Um dos maiores gênios automobilísticos americanos, Harry Arminius Miller nasceu em Menomonie, Wisconsin no dia 9 de dezembro de 1875 e faleceu no dia 3 de maio de 1943, desde o começo do século vinte já apresentava ideias sensacionais através de conceitos e materiais inovadores, tais como aerofólios, novos carburadores ou motores sobrealimentados.
Fred Offenhauser |
No ano de 1916 o piloto Bob Burman pediu que Miller reformasse seu motor Peugeot GP, nascia o Burman-Miller que foi o primeiro motor de Harry. Neste projeto ele teve a ajuda crucial de 2 funcionários muito especiais: o projetista e desenhista Leo Gossen e o torneiro mecânico Fred Offenhauser.
Na década de 1920, Miller rompeu com a prática de adaptar componentes de carros de rua para carros de corrida, quase todas as partes dos carros e motores de Miller eram feitas em sua própria fábrica. O modelo Miller 183 conduzido por Tommy Milton ganhou o campeonato nacional de 1921, em 1924 um chassis Miller 183 de 2 lugares quebrou o recorde internacional de velocidade: 151,26 mph.
Os motores de Miller desta época já atingiam a potência de 154 cv a 7.000 RPM e abusavam de inovações como intercooler, ou seja, para se vencer uma corrida nos Estados Unidos na época só se você tivesse um Miller, foi no começo dos anos 1930 que apareceram as primeiras versões marítimas que deram origem aos lendários motores “Offy”.
Harry Miller se aposentou aos 54 anos em 1929, em 1930 ele montou um novo negócio, mas a depressão levou a empresa à falência em 1933 e todos os bens de Miller foram a leilão. Foi então que Fred Offenhauser decidiu juntar todos os seus bens e comprar os equipamentos e os direitos sobre o motor, junto com Leo Goossen continuou o desenvolvimento do motor até 1946. Talvez nem imaginassem que aquele viria a ser o motor de corrida mais vitorioso de todos os tempos!
Na verdade, o primeiro motor “Offy” já tinha estreado em Indianapolis em 1930 ainda como um Miller, a última participação foi em 1980.
De 1947 a 1965 o motor ganhou simplesmente todas as edições das 500 milhas de Indianapolis, apesar de gradualmente perder a competitividade após 1965 as ultimas vitórias vieram em 1975 e 1976.
De 1947 a 1965 o motor ganhou simplesmente todas as edições das 500 milhas de Indianapolis, apesar de gradualmente perder a competitividade após 1965 as ultimas vitórias vieram em 1975 e 1976.
Ao término da Segunda Guerra Mundial Fred Offenhauser decidiu vender a sua empresa para os seus amigos Louis Meyer e Dale Drake em 1946, apesar de ofertas maiores Fred acreditava que somente os dois continuariam com o espírito da empresa, além do que Fred tinha uma dívida de gratidão com eles. Com os novos proprietários o nome do motor mudou para “Offenhauser by Meyer & Drake”.
O “Offy” era construído a partir de um bloco único fundido e usinado em aço, englobando o cabeçote e o bloco em uma única peça, duplo comando de válvulas no cabeçote e versões com quatro ou duas válvulas por cilindro, outro conjunto de alumínio usinado alojava os mancais do virabrequim.
Os motores tinham variações entre 151 a 270 polegadas (2.470 cm3 a 4.400 cm3), sobrealimentado por meio de compressores centrífugos, tipo Rootes, e depois turbo compressores, ainda permitia escolher entre carburação ou injeção de combustível Hilborn.
Realmente eram motores incrivelmente versáteis e duráveis, a fama de indestrutíveis não era toda, a construção monobloco garantia poucos problemas de vedação ou cabeçote, o que permitia taxas de compressão maiores.
Quando a Ford entrou na cena das corridas em 1963 o “Offy” começou a perder domínio sobre corridas de carros Indy, a ultima vitória de um “Offy” foi em 1978 em Trenton, com um chassis Wildcat do piloto Gordon Johncock, a última corrida foi em Pocono em 1982 com um chassi Eagle pilotado por Jim McElreath. Ainda houve uma tentativa fracassada de classificação para as 500 Milhas de Indianápolis de 1983.
De 1934 até os anos 1970, considerando apenas as 500 milhas de Indianópolis foram 27 vitorias, além de inúmeras pole positions e presenças nos pódios, além de muitas vitórias em pistas mistas.
ALGUNS DESTAQUES:
1921 – 1941: Miller e Offenhauser vencem a Indy 500 quinze vezes no período de vinte anos.
1923: Largaram na Indy 500 cinco Bugatti Type 30, três Mercedes, três Packards, um Duesenberg e onze Millers. Os Millers levaram os quatro primeiros lugares.
1924: Tommy Milton com um Miller 183 atinge o recorde internacional de de 151,26 mph.
1927: Frank Lockhart com um Miller 91 atinge 164,84 mph, recorde na International Class F.
1930: Cliff Woodbury atinge com um Miller 91 180,90mph em Daytona Beach.
1934: O Miller foi o primeiro carro com tração nas quatro rodas a competir em um GP. No GP de Tripoli o carro terminou em sétimo com Peter De Paolo.
1947 – 1964: 18 vitórias consecutivas nas 500 milhas de Indianapolis.