09/06/2018

Hot Poster - Bol d´Or 24 heures

Até agora não fizemos nenhum post sobre cartazes de corridas de Motos.
Então para reparar a nossa falha, nada melhor do que citar umas das corridas de endurance mais tradicionais do mundo de 2 rodas;

02/06/2018

What´s your name? Leite Glória


O Gordini foi lançado no Brasil em 1962, na época era produzido no Brasil sobre licença da Renault pela Willys Overland, em São Bernardo do Campo. O carro foi lançado como um sucessor melhorado Dauphine, veio com câmbio de 4 marchas e motor melhorado, que apesar dos mesmos 845 cc rendia 40 CV ao invés dos 31 CV do Dauphine. 
A performance foi bastante elogiada, afinal o Gordini acelerava de 0 a 100 km/h em 28,7 segundos (uia!) e atingia 125 km/h de máxima, já o consumo era de 8,3 km/l na cidade. 
Por fim, apesar do espaço interno não ser dos maiores, apenas 4 metros de comprimento e 1,44 metro de altura, o conjunto foi bem avaliado pela imprensa e enchia a fábrica de otimismo com as vendas do novo modelo.
Sucesso garantido? #sqn...
Tudo porque o Gordini acabou ganhando um apelido inconveniente, que prejudicou bastante sua imagem no mercado: LEITE GLÓRIA!!
De onde vem isso? 
O apelido foi herdado de uma campanha publicitária da época de leite em pó, onde o fabricante do leite exaltava que o seu produto "desmanchava sem bater"!
A associação do leite com o Gordini veio por causa de muitas críticas com a suspensão, mal adaptada as nossas ruas esburacadas, e com a temperatura, que subia tanto que transformava a água do radiador em vapor.
Na verdade, o carro acabou ganhando outros apelidos igualmente ruins, alguns chamavam de “modess” (absorvente feminino) porque era para ser usado uma vez e depois jogado fora, a suspensão (tão criticada) foi denominada pela fábrica como “Aerostable”, mas passou a ser chamada popularmente de "aerocapotable". 
Duro fazer sucesso desse jeito...
Em outubro de 1964, a Willys promoveu um teste de resistência com pilotos famosos para melhorar a fama do modelo (boa história para outro post), mas não teve muito jeito de melhorar a reputação do carrinho.😌
O fato é que o Gordini tinha mesmo tudo para dar certo, as tais falhas de projeto poderiam ter sido facilmente resolvidas em testes de durabilidade, mas inúmeros problemas e a má fama ficou cristalizada e suas vendas ficaram muito prejudicadas. 
O carro saiu de linha em 1968.
O teste de resistência de 1964, certamente assunto para outro post.

01/06/2018

Cavalos e Mulas

CV, HP, BHP ou KW... 
Essa sopa de letras, basicamente, serve para a mesma coisa: medir a potência dos motores. 
Mas, de onde vem tanta variação? Porque usar “cavalos”?
No início da revolução industrial, no século XVIII, o inventor, químico e engenheiro escocês James Watt aprimorou a máquina a vapor de Thomas Newcomen, que apesar de ser criada em 1712 estava a décadas sem ser aprimorada.  
Após muito trabalho e tentativas frustradas, em 1781, Watt encontrou soluções que aumentaram o rendimento, potência e eficiência da máquina a vapor, reduzindo o consumo em 75%.
A máquina estava pronta para ser comercializada, porém apareceram outras questões a serem resolvidas, uma delas era; Como conseguir mostrar aos clientes o quanto a máquina estava aprimorada?
Watt bolou algumas estratégias, até um sistema de “royalties”, mas logo percebeu que faltava o simples: Não havia uma unidade de medida para comparar os ganhos de uma versão com a outra.😕
Então, vamos criar a tal nova unidade de medida! 😁
Watt usou para comparação o meio mais usual de produzir força na época: O cavalo.🐴 A ideia era comparar a produtividade de um motor (a vapor) à produtividade de um cavalo, assim surgiu a medida HP (Horsepower). 
A raça de cavalo avaliada foi o cavalo de tração ou tiro, muito usado nas lavouras na época, como foi determinada a equivalência entre motor a vapor e cavalo não se sabe ao certo, mas no final foi estabelecido que um cavalo de tração equivaleria a 33.000 libras-pés por minuto. 
Com a criação do sistema métrico esses valores foram convertidos para 75 kgfm/s (quilograma força por metro por segundo), ou seja, a força necessária para levantar 75 kg a um metro de altura em um segundo. O cavalo-vapor passou a ser a principal unidade para determinar a potência dos motores.
Vamos as suas variações:
HP (horse power): é o valor medido no eixo motor, considerando todos os acessórios necessários (alternador, direção hidráulica, etc).
PS (Pferdestärke): Em bom alemão que significa “cavalo-vapor”, segue a norma alemã DIN 70020, o que diferencia do HP é por ser baseado no sistema métrico ao invés do imperial.
CV (Cheval Vapeur): Os franceses inventaram o CV, quase a mesma coisa do PS.
BHP (Brake horse power): Segue as normas americanas SAE J245 e J de 1995, são retirados o filtro de ar, alternador, bomba da direção hidráulica, motor de arranque. Também possível o uso de coletores de escape dimensionados para eliminar perdas, é um sistema ideal para o marketing, mas distante da realidade e acabou sendo abandonado em 1972.
W ou kW: Unidade padrão do Sistema Internacional de Medidas (SI), definido pela Organização Internacional para Normatização (ISO) segundo as normas ISO 31 e ISO 1000.
Resumindo as equivalências entre os sistemas;
              1 HP = 745,7 W ou 0,7457 kW
              1 CV (ou PS) = 0,7355 kW
              1 HP = 1,0138 CV (ou PS)
Em motores pequenos a diferença de potência entre os diversos sistemas é pequena, mas em motores potentes a diferença é mais perceptível, logo continua sendo uma boa ferramenta de marketing para as montadoras.  
Além da equivalência dos sistemas existem outros fatores que geram distorções, as normas (NBR, ISO e SAE) determinam que a potência líquida do motor seja medida com todos os acessórios necessários para seu funcionamento, como filtro de ar, bomba de injeção, ventilador, alternador e escapamento completo. 
Quando a potência é medida na roda o número de CV é menor porque existem perdas geradas pela transmissão, pelo atrito do pneu no piso ou até restrições do escapamento do veículo e pela tração (dianteira ou traseira devido a transmissão).
Outra distorção ocorre na forma de medição, que pode ser feita em dinamômetro de motor (bancada) ou de chassi (roda). 
A potência e torque divulgados pelas montadoras atualmente são obtidos em dinamômetro de bancada, medindo a potência liquida com o motor fora do veículo, antes era divulgada a potência bruta, sem acessórios, por isso meu querido Dodge Dart tinha 205 CV (215 CV no Charger) e agora tem apenas 135 CV (145 no Charger)...
Os alemães costumam usar o KW como medida padrão os canadenses e americanos usam o HP, os italianos e franceses o CV, os ingleses usam mais o HP, porém o BHP também é utilizado. 
Aqui no Brasil, independente da origem da marca, a medida mais usual é o CV.
Em 1972 o Sistema Internacional de Unidades adotou o "Watt" como medida de potência padrão dos motores, foi um reconhecimento a importância das evoluções de James Watt, no entanto, a medida mais usada para medir a potência dos motores ainda é o “cavalo vapor” e não W (Watts) ou kW (quilowatt).

31/05/2018

Hot Logo - Oldsmobile

Vamos lembrar a evolução dos logos de uma das mais antigas marcas automobilísticas do mundo...
Fundada por Ransom E. Olds em 21 de agosto de 1897 e fechada por decisão da General Motors em 29 de abril de 2004
Deixou saudades? Com certeza!

20/05/2018

Voar é para avião 2

Aqui, já estávamos desconfiados que voar não é exclusividade de quem tem asas ou hélices...
...outra prova, vinda da F1, que isso não é só uma teoria!