Todo carro sem teto é conversível?
Para muita gente sim, mas para as fábricas nem tudo que não tem capota pode ser considerado um conversível.😮
Ficou confuso? Não é para menos, porque nem sempre são coisas diferentes como parecem, então vamos tentar esclarecer um pouco;
Conversível: Aqui não tem muito segredo para entender, basicamente é a definição de todo carro que tenha um teto removível.
O teto pode ser de lona, vinil ou uma capota rígida, também pode ser dobrado ou retirado e guardado no porta-malas.
Conversível: Aqui não tem muito segredo para entender, basicamente é a definição de todo carro que tenha um teto removível.
O teto pode ser de lona, vinil ou uma capota rígida, também pode ser dobrado ou retirado e guardado no porta-malas.
Roadster: O termo vem das palavras em inglês “road” (estrada) e o sufixo “ster”, formando um substantivo para designar a especialidade, neste caso um carro voltado para uso em estradas.
Desde os primórdios da história dos carros o nome foi usado para definir carros esportivos, sem portas, com dois assentos e, normalmente, sem compartimento de bagagem ou com um pequeno bagageiro externo na traseira.
Hoje em dia o termo é usado para designar carros esportivos leves, compactos, 2 lugares, capô longo e, claro, teto removível...
Spider (ou Spyder): Geralmente é um definição utilizada por fabricantes Italianos, a origem do nome vem da da época das carruagens, a palavra “speeder” (pronunciada “spider”) definia um tipo de carruagem leve e aberta para duas pessoas, a carruagem tinha rodas grandes e finas que lembravam a silhueta de uma aranha.
Estas carruagens eram fabricadas por uma empresa irlandesa de Dublin chamada “Holmes”, que mudou o nome para “spyder” para diferenciar de “spider” (aranha), mas em 1924 os italianos voltaram a usar “spider” com “I” porque a Federação Nacional dos Fabricantes de Carrocerias registrou o nome sem a letra “y” (não existe no idioma italiano).
Targa: É um tipo de carro conversível que tem apenas parte do teto removível, ficando uma estrutura fixa na traseira que normalmente é feita de vidro, esta estrutura também serve para segurança em casos de capotamentos.
O primeiro modelo a ser chamado assim foi uma versão do Porsche 911 Targa no ano de 1966.
O nome veio da Targa Florio, uma famosa corrida disputada nas ruas da Sicília, Itália, onde a Porsche venceu 11 vezes.
O nome veio da Targa Florio, uma famosa corrida disputada nas ruas da Sicília, Itália, onde a Porsche venceu 11 vezes.
Cabriolet: É um termo de origem francesa do século 18 também vindo das charretes, neste caso, um tipo de carruagem leve, com duas rodas e um único eixo.
Estas charretes eram cobertas com uma capota de tecido dobrável.
As marcas europeias, principalmente as francesas, são as que usam o termo “cabriolet” mais frequentemente, já as marcas americanas usam mesmo o “conversível”.
É isso... Ajudou a entender??
É isso... Ajudou a entender??