22/09/2017

What´s your name? Ford Bigode

Algum tempo atrás falamos da origem do nome (apelido) da 7 Galo, aproveitando que as barbas estão na moda perguntamos;  Porque FORD BIGODE?
A Ford foi de fato a primeira montadora a ter uma linha de produção no Brasil, o Modelo T começou a ser importado em 1909 e a ser produzido "Made in Brazil" em 1919.
Tal qual vários apelidos não existem versões "oficiais" ou uma única história para explicar a origem do apelido, neste caso achamos 2 versões;
1) A primeira versão, que parece ser a mais correta, diz que os comandos do acelerador e do avanço da ignição, que eram alavancas opostas junto ao volante, formavam a figura de um bigode, logo...
2) Pela outra versão, o carro acabou conhecido no Brasil como “Ford de bigode” por causa da forma dos seus pára-choques, que por serem curvos lembravam um bigode. Daqueles que nossos bisavôs usavam.
O fato é que depois que o apelido pegou, os modelos fabricados no Brasil passaram a mostrar um ornamento no capô com a figura de um bigode...

16/09/2017

Lead Sled

Existem muitas formas e estilos de customizar um carro, já falamos um pouco disso (aqui, aqui e aqui), umas das mais clássicas é o Lead Sled ou "trenó de chumbo" traduzindo ao pé da letra.
Voltando ao final da década de 1940 e início de 1950, as técnicas de customização da época não utilizavam materiais como plástico e fibra de vidro, na verdade alguns destes ainda nem existiam. O principal material utilizado na época para encher espaços e modificações nas carrocerias era o chumbo, era um metal de fácil manipulação (derretimento), custo e disponibilidade.
Para alinhar e retirar as ondulações das folhas de metal os funileiros, ou artesões, aqueciam as barras de chumbo com maçaricos de oxigênio-acetileno e preenchiam os espaços. 
O que hoje chamamos de "solda" ainda não era o material de fio que conhecemos, por isso as barras variavam de tamanho e era possível preencher variados formas, espaços e comprimento.
Se por um lado os processos de moldagem de metal eram mais simples, por outro exigiam muito mais talento para ter um resultado final fino, o funileiro precisa ter total controle do calor e domínio sobre a posição de onde se trabalhava, sem esta aptidão era difícil de chegar a um acabamento liso e uniforme. 
Daí podemos entender o termo “mestre” atribuído para o trabalho de alguns caras como Gilbert "Gil" Ayala ou Ian Roussel atualmente.
Os modelos preferidos para este estilo customização são os Ford 1949, Mercury Eight anos 1949, 1950 ou 1951 e os Cadillacs de 1959.
Assim chegamos a origem do nome do estilo, “lead” (chumbo) referência ao peso extra adicionado aos carros pelo uso do material e “sled” (trenó) pela sensação de que estes carros passavam deslizando pelas ruas.
Com a evolução dos materiais o chumbo foi gradativamente substituído por massas plásticas e fibra de vidro, assim ficou mais fácil trabalhar nas alterações das carrocerias, mas o estilo ficou consolidado no universo hot rod até os dias de hoje.
Para ser um legítimo “lead sled” o carro precisa reunir algumas, se não todas, das características abaixo:
Chopped: O teto precisa ser recortado e rebaixado, geralmente removendo de quatro a seis centímetros das colunas A, B e C, depois unindo o teto de volta ao corpo do carro.
Channeled: Cortar a parte inferior da carroceria para abaixar todo a conjunto do carro sob o chassi, pelo menos com 6 centímetros de rebaixamento.
Francês / Frenched / Frenching: Embutir os faróis, luzes traseiras, placas, antenas de rádio, enfim, tudo para criar um visual limpo e exótico.
Emblemas: Todos os emblemas originais são removidos, ou seja, remover qualquer coisa que atrapalhe o visual limpo e aerodinâmico, prejudicando a aparência suave do carro. O processo de remoção de emblemas, guarnições é conhecido como "shaving”.
Acabamento: Necessário remover os acabamentos e forrações de fábrica, a ordem é sempre buscar linhas elegantes e sexys.
Calhas e fechaduras: Remover todas as calhas e trilhos para escoamento da água do teto e laterais do carro. Também são removidas as alças das portas e fechaduras, instalando interruptores elétricos em partes discretas, normalmente embaixo dos para-lamas ou painéis basculantes.
Grades: a grade original precisa ser fortemente modificada. Em muitos casos são substituídas por modelos de outros anos, modelos customizados, de outros modelos da marca ou até de outras marcas.
Para fechar o post um exemplo de um belo lead sled deslizando pelas ruas;

09/09/2017

Playlist Route 66 - Bonus Track

Já fechamos a nossa playlist para viajar pela rota 66, mas decidimos colocar mais um incentivo para começar a programar a sua viagem pela Rota 66...
  
If you ever plan to motor west,
Travel my way, take the highway, that's the best.
Get your kicks on Route 66.

It winds from Chicago to L.A.
More than 2000 miles all the way,
Get your kicks on Route 66.

Now you go through Saint Louie,
And Joplin, Missouri,
And Oklahoma City looks mighty pretty, you'll see...
Amarillo...
Gallup, New Mexico,
Flagstaff, Arizona,
Don't forget Winona,
Kingman, Barstow, San Bernadino.

Won't you get hip to this timely tip
When you make that California trip?
Get your kicks on Route 66.

Won't you get hip to this timely tip
When you make that California trip?
Get your kicks on Route 66...
Get your kicks on Route 66...
Get your kicks on Route 66!

Agora, só precisa escolher com quem você quer ouvir; Nat King Cole, Rolling Stones, Van Morrison, The Strypes e Depeche Mode...





02/09/2017

Dick Dean

Vamos falar de mais um importante designer e customizador do mundo Hot Rod; Richard Dean Sawitskas, ou simplesmente Dick Dean. Nasceu em 9 de fevereiro de 1933 em Wyandotte, Michigan, estudou desenho na “Theodore Roosevelt High School” e tinha como "grande" sonho de vida ser um modelista na Ford.
Seu pai, Vick Sawitskas, tinha uma revenda Nash onde Dick trabalhava e aprendeu as técnicas de funilaria, o trabalho também lhe trouxe muita frustração porque Dick acreditava que não existia nenhuma “liberdade criativa”. Aos 16 anos, em 1949, Dick comprou um Hupmobile 1941 por US$25,00, seu pai então o deixou modificar o carro como quis, ele trabalhou no carro por 2 anos até finaliza-lo. Para aumentar o seu rendimento ele fazia trabalhos extras de “pin striping” e rebaixava tetos, na época essas formas de customização ainda eram novidade e poucos dominavam tais técnicas. 
Após terminar o ensino médio mudou-se para Pasadena, Califórnia, para estudar no “Art Center College of Design” com o famoso designer automotivo Strother MacMinn.
Como muitos na sua idade seguiu a carreira militar, entrou na Força Aérea e serviu na guerra da Korea como operador de rádio. Em 1954, casou-se com Jeanne Schrader que conheceu durante o ensino médio.
Retornou para o Michigan após deixar a força aérea em 1956, trabalhou numa usina de aço até alugar um pequeno imóvel onde começou a personalizar carros por conta própria, a South End Kustoms. Manteve o negócio com muito custo até conhecer George Barris no Detroit Autorama de 1959.
Dean apresentou um Ford Hardtop, laranja e branco, 1957 chamado de “Orange Peel”, Barris adorou o carro e ofereceu um emprego para Dean na sua oficina em Los Angeles. Assim, em 1960, Dick Dean começou a trabalhar com George Barris com um salário de US$ 175,00 por semana.
Dragula
Em Los Angeles, Dean construiu a mais variada gama de veículos; dragsters, carros para estabelecer recordes de velocidade (como o “Goldenrod” e “Challenger” para Mickey Thompson), carros customizados, etc. Ele também trabalhou para Jack Ryan, da Mattel, por vários anos projetando miniaturas como ​​como "Blaze the Wonder Horse", “V-RROOM!” e o triciclo “X-15”.
Com George Barris construíram carros notáveis como o “Surf Woody” (projetado por Tom Daniel), X-PAK 400 e carros para a televisão e o cinema como “Munster Koach” e “Dragula” para o seriado “The Munsters” e carros para “Beverly Hillbillies” e “Mannix”.
Em 1966 ele trabalhou com outro gênio, Dean Jeffries, em vários carros de TV como o “Black Beauty” para o Besouro Verde e o “Monkeemobile” para seriado “The Monkees”.
SHALAKO
No final da década de 1960 Dick customizou muitos bugies com carrocerias de fibra de vidro (em especial Meyers Manx) e chassis VW com mecânica a ar, até que em 1968 criou o seu próprio modelo de produção, o Shalako. O Shalako foi capa de 7 revistas nacionais de carros, tinha portas de asa de gaivota e um para-brisa baixo e plano, depois foi criado um modelo chamado Shala-Vette, com nariz longo e portas convencionais.
Em 1985, Dean construiu a limusine mais longa do mundo com seu filho, Keith, o carro foi encomendado por Jay Ohrberg para uso promocional, o projeto foi construído em duas partes para poder ser despachado em contêineres para a Europa. O lado triste deste projeto foi que Dick sofreu um acidente e perdeu três pontas de dedos da mão esquerda, apesar disso ele continuou construindo outros carros e réplicas para Ohrberg.
Shala-Vete
Até a sua aposentadoria, em 2005, Dick Dean continuou construindo carros e trabalhou muitas vezes com Dean Jeffries, entre as suas criações podemos citar os carros da Death Race 2000 (1975), o Ford Explorer para Jurassic Park, o ECTO-1 de Ghostbusters e os carros do filme de James Bond “diamantes são eternos” o filme Flintstones. Muitos carros estão em exposição permanente no “Petersen Automotive Museum” em Los Angeles. 
Dick viveu com sua esposa Jeanne até a sua morte, em 10 de julho de 2008, deixou 6 filhos e muitos amigos como George Barris, Dean Jeffries, Gene Winfield e Bill Hines.
A sua oficina "South End Kustoms" continua em atividade sob a direção do seu Segundo filho Keith (Kid Dean). Ao longo de uma carreira de mais de 50 anos Dick Dean ficou conhecido como “sultan of chop” (algo como o sultão do corte), estima-se que tenha cortado mais de 1.000 carros, cerca de 400 destes foram Mercurys 1949 a 1951.
Entre os inúmeros prêmios e homenagens, ele foi indicado para 13 vezes para “Halls of Fame”, entre eles:
1963 - NHRA Rod & Custom Winter nationals Award of Excellence
1988 - Grand National Roadster Show Hall of Fame
1995 – Prêmio Theodore Roosevelt High School
1998 - Kustom Kemps of America Hall of Fame
1990 - AAAA Hall of Fame
2004 - San Francisco Rod, Custom, and Motorcycle Show Hall of Fame
2008 - Darryl Starbird's National Rod & Custom Car Hall of Fame

01/09/2017

Hot Poster - 1000 KM Spa

O nome da corrida já mudou, o traçado do circuito mudou, o formato da competição mudou (500km, 1000km, 6hs,...), as categorias (carros) que participam mudaram... 
Mas a magia desta corrida nesta pista fantástica não muda, deste 1953!!