“The Mother Road” (A estrada mãe) foi o termo utilizado por John Steinback no seu grande livro “As Vinhas da Ira”, publicado em 1939, ao qual ele se referia a estrada interestadual Rota 66 ou US-66. Não é totalmente um exagero, pelo menos para os americanos, pois para ele é o significado que a famosa Rota 66 atingiu ao longo de sua história, ela também é considerada como “Main Street of America” (A principal rua da América).
Apelidos a parte, a história deste ícone de engenharia começa em 11 de novembro de 1926 quando foi iniciado o plano nacional para construção de estradas através dos Estados Unidos, o chamado “US Highway System”. A construção da Rota 66 iniciou no ano seguinte, o “então” traçado definitivo teria 2.448 milhas (3.940 quilômetros) ligando a cidade de Chicago, Illinois, até Santa Monica, Califórnia, passando também pelos estados do Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, Novo México e Arizona.
A ideia de construir uma estrada entre duas das principais cidades americanas da época, Chicago e Los Angeles, foi capitaneada pelos empresários Cyrus Avery de Tulsa, Oklahoma, e John Woodruff de Springfield, Missouri. Eles conseguiram organizar um eficiente lobby da AASHTO (American Association of State Highway and Transportation) para levar a ideia adiante, o plano inicial foi conectar comunidades rurais e urbanas ao longo da estrada, pois a maioria destas pequenas cidades só tinha acesso a vias locais e esta limitação prejudicava muito o desenvolvimento destes locais.
Um plano semelhante ao que acontece por aqui, ou não?!?!
Um plano semelhante ao que acontece por aqui, ou não?!?!
Na época as estradas americanas já eram identificadas por números, Cyrus Avery achava que a nova estrada deveria ter um número redondo e propôs o número “60”, mas houve algumas polêmicas com o estado de Kentucky e criou-se um impasse, foi então que Avery e o engenheiro da estrada John Page sugeriram adotar o "66". Eles pensaram que um número de dois dígitos iguais seria fácil de lembrar e mais agradável para dizer e ouvir. Dizem também que ambos escolheram o “66” porque na numerologia é um numero relacionado com prosperidade e sucesso.
Desde o início da sua construção o traçado da US-66 sofreu constantes realinhamentos, no inicio era menos complicado e custoso porque boa parte da estrada ainda não era asfaltada, usavam cascalho ou pedra batida. Normalmente, as mudanças no traçado tornavam determinados trechos mais seguros ou diminuíam o tempo das viagens, mas também houve casos de mudanças movidos por conflitos políticos entre os governadores democratas e republicanos da época.
Grande parte da estrada era plana, isso ajudou para que o tráfego começasse a crescer rapidamente fazendo da Rota 66 uma grande via de caminhões e escoamento da produção agrícola da região. A pavimentação da estrada começou em 1927 e foi finalizada em 1938, assim a US-66 tornava-se a primeira estrada de longo alcance a ser completamente pavimentada nos Estados Unidos.
Em 1936, o traçado da Rota 66 foi estendido do centro de Los Angeles para Santa Monica se integrando a outra estrada importante, a US-101. A estrada passava por dentro de várias cidades como Springfield, Saint Louis, Joplin, Oklahoma City, entre outras.
Com a explosão do uso do automóvel nos Estados Unidos foi necessário criar desvios para amenizar os congestionamentos e acidentes. As velocidades aumentavam e mesmo após tantas melhorias vários trechos continuaram perigosos, este cenário trouxe para a estrada o nada agradável apelido de "Bloody 66".
Ao longo do tempo a maior parte destes trechos perigosos foi amenizada, porém o trecho através das Black Mountains em Oatman, Arizona, continuou com muitas curvas fechadas, a má reputação era tanta que alguns viajantes chegavam a contratar moradores locais para guia-los durante os anos 1930.
Com a explosão do uso do automóvel nos Estados Unidos foi necessário criar desvios para amenizar os congestionamentos e acidentes. As velocidades aumentavam e mesmo após tantas melhorias vários trechos continuaram perigosos, este cenário trouxe para a estrada o nada agradável apelido de "Bloody 66".
Ao longo do tempo a maior parte destes trechos perigosos foi amenizada, porém o trecho através das Black Mountains em Oatman, Arizona, continuou com muitas curvas fechadas, a má reputação era tanta que alguns viajantes chegavam a contratar moradores locais para guia-los durante os anos 1930.
Durante a Segunda Guerra Mundial, por ser totalmente pavimentada, a estrada atraiu a instalação de muitas indústrias ligadas ao esforço de guerra ao longo do seu traçado. Isso fez a Rota 66 adquirir um papel estratégico importante, sendo uma das principais rotas de transporte de equipamentos militares.
Foi justamente nesta época, 1946, que um migrante de Harrisburg, Pensilvânia, chamado Bobby Troup escreveu uma música que virou um clássico chamada “Get your kicks on Route 66″. A música foi lançada no mesmo ano por ninguém menos que Nat King Cole, rapidamente virou um sucesso e sinônimo da icônica estrada.
Foi justamente nesta época, 1946, que um migrante de Harrisburg, Pensilvânia, chamado Bobby Troup escreveu uma música que virou um clássico chamada “Get your kicks on Route 66″. A música foi lançada no mesmo ano por ninguém menos que Nat King Cole, rapidamente virou um sucesso e sinônimo da icônica estrada.
Primeiro McDonalds em San Bernardino |
A estrada atingia o seu auge em termos de importância logística e turística, mas como tudo em nossa vida nada é eterno, porém isso é conversa para outro post com a parte final desta história...