09/11/2018

Bonneville Salt Flats (Parte 4 - Final)

Vamos a parte final da nossa viagem por Bonneville...
O recorde de velocidade em terra estabelecido por Gabelich durou 13 anos, sendo quebrado em 1983 por Richard Noble. Porém, como o recorde de Noble foi feito em um deserto em Nevada, o recorde de Gabelich ainda permanece como o mais rápido em Bonneville. 😏
Atualmente em Bonneville são realizados diversos eventos de velocidade nos períodos de verão, em agosto ocorre o maior deles, o “Speedweek”, organizado pela SCTA e Bonneville Nationals Inc atraindo centenas de pilotos de carros e motos, divididos em diversas categorias.
No final de agosto ocorre outro evento importante chamado “BUB Motorcycle Speed Trials” e em setembro acontece o “World of Speed”, semelhante ao Speedweek, mas organizado pelo USFRA (Utah Salt Flats Racing Association).
Nos eventos geralmente são demarcadas até 4 faixas cronometradas (de acordo com as condições da pista), a extensão varia até 8 milhas e a cronometragem é feita no meio da faixa, deixando as 2 primeiras milhas para acelerar e um longo trecho final para desaceleração.
Os competidores são divididos em classes considerando cinco critérios: categoria da carroceria, modificações aerodinâmicas, tamanho do motor, com ou sem sobrealimentação e tipo de combustível.
As principais categorias atualmente são;
1) Construção Especial: Streamliners com rodas fechadas e Lakesters com rodas abertas, não podem ser baseados em carros de série.
2)  Vintage: Roadsters de 1923 a 1938, Coupês até 1948 com motores antigos, 
3) Clássicos: Carros americanos de 1928 a 1981, sem injeção eletrônica.
4) modificados: Permitidos praticamente de qualquer ano e marca, incluindo esportivos e picapes.
5) Produção: Carros de séries, carros esportivos e caminhões.
Além das categorias (vintage, clássico e Modificado), existem classes por modificações aerodinâmicas. 
Exemplos: na categoria modificados temos a classe “Competition Coupe” que permite tetos recortados, frentes aerodinâmicas e bellypans, enfim, a lista é extensa...
Mas, nem tudo são flores hoje em dia, alguns problemas causados pelas condições naturais vêm preocupando os fãs de Bonneville. O “Speedweek” teve que ser cancelado em 2014 e 2015 por causa de más condições da pista, ocorreram fortes chuvas que levaram uma camada de lama das montanhas para a pista. Outra preocupação recente é a profundidade da crosta de sal do deserto que também tem diminuído, com isso o número de trechos cronometrados está ficando limitado.
Com tudo isso o “Speedweek” continua atraindo cada vez mais competidores para Bonneville, desde 2005 tivemos um aumento de 26% de inscrições, em 2009 ocorreram o recorde de 3.108 corridas cronometradas. 
Além do lado esportivo, o evento representa muito para a economia local em Wendover, Nevada.
Bonneville continua sendo um lugar único e especial, a meca da velocidade!

05/11/2018

Advertising - Rodas e Calotas

Recentemente participamos de um encontro de carros antigos que ocorre mensalmente no pátio da MANGELS, em SBC.
O encontro estava interessante, já a empresa fechou alguns anos atrás e deu uma tristeza ver aquela grande estrutura industrial abandonada.
Por outro lado, veio uma nostalgia da época em que o sonho de todo "boy" era equipar o seu carro com um belo jogo de "rodas de alumínio"!
Não temos, por enquanto, anúncios das rodas Mangels, mas aqui vão outros anúncios para matar as saudades daquela época, ou deixar com inveja os mais jovens...😝😜😝😜





02/11/2018

Hot Logo - Chevrolet

A Chevrolet, aqui no Brasil não confundir com GM, foi fundada em 3 de novembro de 1911 pelo piloto de corridas e engenheiro mecânico Louis Chevrolet, William C. Durant (fundador da General Motors) e os investidores William Little (fabricante do automóvel Little) e Edwin R. Campbell (genro de Durant) mais tarde, em 1912, R.S. McLaughlin, do Canadá. 
Pouco tempo depois, em 1917, a empresa passou a pertencer ao grupo General Motors (GM).
A famosa marca da "gravatinha" tem mais de 100 anos de história, com vários modelos icônicos e, lógico, muitos logos...

28/10/2018

Playlist Rock Nacional Político

Vivemos tempos esquisitos, então bateu um saudosismo dos anos 80 onde, seguramente, tivemos a melhor fase do Rock nacional de todos os tempos.
Eram tempos interessantes com profundas mudança de valores e hábitos, os jovens estavam engajados em cobrar estas mudanças e, desculpem pela sinceridade, muito mais antenados com valores éticos e morais.
Bem, isso é discussão para outros blogs, aqui celebramos estas bandas entre outras tantas que foram excelentes, coloque esta (mini?!?) playlist no carro e se inspire para ir votar! 👀




 Legião Urbana











































Para-lamas do Sucesso






Fala a verdade; nunca antes neste país tivemos bandas de rock tão f...! 😎😝

27/10/2018

300 Picaretas

Já que amanhã tem 2o turno da eleição, vamos fechar a nossa playlist de "Rock Brasileiro político dos anos 80" (ufa!) 
Vai uma quase profecia do Paralamas do Sucesso, tá certo que esta música merece uma atualização na letra para incluir mais alguns nomes na tal lista, inclusive de quem "falou". 
A música pertence ao álbum "Vamo Batê Lata", lançado em 1995.
Hoje em dia 300 é pouco! 😡😡😡


Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou
São trezentos picaretas com anel de doutor
Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou
Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou
São trezentos picaretas com anel de doutor
Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou

Eles ficaram ofendidos com a afirmação
Que reflete na verdade o sentimento da nação
É lobby, é conchavo, é propina e jeton
Variações do mesmo tema sem sair do tom
Brasília é uma ilha, eu falo porque eu sei
Uma cidade que fabrica sua própria lei
Aonde se vive mais ou menos como na Disneylândia
Se essa palhaçada fosse na Cinelândia
Ia juntar muita gente pra pegar na saída

Pra fazer justiça uma vez na vida
Eu me vali deste discurso panfletário
Mas a minha burrice faz aniversário
Ao permitir que num país como o Brasil
Ainda se obrigue a votar por qualquer trocado
Por um par se sapatos, um saco de farinha
A nossa imensa massa de iletrados
Parabéns, coronéis, vocês venceram outra vez
O congresso continua a serviço de vocês
Papai, quando eu crescer, eu quero ser anão
Pra roubar, renunciar, voltar na próxima eleição
Se eu fosse dizer nomes, a canção era pequena
João Alves, Genebaldo, Humberto Lucena
De exemplo em exemplo aprendemos a lição
Ladrão que ajuda ladrão ainda recebe concessão
De rádio FM e de televisão
Rádio FM e televisão

Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou
São trezentos picaretas com anel de doutor
Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou
São trezentos picaretas com anel de doutor
Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou
São trezentos picaretas com anel de doutor
Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou
São trezentos picaretas com anel de doutor