22/09/2015

Clay Smith - Mr. Horsepower

A história da empresa do Pica-pau fumando charuto e com cara de mau é cheia de reviravoltas 😜, tudo começa com um cara chamado Pierre “Pete” Louis Bertrand nascido no México, em 1902. Pete cresceu na fazenda dos seus pais em Nebraska e era um arrojado piloto de corridas na Costa Oeste, terminou em oitavo lugar na liga “AAA Pacific Coast Sprint Car” em 1934, porém um grave acidente em 1935 mudou todo o seu destino. 
No período em que esteve no hospital conheceu Esther, uma enfermeira que cuidou de Pete e com quem se casou, ela teve forte influência na decisão de Pete abandonar (ah, estas nossas mulheres) as corridas. 
Pete decidiu parar de correr, mas não abandonou o mundo dos “hot rods” e corridas. Ele decidiu abrir uma empresa em Long Beach, Califórnia, afinal era lá onde o movimento hot rod dava os seus primeiros passos e os recordes começavam a ser quebrados nos desertos de sal. 
Logo os produtos de Pete começaram a fazer sucesso entre os rodder locais rivalizando com os produtos de Ed Winfield, mas infelizmente com apenas 40 anos Pete faleceu de pneumonia em 1942.
Poderia ser o fim da história e da empresa, mas um dos seus empregados decidiu comprar o negócio. Este cara era Clayton Sherman Smith e renomeou a empresa para “Clay Smith Cams”.
Clay Smith começou a sua carreira com Pete Bertrand vários anos antes, era jovem, muito inteligente e logo aprendeu tudo rapidamente. Smokey Yunick chegou a chama-lo do "mais inteligente mecânico do mundo", também tinha o título informal de "Gênio mecânico da América". No final dos anos 1940, Smith estabeleceu a sua empresa em Los Angeles e começou a construir motores que estabeleceram recordes mundiais. 
Em 1947, Smith se juntou com Bill Stroppe para preparar um hidroavião que bateu diversos recordes com um motor Ford de seis cilindros em linha, mesmo com os engenheiros da fábrica dizendo ser impossível atingir os resultados esperados. Isso fez Clay Smith ganhar reconhecimento nacional, tanto que ele e Stroppe foram contratados pela Ford para diversos projetos especiais, seus motores tinham grande potência e também conseguiam ser muito eficientes no consumo de combustível. Em 1950 os dois uniram-se e ganharam o “The Mobil Gas Economy Run”. 
Clay Smith
Smith esteve envolvido com diversas equipes nas 500 milhas de Indianápolis, em 1952 ele foi o mecânico-chefe do carro vencedor com Troy Ruttman, a parceria entre Smith e Stroppe também produziu os Lincolns da corrida “La Carrera Panamericana” que dominaram toda a prova de 1954.
Todo este sucesso chegou tão rápido quanto terminou, tragicamente. Em 1954 um carro de corrida pilotado por Rodger Ward bateu na reta em Du Quoin, Illinois, o carro desgovernado entrou nos boxes e acertou Clay matando-o. Clay era amigo, mentor e ex-chefe de equipe de Ward, este ficou tão abalado que quase desistiu da carreira após o acidente.
Após a morte de Smith, "Red" Wilson se casou com a sua viúva, Ruthelyn, e assumiu o controle da empresa. Mas, novamente o destino fez a empresa mudar de mãos quando Wilson morreu em um acidente de barco. Ruthelyn vendeu o negócio para o seu parceiro Howard Jerome na década de 1960. Foi então que George "Honker" Striegel assumiu a empresa em 1969 e desde então até hoje está no controle da “Clay Smith Engineering”. Striegel frequentava a loja de Clay no final dos anos 1950, então com 18 anos, mal sabia ele que o destino iria leva-lo a ser o dono da empresa.
A “Clay Smith Cams” é um negócio em operação há mais de 70 anos, a empresa é cheia de histórias de sucesso no mundo das corridas e a sua marca registrada, o pica-pau vermelho fumando um charuto, é um ícone mundialmente famoso entre os pilotos de carros e barcos. 
Na verdade essa imagem é uma caricatura do próprio Clay Smith, que tinha a cabeça cheia de cabelo vermelho e sempre mantinha um charuto na boca. Ele ficou conhecido com o apelido do próprio Clay Smith, Mr. Horsepower, sendo praticamente o mesmo nestes anos.
É uma empresa que entrega produtos de qualidade e ainda mantém fortes traços com suas origens, por exemplo, ainda usa máquinas manuais em vez de CNC para fabricar seus eixos de comando. A produção é pequena, entre 5.000 e 10.000 unidades de comandos de válvula por ano, fazem pouca publicidade e contam com a fidelidade de seus clientes para divulgar e vender seus produtos. Além dos comandos de válvula, produzem motores, bombas de combustível, distribuidores entre outras peças e componentes de alto desempenho 😀.

19/09/2015

Route 66 (Parte 2 - Final)

Continuando (e finalizando) a história sobre a "mãe de todas as estradas"...
Com o passar dos anos a rota 66 passou a simbolizar o "caminho para a oportunidade", isso começou a partir da década de 1930 quando milhares de jovens desempregados foram recrutados para trabalhar na sua construção, curiosamente o progresso que a Rota 66 trouxe para a região também motivou o começo do seu declínio. 
Em 1956 “Interstate Highway Act” era assinado pelo presidente Dwight Eisenhower, assim era criado um novo programa para o desenvolvimento do sistema viário americano. O novo programa foi fortemente influenciado pelas Autobahns alemãs e previa a construção de estradas mais modernas e capazes de suportar o aumento da demanda, tudo para não torna-las um gargalo para o desenvolvimento da economia (igual ao que acontece em terra tupiniquins, entende?!?!). 

As novas estradas ofereciam trechos mais rápidos e seguros, assim naturalmente o tráfego da Rota 66 começou a ser gradualmente desviado para as novas interestaduais, já no final dos anos 1960 a I-40 tinha substituído boa parte do trecho rural da US-66. 
Nos anos 1970 outros trechos da Rota 66 foram sendo incorporados pelas novas estradas interestaduais e esvaziando definitivamente a mãe de todas as estradas. Oficialmente a US-66 foi retirada do sistema rodoviário dos Estados Unidos em 27 de Junho de 1985. 
Após a “aposentadoria oficial” da estrada a maior parte dos trechos remanescentes que ainda tinham condições de tráfego foram sendo eliminados de várias maneiras; algumas cidades passaram a utilizar os trechos urbanos da US-66 como estradas locais, outros trechos passaram a ser parte de outras
estradas, algumas partes se tornaram privadas e o restante simplesmente foi abandonado. 
Atualmente não é possível refazer o trecho entre Chicago a Los Angeles pelo traçado original, mas uma boa parte está em estado minimamente trafegável e pode ser percorrida, principalmente entre Springfield, Missouri e Tulsa, Oklahoma. 
A fama e magia da estrada sobrevivem porque estas partes do traçado original passaram a ser abertas ao tráfego como atração turística, mantendo características de época como a pista única pavimentada, guias de concreto para marcar a borda da pista e o acostamento de cascalho.
Estes trechos são mantidos como “National Scenic 
Byway” e fazem parte da "Historic Route 66", com construções estilo googie e art-deco e atrações como o Veterans Parkway, Arroyo Seco Parkway ou o Cadillac Ranch. 
Embora seja difícil encontrar alguma sinalização, os visitantes mais entusiasmados costumam furtar tudo, alguns estados mantem programas oficiais para preservação do restante da memória e do significado da mãe de todas as estradas. Para se ter uma ideia da sua importância em 1999 o presidente Bill Clinton assinou um decreto nomeando a Rota 66 como patrimônio nacional, foi direcionado um orçamento de US$ 10 milhões em financiamentos para preservação e restauro das características históricas ao longo da rota, foram recuperados postos de gasolina, motéis, cafés, pontos comerciais e cinemas drive-in.
Alguns estados da região têm mantido a designação “66” nas novas estradas estaduais, isso seria coincidência? Claro que não! No estado do Missouri, por exemplo, as estradas estaduais 66, 266 e 366 na verdade são trechos modernizados de parte do traçado original da US-66.
Mesmo com tudo isso, podemos afirmar com toda certeza que o verdadeiro legado da US-66 não é uma obra da engenharia ou o que representou para o transporte, a estrada tornou-se um símbolo da nova perspectiva de desenvolvimento econômico do pós-guerra nos Estados Unidos. Milhares de soldados e suas famílias, após o término da segunda guerra, começaram ou recomeçaram suas vidas nas obras de melhoria na estrada ou nos inúmeros negócios que nasceram nas suas margens. A “Route 66” foi muito mais do que uma estrada importante, foi o verdadeiro ícone do sonho americano. 

Get your kicks on route 66 and enjoy the ride!!!

What´s your name? (Austrália, Austria, Brasil, Coréia do Sul e Espanha)

Após apresentarmos os principais fabricantes da Alemanha, vamos continuar com o nosso giro por outros países falando dos seus fabricantes de automóveis, caminhões e motocicletas...


PAÍS
NOME
FUNDAÇÃO
ORIGEM DO NOME
Austrália
Holden
1908
Sobrenome
Sobrenome dos fundadores James Alexander Holden e Edward Holden.
Áustria
KTM
1934
Sigla
Abreviação de Kraftfahrzeug Trunkenpolz Mattighofen, uma das principais fabricantes de motocicletas do mundo
Brasil
Agrale
1962
Sigla
Fundada como Agrisa (Indústria Gaúcha de Implementos Agrícolas S.A.), mudou para Agrale em 1965 após ser incorporada por outro grupo empresarial
Brasil
FNM
1942
Sigla
Abreviatura de Fábrica Nacional de Motores.
Brasil
Gurgel
1969
Sobrenome
Sobrenome do fundador; João Augusto Conrado do Amaral Gurgel
Brasil
Miura
1976
Simbologia
Não tem um significado especifico, o nome é ligado a questões de marketing
Brasil
MP Lafer
1974
Sobrenome
Sobrenome do fundador, Percival Lafer, precedido pela sigla "MP" de móveis planejados que era a linha de produtos da empresa antes de fabricar carros
Brasil
Puma
1964
Simbologia
Não tem um significado especifico, o nome é ligado a questões de marketing
Brasil
Troller
1997
Simbologia
No site da empresa diz ser adaptação da palavra inglesa "Troll", personagem de lendas escandinavas que habita florestas e cavernas da Noruega e protege seus visitantes
Coréia do Sul
Daewoo
1967
Simbologia
O nome significa em coreano "Grande Universo"
Coréia do Sul
Hyundai
1946
Simbologia
O nome significa em coreano "Tempos Modernos"
Coréia do Sul
KIA
1944
Simbologia
Deriva das palavras sino-coreanas KI "a sair" e UM "Sugir ou vir a sair" ou "levantando-se fora da Ásia"
Coréia do Sul
SsangYong
1954
Simbologia
O nome significa em coreano "Dragões Gêmeos"
Espanha
SEAT
1950
Sigla
Abreviação de "Sociedad Española de Automóviles de Turismo"

Em breve continuamos...

13/09/2015

Arlen Ness

Já falamos de diversos ícones pioneiros das transformações em carros como Ed Roth e Dean Jeffries, apesar de que alguns destes terem se aventurado no mundo das motocicletas, faltava falar de alguém que sempre respirou 2 rodas: Arlen Ness.
Arlen Ness Daryl nasceu em na cidade de Moorhead, Minnesota, em 12 de julho de 1939, sua família mudou para San Leandro, Califórnia quando ele ainda estava cursando a sexta série e desde a juventude ele começou a customizar motocicletas.
Os seus trabalhos começaram em casa até ele montar a sua própria loja em Oakland, no início dos anos 1970. 
Untouchable
Ness se destacou criando um estilo único de design e técnicas inéditas de pintura nos seus projetos, ele também desenvolveu uma linha de peças personalizadas para motocicletas, um tipo de negócio ainda inovador na época.
Arlen Ness é considerado o criador do estilo "DIGGER" de personalização de motos.
Entre várias patentes suas, podemos citar o “big shot”, que é um sistema que permite alterar o sistema de injeção de combustível para personalizar o desempenho de uma motocicleta.
Ao longo de mais de 40 anos de carreira Ness passou a ser conhecido como "O Rei dos Choppers", não foi a todo, pois dezenas de vezes as suas motos foram destaque nas capas das principais publicações sobre motocicletas do planeta. 
Ness-Stalgia
O projeto pioneiro que trouxe fama para Arlen Ness foi uma Harley Knucklehead, ano 1947, chamada “Untouchable”. 
Entre inúmeros prêmios que recebeu, Ness foi eleito diversas vezes como o construtor do Ano, em 1992 recebeu a indicação ao “AMA Motorcycle Hall of Fame” e o “Achievement Awards”.
O melhor de tudo, para nós, é ele ter recebido todo esse reconhecimento ainda em vida! 
Em 2005, após mais de 30 anos no mesmo local, a Arlen Ness Motorcycles mudou-se para Dublin, Califórnia, onde também foi construído um museu que mostra mais de 40 motos customizadas, entre elas, encontramos projetos premiados como a “Untouchable”, o motor “Twin Two Bad”, a "Ness-Tique", "Blower bike", a "Ness-Stalgia" inspirado no Chevy 1957 e a incrível  "Mach Ness", uma motocicleta que utiliza um motor de helicóptero a jato. 
Mach Ness
A empresa também é uma concessionária autorizada para as marcas Victory Motorcycles e Indian.
O legado Arlen Ness vem sendo preservado em família, o seu filho, Cory Ness trabalhou com o pai por mais de 30 anos e atualmente cuida das operações e dos negócios da Arlen "Ness Enterprises", a empresa da família que continua a projetar, produzir e vender peças customizadas para motocicletas. 
Cory Ness, além de empresário, também é reconhecido como um grande construtor, em 2004 chegou a derrotar o pai em um episódio da série de TV  "Biker Build-Off", quase uma heresia!!!
Todo este talento familiar já está na terceira geração, o neto Zach Ness também tornou-se customizador. Zach começou a customizar motocicletas antes mesmo de terminar o ensino médio. 
Coisa de DNA!? Para a família Ness, talento e paixão por motocicletas customizadas parece ser hereditário.
Zach, Arlen e Cory Ness

06/09/2015

Playlist Route 6 - Bad Moon Rising

Voltando a nossa playlist da rota 66, esta música foi escrita por John Fogerty em 1969, o que é muito sugestivo!
Mas, vamos com calma, não é o que você deve estar pensando. 1969 foi o ano de lançamento do Dodge Super Bee, Plymouth Road Runner e do Pontiac GTO. 
Um som do Creedence não poderia faltar...

I see a bad moon rising.
I see trouble on the way.
I see earthquakes and lightnin'.
I see bad times today.

Don't go around tonight,
Well it's bound to take your life,
There's a bad moon on the rise.

I hear hurricanes a blowing.
I know the end is coming soon.
I fear rivers over flowing.
I hear the voice of rage and ruin.

Well don't go around tonight,
Well it's bound to take your life,
There's a bad moon on the rise.

Hope you got your things together.
Hope you are quite prepared to die.
Looks like we're in for nasty weather.
One eye is taken for an eye.

Well don't go around tonight,
Well it's bound to take your life,
There's a bad moon on the rise.

Don't come around tonight,
Well it's bound to take your life,
There's a bad moon on the rise.