Por aqui todos devem lembrar do começo de Ayrton Senna na F1 em 1984, foi na
equipe Toleman (que depois virou Benetton) que usava os então pouco conhecidos
motores Hart Turbo... A história da Brian Hart Ltd., também conhecida como Hart Racing
Engines, começou bem antes disso, em 1969, quando foi fundada pelo engenheiro inglês
Brian Hart (Enfield, Middlesex, Inglaterra, 7 de setembro de 1936 - 5 de janeiro
de 2014).
A Hart fazia a preparação de motores para várias equipes
britânicas independentes em várias categorias, o primeiro sucesso foi no desenvolvimento do motor Ford FVA que
conquistou o título europeu de F2 de 1971 e 1972.
Isso levou a uma aproximação
com a Ford, no começo da década de 1970 os motores Ford 2.0L BDA preparados Hart foram
responsáveis pela maioria dos sucessos da montadora. A Ford saiu da F2 no meio da década de 1970, então a Hart decidiu construir seus próprios projetos, o primeiro motor "Hart" foi o
420R de 4 cilindros para a F2 lançado em 1976 e que fez muito sucesso.
Em 1978 a Hart fechou um novo programa com a Toleman, que
financiaria o desenvolvimento de novos projetos, essa vitoriosa parceria vitoriosa
alcançou o campeonato e vice campeonato Europeu de F2 de 1980.
No ano
seguinte a Toleman foi para a F1 e a Hart tornou-se a sua fornecedora de
motores, apresentando o 415T, um motor turbo de 4 cilindros de 1,5 litros.
O resultado na F1 em 1981 foi um verdadeiro desastre, a Toleman só
conseguiu se classificar em 2 GPs e a pequena Hart não tinha uma estrutura
adequada para a F1. Mesmo assim, Toleman e Hart persistiram e em 1984 conseguiram o melhor
resultado de equipe e motor com o segundo lugar de Ayrton Senna no lendário GP
de Monaco de 1984, naquele ano conseguiram o 7º lugar no Campeonato de
Construtores. |
Hart 415T |
No ano seguinte no GP da Alemanha Teo Fabi conquistou a primeira das duas pole position
de um motor Hart, o motor 415T ainda foi usado por mais
3 equipes; RAM (1984-85), Spirit (1984-85) e a Lola Haas (1985-86). Os
resultados destas parcerias em geral foram fracos, mas na maioria das vezes mais por limitação dos chassis e das equipes.
Nos anos seguintes as grandes equipes (Renault, Honda, BMW, TAG-Porsche e
Ferrari) evoluíram seus motores turbo e, com limitação de orçamento, a Hart
não foi capaz de acompanhar este movimento; o 415T chegava a 750CV e os concorrentes
entregavam mais de 800CV (até 1.200 CV em condições de treino).
Com o banimento dos motores turbo da F1 em 1989, a Hart voltou as
origens ajudando algumas equipes a melhorar os V8 Cosworth DFR, entre os seus
clientes desta fase tivemos; Footwork Arrows (1990 e 1991), Tyrrell (1990), Larrousse
(1991) e AGS (1991).
Mas em 1993 a Hart voltou com um motor próprio, um V10 de 3,5L batizado de 1035, fechando um acordo
de 2 anos com a Jordan. Essa parceira trouxe resultados respeitados em 1994, com o
terceiro lugar no GP do Pacífico e a segunda, e última, pole position de um motor Hart no
GP Bélgica com Rubens Barrichello.
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Hart 3010 |
Para 1995 a regra dos motores da F1 mudou de novo para 3,0 litros
aspirados, a Hart apresentou o 830 que seria usado pela equipe Arrows em 1995 e
1996, Gianni Morbidelli ficou em terceiro no GP da Austrália de 1995. Em 1997 a
Minardi passou a utilizar os motores Hart 1030, um V10 de 3
litros, mas o orçamento limitado pesou de novo no desenvolvimento do motor e na saúde da própria empresa.
A saída foi Brian Hart vender a empresa para a Tom Walkinshaw Racing (TWR), que a fundiu com a equipe Arrows, o 1030 foi finalizado e utilizado em
1998 e 1999 no Arrows T2, com esse conjunto Mika Salo conseguiu um quarto
lugar no GP de Mônaco de 1998.
Além dos resultados timidos, essa parceria ficou marcada por ações
legais entre Brian Hart e Tow
Walkinshaw, por causa de pagamentos não realizados. Todo esse cenário levou Brian Hart a deixar a Arrows e a F1 ainda antes do final do ano, se aposentando das pistas
aos 63 anos e indo viver no interior da França.
Resultados de motores HART na F1;
Corridas: 158 (144 largadas) 1981 GP de San Marino até 1997 no GP da
Europa
Equipes: Toleman, RAM,
Spirit, Lola, Jordan, Footwork, Minardi
Podiums: 5
Pontos: 63
Pole positions: 2
Voltas mais rápidas: 2
Vitórias: 0