal fadado festival de Altamont, em 1969. 
Existem mais de 100 sedes ativas do HAMC espalhadas pelos 5 continentes, desta forma é considerado o maior moto clube do mundo, mas é difícil de mensurar com certeza quantos são os membros. 
A sede de São Paulo se reúne todo segundo domingo do mês no bairro de Santana, mas fica um aviso; se você acha que vai chegar lá e ir entrando para a patota, esqueça! O cuidado com o sigilo e descrição das atividades dos Hells Angels continuam intocados
Para saber mais http://www.hellsangels.com.br/ e http://affa.hells-angels.com.

15/03/2015

Qual é a sua receita? (Nitro)

Depois de falamos sobre preparação aspirada, blower, turbo e algumas formas mais leves, chegamos ao final do nosso giro sobre as receitas de preparação de motores com o NITRO.
O nitro, NOS ou Óxido Nitroso ficou famoso entre os entusiastas após o lançamento do primeiro filme da saga "Velozes e Furiosos". Nem é necessário lembrar que em algumas cenas do filme existe o tradicional exagero Hollywoodiano.
O óxido nitroso, também conhecido como protóxido de nitrogênio ou protóxido de azoto, foi descoberto na Inglaterra em 1772 por Joseph Priestley, inicialmente a sua utilização não tinha nada a haver com mecânica, na verdade era mais um dos gases inalatórios utilizados para o tentar curar doenças, como a tuberculose, e também como anestésico. Quimicamente é um gás incolor, composto de duas partes de nitrogênio e uma de oxigênio, sua fórmula química é N2O.
Como este não é um blog de medicina ou química, vamos voltar ao assunto propriamente dito. Antes, vamos lembrar do conceito básico para se envenenar um motor; Precisamos faze-lo receber mais oxigênio, e este conceito também será válido para preparação com turbo, aspirados ou blower.  
No caso do Nitro descobriu-se que os átomos de oxigênio e hidrogênio do Óxido Nitroso, sob o efeito do calor do motor, se separam e desta forma fornecem mais oxigênio, o nitrogênio por sua vez muda a densidade do combustível por resfriamento, tornando-o mais denso, por consequência mais mistura será admitida no interior das câmaras de combustão.  
Na prática quando o Óxido Nitroso é injetado nas câmaras de combustão passa para o estado gasoso, esta transformação vai resfriar a câmara de combustão e as moléculas resfriadas se contraem, possibilitando mais oxigênio e combustível dentro do motor melhorando a queima na câmara de combustão, e aumentando a força do motor em potência (CV´s) e também no torque. O gás fica acondicionado em um cilindro de alumínio, com tamanhos variados de 2,5 lbs a 20 lbs, sendo possível fazer a instalação em diversos lugares no carro.
Outra grande diferença é que o efeito da preparação é pontual, ou seja, é feito a instalação do sistema e o mesmo só entra em ação quando o motorista decide, a má notícia é que o efeito é temporário, geralmente poucos segundos, de modo cavalar. Por outro lado você pode instalar um sistema de Nitro no carro e se quiser pode sair andando sem maiores complicações.
Afinal, o sistema é bom ou ruim?
Como falamos nos outros posts deste assunto, vale lembrar que a utilização é importante na definição da receita de preparação, portanto não dá para falar que o sistema é bom, melhor ou pior do que outras receitas, todos tem prós e contras. 
Por exemplo, os turbos costumam ter uma demora na resposta (turbo lag), devido o tempo de reação do turbo, motores aspirados costumam "embaralhar" em marcha lenta mais baixas devido o comando bravo, já os motores com blower sofrem com a temperatura alta. Outra característica que pode ser uma boa vantagem para o Nitro é que o sistema pode ser retirado e reinstalado em outro carro, ou seja, boa parte do investimento inicial é preservado.
Em termos de números podemos dizer, apenas para estimativa, que em motores 4 cilindros e 2.000 cm3 podemos ganhar 70 CV adicionais com o Nitro, os números não são desprezíveis.
Se houver interesse em atingir resultados mais expressivos, como nas outras receitas, será necessário um investimento mais agressivo como pistões forjados, lógico que os ingredientes orçamento e qualidade da mão de obra serão fundamentais para o sucesso. O nitro também pode ser combinado com outras receitas.
Agora é escolher a sua receita e "taca le pau" neste carrinho...

Hells Angels (Parte 1)

Na segunda metade da década de 1940, muitas pessoas (principalmente jovens) nos Estados Unidos e Europa tentavam superar os sofrimentos causados pela WWII. Neste movimento que buscava resgatar a liberdade, esperança e vontade de viver, carros e motos foram instrumentos importantes. Surgiam diversos clubes e associações de automóveis nos Estados Unidos, o movimento "Hot-Rod" e a "Kultura Kustom" começavam a tomar forma. 
Na Califórnia também foram formados vários clubes de motoqueiros, o mais famoso deles existe até hoje cercado de muitas lendas e mitos. No dia 17 de março de 1948, em Fontana (perto de San Bernardino), Califórnia, ocorreu uma reunião com aproximadamente 50 motoqueiros oriundos de vários outros grupos sem relacionamento entre si, ali nascia o “Hells Angels Motorcycle Club”. 
O nome do grupo está associado a certa controvérsia, mas é certo que tem relação com os aviões e esquadrilhas da USAF na WWII. Algumas esquadrilhas (como uma das 3 esquadrilhas do famoso Flying Tigers) e muitos aviões adotaram este nome, sabe-se de pelo menos doze B-17 com o nome de “Hell Angels”, entre outros tipo de aviões. No site oficial do HAMC existe um extenso artigo sobre o assunto, mas de fato é pouco relevante a esta altura da história do moto clube.
Como curiosidade adiconal, um bombardeiro B-17F chamado "Hells Angels" do 303º. Grupo se tornou o primeiro B-17 a completar 25 missões de combate em meados de 1943, mas esta marca foi creditada ao "Memphis Belle" que virou filme em 1943 e teve uma refilmagem em 1990. A tripulação do "Memphis Belle" voltou ao EUA e passou o resto da guerra fazendo campanha para reforçar o patriotismo, a tripulação do "Hells Angels" continuou em combate até 13 de dezembro de 1943, completando 48 missões de combate.
Voltando aos HAMC, de fato um motoqueiro, chamado Arvid Olson, participou da reunião de fundação do HAMC e realmente serviu no 303º, mas não existem evidências que a ideia do nome realmente tenha sido dele, tanto que Olson nunca se tornou membro efetivo do grupo. O nome do grupo não aparece com o apóstrofo (Hell´s) porque dizem existir muito infernos (Hells)...
Os primeiros membros do clube eram, em sua maioria, ex-combatentes da USAF na II Guerra Mundial que elegeram emoção, aventura e liberdade (além de pouco apreço por regras) como estilo de vida após a guerra. Por outro lado, alguns autores dizem que os primeiros membros foram mesmo em sua maioria combatentes da WWII, mas que sofreram com diversos problemas de adaptação após a guerra, esses dramas os levaram a se tornarem bêbados, desajustados, arruaceiros e que acabaram por seguir caminhos “alternativos”.
Quanto ao famoso logo do grupo, o site oficial atribui a sua criação a Frank Sadilek, um dos seus primeiros líderes. As cores do logo também influenciaram um dos apelidos do grupo, o "Big Red Machine" (Grande Máquina Vermelha). Os membros do grupo costumam se referir a organização apenas como “HAMC” ou a chama de "81", porque a letra H é a oitava do alfabeto e a letra A é a primeira, ou seja, a abreviação de “Hells Angels”. 
O principal tema do grupo é “Quando fazemos direito, ninguém lembra. Quando erramos, ninguém esquece”. 
Acho que pelo tema do grupo não precisamos de mais comentários!
(A parte final desta história está aqui)

08/03/2015

Viva as nossas mulheres!

Neste dia 08 de março de 2015, apresentamos 3 singelas homenagens para nossas mulheres maravilhosas!  Parabéns meninas!!!!

Primeiro, o Italiano Riccardo Patrese e sua esposa Francesca em Barcelona...



Segundo, o Português João Barbosa e sua esposa em Daytona...



Por fim, em terceiro o Brasileiro Augusto Farfus e sua esposa Liri em Nurburgring!


07/03/2015

Playlist Route 66 - Painted in my Heart

Mais um dica para montar aquela trilha sonora viajando pela Rota 66!
O filme "Gone in 60 Seconds" teve papel importante no renascimento da cultura automotiva no início dos anos 2000, o que talvez nem todos saibam é que a versão do filme lançada no ano 2.000 com Nicolas Cage, Angelina Jolie e Robert Duvall na verdade é uma refilmagem. 
A versão original do filme é de 1.974, apesar dos roteiros não serem exatamente os mesmos.
Nem precisamos dizer que os carros da versão original são muitos melhores dos que aparecem na refilmagem, mas a versão original não tem a Angelina Jolie...


I thought you'd be out of my mind
And I'd finally found a way
To learn to live without you
I thought it was just a matter of time
Till I had a hundred reasons
Not to think about you

But it's just not so
And after all this time
I still can't let go

I've still got your face
Painted on my heart
Scrawled upon my soul
Etched upon my memory, baby
And I've got your kiss
Still burning on my lips
The touch of your fingertips
This love so deep inside of me, baby

I've tried everything that I can
To get my heart to forget you
But it just can't seem to

I guess it's just no use
In every part of me
Is still a part of you

I've still got your face
Painted on my heart
Painted on my heart
Painted on my heart, oh baby

Something in your eyes keeps haunting me
I'm trying to escape you
And I know there ain't no way to
To chase you from my mind

I've still got your face
I've still got your face
Painted on my heart
Painted on my heart

Come on! Come on! Come on! Come on! Baby
Come on! Come on! Come on! Come on! Baby

I stil got you face...