Donald "Don" Frank Yenko nasceu no dia 27 de maio de 1927, Pensilvânia, o seu legado é cultuado pelos fãs da Chevrolet pela versões modificadas de carros da marca, para muitos são as melhores já feitas, tanto que são reconhecidas pela própria montadora.
A relação de Don com a Chevrolet vem desde 1929 quando o seu pai, Frank Yenko, abriu uma concessionária Durant, em 1934 os Yenko abriram a sua primeira concessionária Chevrolet, em Bentleyville. Anos depois, em 1949, a família abriu a segunda concessionária Chevrolet em Canonsburg.
Durante este período Don tirou breve de piloto, aos 16 anos, e serviu na Força Aérea, também finalizou seus estudos na “Penn State University” formando-se em Administração de Empresas.
Durante este período Don tirou breve de piloto, aos 16 anos, e serviu na Força Aérea, também finalizou seus estudos na “Penn State University” formando-se em Administração de Empresas.
Aos 30 anos, em 1957, assumiu os negócios do pai e decidiu se especializar em produtos de performance para modelos Chevrolet, a sua proposta era os clientes comprarem as peças e os mecânicos da própria Yenko providenciarem a instalação. E assim foi até 1965, neste ano Yenko começou a comercializar seus próprios carros modificados.
O primeiro modelo "Yenko" era uma versão apimentada do Chevrolet Corvair, chamados "The Stinger", os carros recebiam acessórios na carroceria, modificações na mecânica (direção, transmissões, suspensão, diferenciais) e nos motores, chegando a entregar até 240HP.
Em 2 anos foram produzidos 187 Stingers que não foi nada mal, mas tudo de fato mudou em 1967.
Neste ano a Chevrolet lançou o Camaro e a Yenko começou a modificar a versão SS, criando o Camaro Yenko. A receita básica consistia em trocar o motor original L-78 de 396 polegadas (6.500 cm3) pelo L-72 de 427 polegadas (7.000 cm3), era o mesmo motor utilizado no Chevrolet Corvette, também eram acrescentadas modificações estéticas no interior e nas suspensões.
Nesta época a Yenko também lançou outros modelos Chevrolet, baseados no Chevelle e no Nova, chamados “sYc" (Yenko Super Car), nestes carros os motores originais também eram trocados pelos L-72.
O primeiro modelo "Yenko" era uma versão apimentada do Chevrolet Corvair, chamados "The Stinger", os carros recebiam acessórios na carroceria, modificações na mecânica (direção, transmissões, suspensão, diferenciais) e nos motores, chegando a entregar até 240HP.
Em 2 anos foram produzidos 187 Stingers que não foi nada mal, mas tudo de fato mudou em 1967.
Neste ano a Chevrolet lançou o Camaro e a Yenko começou a modificar a versão SS, criando o Camaro Yenko. A receita básica consistia em trocar o motor original L-78 de 396 polegadas (6.500 cm3) pelo L-72 de 427 polegadas (7.000 cm3), era o mesmo motor utilizado no Chevrolet Corvette, também eram acrescentadas modificações estéticas no interior e nas suspensões.
Nesta época a Yenko também lançou outros modelos Chevrolet, baseados no Chevelle e no Nova, chamados “sYc" (Yenko Super Car), nestes carros os motores originais também eram trocados pelos L-72.
Com o declínio dos “muscle cars” a partir dos anos 1970, a Yenko mudou sua estratégia para o “Nova” conhecidos como “Yenko Deuce”, só que em vez de colocar o grande 427 passou a usar o potente 350 polegadas de 360 HP, mesmo motor dos novos Camaro Z28 e Corvette.
Além do motor, o Yenko Deuce recebiam extensas modificações na suspensão, transmissão, eixo traseiro e, claro, a estética inconfundível com listras, logotipos e interiores chamativos.
Além do motor, o Yenko Deuce recebiam extensas modificações na suspensão, transmissão, eixo traseiro e, claro, a estética inconfundível com listras, logotipos e interiores chamativos.
Com as novas mudanças de mercado, em 1972 foi lançado o “Yenko Stinger II”. A base do projeto era o Chevrolet Vega GT Hatchback e contava com spoilers, motor turbocompressor (155 hp) e várias modificações estéticas.
Infelizmente a Yenko não contava com dificuldades com a certificação da
Agência de Proteção Ambiental dos EUA, assim o carro foi vendido sem o turbo compressor, embora o turbo fosse vendido separadamente na própria concessionária Yenko.
Infelizmente a Yenko não contava com dificuldades com a certificação da
Agência de Proteção Ambiental dos EUA, assim o carro foi vendido sem o turbo compressor, embora o turbo fosse vendido separadamente na própria concessionária Yenko.
No mesmo ano a Yenko mudou novamente a estratégia dos seus negócios, decidiram parar de vender carros modificados e passaram a vender peças de desempenho por catálogo.
A linha era extensa indo desde a estética até a modificação do motor, inclusive com uma versão do motor ZL-1 completa que Don Yenko conseguiu permissão da Chevrolet para produzir. Isso, não é para qualquer um!
A linha era extensa indo desde a estética até a modificação do motor, inclusive com uma versão do motor ZL-1 completa que Don Yenko conseguiu permissão da Chevrolet para produzir. Isso, não é para qualquer um!
O último modelo Yenko produzido foi baseado no Camaro Z Turbo, lançado em 1981, com motor 350 polegadas (5.700 cm3) com turbo compressor.
Talvez um pouco cansado ou pelas novas condições do mercado, Don Yenko decidiu vender a concessionária em 1982.
Em 5 de março de 1987 Don estava voando com seu Cessna 210 para Charleston, West Virginia, no momento do pouso ele perdeu o controle do avião e bateu em um morro, aos 59 anos Don Yenko faleceu com outros 3 ocupantes do avião.
Hoje os “Yenkos” estão entre os carros mais colecionáveis dos anos 1960, sobretudo entre os fãs da Chevrolet, os modelos originais bem conservados são vendidos por centenas de milhares de dólares.
Em 5 de março de 1987 Don estava voando com seu Cessna 210 para Charleston, West Virginia, no momento do pouso ele perdeu o controle do avião e bateu em um morro, aos 59 anos Don Yenko faleceu com outros 3 ocupantes do avião.
Hoje os “Yenkos” estão entre os carros mais colecionáveis dos anos 1960, sobretudo entre os fãs da Chevrolet, os modelos originais bem conservados são vendidos por centenas de milhares de dólares.
Se Don Yenko quis tornar-se o “Carroll Shelby da Chevrolet”, com certeza ele conseguiu o que queria.
Detalhe, o Camaro azul que aparece em Velozes e Furiosos II é um Yenko, certamente não original porque ninguém é tão louco para destruir um carro desses, ou é?😕
MODELOS / ANO / PRODUÇÃO
Corvair Stinger / 1966 até 1969 / 115 unidades
Camaro Yenko / 1967 até 1969 / 316 unidades
Chevelle Yenko / 1969 / 99 unidades
Nova Yenko / 1969 até 1970 / 213 unidades
Vega Stinger II / 1971 a 1973 / 400 unidades
Camaro Turbo Z / 1981 / 19 unidades