A Chevrolet, aqui no Brasil não confundir com GM, foi fundada em 3 de novembro de 1911 pelo piloto de corridas e engenheiro mecânico Louis Chevrolet, William C. Durant (fundador da General Motors) e os investidores William Little (fabricante do automóvel Little) e Edwin R. Campbell (genro de Durant) mais tarde, em 1912, R.S. McLaughlin, do Canadá. Pouco tempo depois, em 1917, a empresa passou a pertencer ao grupo General Motors (GM).
A famosa marca da "gravatinha" tem mais de 100 anos de história, com vários modelos icônicos e, lógico, muitos logos...
Vivemos tempos esquisitos, então bateu um saudosismo dos anos 80 onde, seguramente, tivemos a melhor fase do Rock nacional de todos os tempos.
Eram tempos interessantes com profundas mudança de valores e hábitos, os jovens estavam engajados em cobrar estas mudanças e, desculpem pela sinceridade, muito mais antenados com valores éticos e morais.
Bem, isso é discussão para outros blogs, aqui celebramos estas bandas entre outras tantas que foram excelentes, coloque esta (mini?!?) playlist no carro e se inspire para ir votar! 👀
Vai uma quase profecia do Paralamas do Sucesso, tá certo que esta música merece uma atualização na letra para incluir mais alguns nomes na tal lista, inclusive de quem "falou".
A música pertence ao álbum "Vamo Batê Lata", lançado em 1995.
... Não podia falta uma música de uma das minhas bandas favoritas, em todos os tempos: IRA!
A música faz parte do sensacional disco "Mudança de comportamento" de 1985, mais uma grande composição de Edgard Scandurra, o vídeo é de um show de 1987.
Nos dias atuais a mensagem não é direta, mas na época fazia muito sentido para a juventude que começava a se expressar e se posicionar, só que diferente dos dias atuais, com consciência coletiva e valores éticos (ou será que era ingenuidade?).
Meu amor eu sinto muito, muito, muito, mas vou indo
Pois é tarde, muito tarde e eu preciso ir embora
Sinto muito meu amor, mas acho que já vou andando
Amanhã acordo cedo e preciso ir embora
Eu queria ter você, mas acho que já vou andando
Outro dia pode ser, mas não vai dar pra ser agora
La lala lalalala
Eu tentei fugir não queria me alistar
Eu quero lutar mas não com essa farda
Eu tentei fugir não queria me alistar
Eu quero lutar mas não com essa farda
E já está ficando tarde e eu estou muito cansado
Minha mente está tão cheia e estou me transbordando
Para muita gente sim, mas para as fábricas nem tudo que não tem capota pode ser considerado um conversível.😮
Ficou confuso? Não é para menos, porque nem sempre são coisas diferentes como parecem, então vamos tentar esclarecer um pouco; Conversível: Aqui não tem muito segredo para entender, basicamente é a definição de todo carro que tenha um teto removível. O teto pode ser de lona, vinil ou uma capota rígida, também pode ser dobrado ou retirado e guardado no porta-malas.
Roadster: O termo vem das palavras em inglês “road” (estrada) e o sufixo “ster”, formando um substantivo para designar a especialidade, neste caso um carro voltado para uso em estradas.
Desde os primórdios da história dos carros o nome foi usado para definir carros esportivos, sem portas, com dois assentos e, normalmente, sem compartimento de bagagem ou com um pequeno bagageiro externo na traseira.
Hoje em dia o termo é usado para designar carros esportivos leves, compactos, 2 lugares, capô longo e, claro, teto removível...
Spider (ou Spyder): Geralmente é um definição utilizada por fabricantes Italianos, a origem do nome vem da da época das carruagens, a palavra “speeder” (pronunciada “spider”) definia um tipo de carruagem leve e aberta para duas pessoas, a carruagem tinha rodas grandes e finas que lembravam a silhueta de uma aranha.
Estas carruagens eram fabricadas por uma empresa irlandesa de Dublin chamada “Holmes”, que mudou o nome para “spyder” para diferenciar de “spider” (aranha), mas em 1924 os italianos voltaram a usar “spider” com “I” porque a Federação Nacional dos Fabricantes de Carrocerias registrou o nome sem a letra “y” (não existe no idioma italiano).
Targa: É um tipo de carro conversível que tem apenas parte do teto removível, ficando uma estrutura fixa na traseira que normalmente é feita de vidro, esta estrutura também serve para segurança em casos de capotamentos.
O primeiro modelo a ser chamado assim foi uma versão do Porsche 911 Targa no ano de 1966. O nome veio da Targa Florio, uma famosa corrida disputada nas ruas da Sicília, Itália, onde a Porsche venceu 11 vezes.
Cabriolet: É um termo de origem francesa do século 18 também vindo das charretes, neste caso, um tipo de carruagem leve, com duas rodas e um único eixo. Estas charretes eram cobertas com uma capota de tecido dobrável.
As marcas europeias, principalmente as francesas, são as que usam o termo “cabriolet” mais frequentemente, já as marcas americanas usam mesmo o “conversível”. É isso... Ajudou a entender??