03/04/2015

Hot Wheels

(Este post também é uma homenagem ao amigo e colecionador Milton Piratello) Foi no ano de 1968 que um cara chamado Elliot Handler, co-fundador da empresa de brinquedos Mattel, decidiu que a sua empresa faria uma linha de miniatura de carros, os chamados “die-cast” ou "carrinhos de ferro" no Brasil. A ideia não era original, pois na verdade a Mattel queria tomar uma parte do enorme mercado de miniaturas que a empresa britânica Lesney Products, com seus carrinhos “Matchbox”, havia desenvolvido e dominava na Europa e nos Estados Unidos.
No inicio não houve grande empolgação interna na Mattel, mas o sucesso foi imediato. No primeiro ano foram lançados dezesseis “castings”, a maioria desenhada por Harry Bentley Bradley, o primeiro modelo produzido foi um Camaro personalizado azul escuro.
Bradley era engenheiro de formação e com carreira na indústria automobilística, mas não se apegou a colocar em seus carrinhos apenas aspectos funcionais, também houve reproduções de carros conceitos como o “Dodge Deora”, que era um carro conceito real construído por Mike e Larry Alexander. Para se destacar da concorrência e mesmo sendo "apenas" brinquedos, foram introduzidas diversas novidades como a pintura "Spectraflame", rolamentos, rodas “redline” e suspensão funcional.

Os primeiros anos da "Hot Wheels" são conhecidos como “Redline” porque causa da linha vermelha gravada nos pneus, esta fase durou até 1977. Também foram lançados diversos conjuntos de pistas de plástico, com disparadores movidos por elástico ou pilhas, que foram um enorme sucesso. Não era a toa, pois alguns carrinhos chegavam a 200 MPH!

A combinação de velocidade, pintura caprichada, estilos e temas ligados ao gosto americano transformaram a linha “Hot Wheels” em fenômenos de mercado.

DEORA
Em 1969, Harry Bentley Bradley decidiu voltar para a indústria automobilística e recomendou o amigo Ira Gilford como seu sucessor. Gilford também era engenheiro e atuava na Chrysler, ele projetou alguns dos maiores sucessos de todos os tempos como o “Twin Mill”, ”Splittin”, "Torero” que fizeram parte da série "Show & Go". Alguns destes modelos viraram carros ou showcars em tamanho natural.

Podemos dizer que o início da década de 1970 foram as melhores, em termos de projetos. Projetistas do calibre de Howard Rees, Larry Wood e Paul Tam criaram dezenas de modelos de sucesso, juntando modelos futuristas, modelos próximos de carros reais e muita imaginação com carros customizados. Mas, a crise econômica de 1972 e 1973 também atingiu em cheio as vendas e poucas novidades foram lançadas. Em 1974 apareceram os primeiros modelos com decalques, o que foi uma inovação para a indústria. Em 1975, a Hot Wheels lançou os seus primeiros modelos de motocicletas.

TWIN MILL
A década de 1980 marcou diversas mudanças nos processos produtivos visando ganhos de escala e custos, nada diferente das outras empresas do mundo, foi nesta época que a Mattel reforçou parcerias com empresas de sucesso, como o McDonald´s, para lançar modelos temáticos, em 1985 a Hot Wheels apareceu pela primeira vez nas caixas de cereais da Kellogg.

Já a década de 1990 marcou o lançamento de modelos de helicópteros, em 1999 a "Hot Wheels"
assinou um acordo de licenciamento com cinco equipes de Fórmula 1 para a fabricação de seus modelos em escala. Uma nova geração de designers como Eric Tscherne, Fraser Campbell, Alec Tam (filho do ex-designer Paul Tam) entraram para o time da Mattel, alguns estão na ativa até hoje. Em 1993 a Hot Wheels celebrou o seu 35º aniversário lançando filmes e animações, também foi inaugurado o “Hot Wheels Hall of Fame” no Museu Automotivo Petersen, em Los Angeles, Califórnia. Para marcar a data a lenda Chip Foose construiu um modelo em tamanho 1/1 chamado de Deora II, tendo como inspiração o Deora.

DEORA II
Em 2005 a "Hot Wheels" lançou um segundo filme de animação chamado “Hot Wheels Acceleracers”, fez muito sucesso entre a criançada e impulsionou as vendas. Todas as linhas e pistas citadas na série viraram brinquedos de verdade, o que tornou-se uma nova tendência nos lançamentos da marca desde então.
2008 foi o ano do 40º aniversário e para comemorar uma série de promoções e produtos foram lançados e mostrados no Sema Show, em Las Vegas, Nevada. O ano seguinte marcou a aposentadoria do chefe de design Larry Wood, após 40 anos de Hot Wheels. Atualmente Larry ainda presta consultorias eventuais.
Os modelos antigos tornaram-se objeto de desejo valioso para colecionadores, soube-se que na última década um dos únicos dois exemplares do “The Bomb Rear-Loader Beach” foi vendido por um preço acima de US$70.000,00 para um colecionador.
Carros com janelas pequenas, rodas grandes e perfil baixo são tendências atuais no design automotivo, mas o fato é que "Hot Wheels" faz isso desde 1968! Quem será que influência quem?
Me deu saudade e vou ver os meus carrinhos, companheiros de mais de 40 anos de brincadeiras e que hoje pertencem aos meus filhos.
Mas, confesso, a maioria dos meus carrinhos eram Matchbox...

28/03/2015

Playlist Route 66 - Born To Be Wild

Essa música não poderia ficar de fora da nossa playlist para rodar pela Rota 66. Trata-se do clássico do Steppenwolf imortalizado pelo filme de 1969 "Easy Rider" (Sem Destino), de Peter Fonda e Dennis Hopper e direção do próprio Hopper. 
O filme ajudou a imortalizar o estilo das motos customizadas chopper e a cultura transgressora dos anos 1960, também tinha um ator coadjuvante bem promissor chamado Jack Nicholson...

Se não conseguir ver o vídeo, clique aqui

Get your motor runnin'
Head out on the highway
Looking for adventure
In whatever comes our way

Yeah, darlin'
Gonna make it happen
Take the world in a love embrace
Fire all of your guns at once
And explode into space

I like smoke and lightnin'
Heavy Metal thunder
Racing in the wind
And the feeling that I'm under

Yeah, darlin'
Gonna make it happen
Take the world in a love embrace
Fire all of your guns at once
And explode into space

Like a true nature's child
We were born
Born to be wild
We can climb so high
I never wanna die

Born to be wild
Born to be wild

Get your motor runnin'
Head out on the highway
Looking for adventure
In whatever comes our way

Yeah, darlin'
Gonna make it happen
Take the world in a love embrace
Fire all of your guns at once
And explode into space

Like a true natures child
We were born
Born to be wild
We can climb so high
I never wanna die

Born to be wild
Born to be wild

23/03/2015

Good-Guys

Entre as diversas associações e clubes que reúnem donos e entusiastas de Hot Rods e carros customizados nos Estados Unidos, na Califórnia em particular, qual delas pode ser considerada a mais representativa? 
Resposta: “Good-Guys Rod & Custom Association”!
A “Good-guys” foi fundada em 1983, atualmente é a associação que reúne o maior número de entusiastas dedicados a restauração, preservação e divulgação de eventos de Street rods, Hot Rods e carros customizados dos Estados Unidos e, por consequência, do Mundo...
Os fundadores foram Gary e Marilyn Meadors, atualmente o filho, Marc Meadors, segue como presidente da empresa, Gary continua na ativa, sendo o presidente do Conselho de Administração. 
A história de Gary Meadors se confunde com a história do movimento Hot Rod, ele construiu o seu primeiro hot rod com apenas 14 anos de idade. O carro era um Plymouth 1947 com um motor Flathead Chrysler Six modificado e suspensão rebaixada, quase raspando o chão. Não por acaso, características que se tornaram marcas registradas dos Hot Rods. 
Gary também se destacou com diversas marcas em Bonneville, ao longo de sua vida recebeu diversos prêmios e indicações;
  • 1995 Recebeu o prêmio “STREET RODDER” da Lifetime Magazine. 
  • 1998 Incluído no “Hall of Fame” da “Street Rod Marketing Alliance”.
  • 2004 Recebeu o prêmio “Lifetime Achievement” da HRIA (Hot Rod Industry Alliance), por suas contribuições para o mundo dos hot rods e carros customizados no SEMA Show.

Voltando ao "modo de ser" da Good-Guys, importante ressaltar que a associação não utilizada 1 centavo de dinheiro público e é administrada como uma empresa, talvez esse seja um fator importante para o seu sucesso.
A equipe administrativa tem aproximadamente 30 funcionários, a sede está localizada na cidade onde foi fundada, Pleasanton, Califórnia, mas também possui escritórios regionais em Plant City, Florida, e em Portland, Oregon.
 O primeiro evento organizado pela Good-Guys ocorreu logo após a sua fundação em 1983, em Pleasanton, Califórnia, durou apenas um dia e foi aberto a todos as marcas e modelos de carro, foi chamado de “The All American Get-Together” e conseguiu atrair cerca de 650 carros. 
Nada mal para uma estreia!
O primeiro evento de caráter nacional aconteceu em 1987 sendo chamado de “National Summer Series”, atualmente, o maior evento anual é o “Nationals PPG” que acontece no Ohio Expo Center em Columbus, Ohio, chegando a atrair mais de 6.500 Hot Rods, Customs, Street Machines, e clássicos em geral. 
Isso não é uma exceção, os eventos da Good-Guys costumam reunir entre 30.000 a 40.000 visitantes, são organizados aproximadamente 20 eventos anuais que costumam acontecer em grandes parques, estacionamentos ou autódromos e em diversas regiões nos Estados Unidos; Pleasanton e Del Mar (Califórnia), Scottsdale (Arizona), Columbus (Ohio), Indianópolis (Indiana), Des Moines (Iowa), Fort Worth (Texas), entre outros.
A Good-guys também é a maior promotora de competições estilo “Vintage drag Racing”, reunindo mais de 600 concorrentes e mais de 50.000 pessoas.
Outra importante preocupação da “Good-Guys” é desenvolver novos talentos para o Hot Rod e customização, para isso é organizado o “Trendsetter Award" onde são expostos e premiados novos construtores de carros customizados. 
A partir de 1989 foi criada a "Goodtimes Gazette", uma revista mensal distribuída a todos os membros da associação. Nela são cobertos todos os eventos, reportagens sobre pioneiros, empresas de customização e assuntos de interesse dos Rodders em geral, além, claro, de uma seção de classificados.
Apesar de ser uma associação com apenas 32 anos de existência e ter um público restrito, em 2006 a Good-guys atingiu a incrível marca de 70.000 membros ativos em todo o mundo. 
Para saber mais https://good-guys.com, longa vida aos caras do bem!

21/03/2015

Playlist Route 66 - All Summer Long

Aqui vai mais uma dica de sonzeira para incluir na nossa Playlist, perfeito para ouvir viajando de V8 ou de Harley pela Route 66...
Mas, enquanto você não vai para lá não precisa esperar, vai ouvindo andando pela Av. dos Bandeirantes, Marginal Pinheiros, Radial Leste, etc.



It was 1989, my thoughts were short my hair was long
Caught somewhere between a boy and man
She was seventeen and she was far from in-between
It was summertime in Northern Michigan
Ahh Ahh Ahh
Ahh Ahh Ahh

Splashing through the sand bar
Talking by the campfire
It's the simple things in life, like when and where
We didn't have no internet
But man I never will forget
The way the moonlight shined upon her hair

Chorus:
And we were trying different things
We were smoking funny things
Making love out by the lake to our favorite song
Sipping whiskey out the bottle, not thinking 'bout tomorrow
Singing Sweet home Alabama all summer long
Singing Sweet home Alabama all summer long

Catching Walleye from the dock
Watching the waves roll off the rocks
She'll forever hold a spot inside my soul
We'd blister in the sun
We couldn't wait for night to come
To hit that sand and play some rock and roll

While we were trying different things
And we were smoking funny things
Making love out by the lake to our favorite song
Sipping whiskey out the bottle, not thinking 'bout tomorrow
Singing Sweet Home Alabama all summer long
Singing Sweet Home Alabama all summer long

Now nothing seems as strange as when the leaves began to change
Or how we thought those days would never end
Sometimes I'll hear that song and I'll start to sing along
And think man I'd love to see that girl again

(Repeat Chorus x2)

Singing Sweet Home Alabama all summer long
Singing Sweet Home Alabama all summer long
Singing Sweet Home Alabama all summer long
Singing Sweet Home Alabama all summer long

19/03/2015

Hells Angels (Parte 2 - Final)


No início das suas atividades logo após a sua fundação, o HAMC era parecido com outras centenas de clubes de motociclistas, mas isso começou a mudar apenas alguns anos depois da fundação quando os "Angels" começaram a se diferenciar quando passaram a seguir critérios rígidos para admissão de membros, isso ajudou a manter muita discrição (ou sigilo?) sobre o que acontecia dentro do grupo e das suas sedes locais. Ainda hoje se leva anos para tornar-se um membro efetivo dos Hells Angels; 
Primeiro, o interessado torna-se um "Membro Ocasional" sendo convidado por outro membro efetivo para passar por uma fase de iniciação, ou seja, ficar um tempo participando dos eventos e se integrando com os demais membros, então o convidado pode virar um "Candidato-Associado". 
Após uma longa avaliação, cerca de dois anos, o "Candidato-associado" vai para a votação e só ganhará o direito a se tornar membro definitivo, ou "Distintivo Pleno", se for escolhido por unanimidade pelos membros do grupo local. Só depois de tornar-se "Distintivo Pleno" tem o direito de usar o distintivo e demais símbolos do grupo; Logotipo de caveira do Hells Angels, as palavras “Hells Angels” e a localização do clube local.
Os requisitos básicos dos candidatos são; 
1 - Ter licença de motorista.
2 - Se dono de uma moto.
3 - Ficha policial limpa (nos dias de hoje, antes isso não era requisito). 
4 - Jamais ter se inscrito para trabalho como policial ou agente penitenciário.
5 - Não ser um molestador de crianças!
Evidente que “ser dono de uma moto” entende-se uma Harley-Davidson, pois não são aceitas outras marcas. Existe também uma informação, que não consegui confirmar, que só são aceitos membros brancos porque o HAMC tem certas afinidades com organizações racistas. Novamente faço a ressalva que não consegui confirmar a veracidade, particularmente espero que seja mentira!
Estima-se que um membro dos Angels rode umas 20 mil milhas por ano (32 mil km). Aja bunda!
Nas duas décadas seguintes a sua criação os Angels conseguiram se consolidar no seu estado de origem e também em vários outros estados dos Estados Unidos. A partir de 1961 tornaram-se um grupo internacional com a aceitação de uma sede em Auckland, Nova Zelândia. 
Em julho de 1969, o HAMC alcançou a Europa com a aceitação de membros em Londres. O Brasil teve a primeira sede do grupo da América do Sul, no Rio de Janeiro em 1974. Para fechar o seu lado “globalizado” o HAMC chegou à África do Sul, em Johanesburgo em 1993. A Turquia foi o primeiro país muçulmano a se juntar ao clube em 2009.
O estilo de vida “selvagem” naturalmente leva a excessos de comportamento, algo difícil de controlar que se tornou impossível com o aumento do número de membros e sedes. Ao longo das décadas vários membros dos Angels foram acusados de envolvimento em arruaças, venda de drogas e porte ilegal de armas. Estes e outros delitos, até de maior gravidade, moldaram a fama que os persegue até hoje. 
O livro “Hell’s Angels: The Strange and Terrible Saga of the Outlaw Motorcycle”, publicado em 1966 pelo jornalista Hunter Thompson, ajudou a cristalizar esta imagem. No livro são retratados episódios e controvérsias que o autor presenciou durante o ano de convivência com o grupo. Os filmes “Wild Angels” (1966) e “Easy Rider” (1969), que imortalizou a canção "Born to be Wild", também ajudaram a consolidar a má fama.
Porém, o evento mais marcante associado aos Angels ocorreu em 1969, durante o festival de
música “Altamont Free Concert” que teve participação das bandas como Grateful Dead e Rolling Stones. Alguns membros dos Hells Angels foram contratados como seguranças (!?!?), este pessoal se envolveu em um grande tumulto que resultou na morte de um jovem negro durante o show dos Rolling Stones. Apesar da organização caótica e irresponsável, convenientemente, os Angels acabaram como responsáveis pelo trágico episódio.
Uma parte posterior desta história cita que alguns Angels organizaram um plano para assassinar o vocalista dos Rolling Stones, Mick Jagger, como vingança após o show. O assunto veio a tona após um ex-agente do FBI revelar, em entrevista para a BBC, que alguns membros queriam vingança porque Jagger dispensou os serviços do grupo após a confusão. 
Desde então a má fama persiste, tanto que em 2008 o Departamento de Justiça dos Estados Unidos declarou que ainda considerava os Angels como uma espécie de organização de crime organizado. Hoje existe a preocupação de, pelo menos, amenizar a imagem ruim, mas o clube paga o preço de não ter se preocupado de separar os fatos dos mitos, talvez até gostassem da controvérsia.
Nos dias de hoje muitos membros chegam a participar de causas humanitárias, nunca serão cavalheiros, mas também não são mais os mesmos fora da lei.
Ralph “Sonny” Barger, fundador da sede de Oakland, com mais de 70 anos ainda é uma espécie de porta-voz do grupo. O seu lema é muito simples: “Trate-me bem e vou te tratar ainda melhor, trate-me mal e vou te tratar pior ainda”, dizem (outra lenda?) que chegou a apontar uma arma para Keith Richards no mal fadado festival de Altamont, em 1969. 
Existem mais de 100 sedes ativas do HAMC espalhadas pelos 5 continentes, desta forma é considerado o maior moto clube do mundo, mas é difícil de mensurar com certeza quantos são os membros. 
A sede de São Paulo se reúne todo segundo domingo do mês no bairro de Santana, mas fica um aviso; se você acha que vai chegar lá e ir entrando para a patota, esqueça! O cuidado com o sigilo e descrição das atividades dos Hells Angels continuam intocados
Para saber mais http://www.hellsangels.com.br/ e http://affa.hells-angels.com.