11/04/2015

CAN-AM

Poucas categorias representam tão bem os “dias gloriosos do automobilismo” como a CAM-AN. A “Canadian American Challenge Cup” foi uma categoria que reuniu, como poucas, os ingredientes de sucesso; Disputas emocionantes, equipes criativas, carros brutais e desafiadores, grandes pilotos e proximidade de seu público.
A primeira temporada da CAN-AM ocorreu em 1966 sendo adotado o regulamento técnico do Grupo 7 da FIA, neste primeiro campeonato eram previstas duas corridas no Canadá (CAN) e quatro corridas nos Estados Unidos (AM). 
Vale ressaltar que o regulamento do Grupo 7 para carros esportes e protótipos era quase uma “força livre”; Não existia limitação de cilindrada para os motores, eram permitidos sistemas de sobrealimentação e turbos, aerodinâmica quase não tinha restrições, ou ,em outras palavras, era quase um “quem pode mais chora menos"! 
Em teoria, os carros enquadrados neste grupo deveriam ser mais adequados para corridas curtas, como subida de montanhas, do que provas longas ou de resistência, mas as corridas de carros-esporte e protótipos estavam se tornando populares nos Estados Unidos e Europa e os organizadores decidiram correr os riscos. 
Muitos construtores e grandes pilotos na época foram atraídos para a categoria, graças aos bons patrocinadores, suporte financeiro e técnico das fábricas e visibilidade garantida junto ao público. 
O fortalecimento da categoria foi natural, o resultado foi a criação de verdadeiras bestas com motores que, já naquela época, atingiam mais de 1.000 CV, algumas equipes alegavam que seus motores chegavam a 1.500 CV em classificação!!! Uau!😲
A era de ouro da série CAN-AM existiu por apenas nove anos, entre 1966 a 1974, mesmo assim a evolução dos carros e motores foi enorme, alguns números mostram isso; Em 1967 o piloto Bruce McLaren com um McLaren-Chevy M6A fez a pole no circuito de Elkhart Lake com o tempo de 2 min e 12,6 segundos com média de 108,597 MPH, em 1973 o piloto Mark Donohue a bordo de um Porsche 917/30 com motor Turbo cravou 1 min e 57,51 segundos e média de 122,534 MPH. 
Qual outra categoria conseguiu diminuir em seis anos o tempo da pole no mesmo circuito em 15 segundos???
As seis corridas do primeiro campeonato, em 1966, foram; Saint Jovite, Bridgehampton, Mosport, Laguna Seca, Riverside e Stardust Raceway em Las Vegas, o campeão foi John Surtees com uma Lola T70 da sua própria equipe, ele venceu 3 corridas; Saint Jovite, Riverside e Las Vegas. 
Os seus grandes rivais naquele ano foram Mark Donohue, com outro Lola, da equipe Penske e Bruce McLaren que já tinha equipe própria e construía seus carros. 
Muitos pilotos considerados fora de série na época participaram da CAN-AM, além dos já citados, temos Dan Gurney, George Follmer, Charlie Kemp, Jo Siffert, Mario Andretti, Denny Hulme, Jacky Ickx, Jim Hall, Phil Hill, Jackie Oliver, Peter Revson e Gilles Villeneuve... 
Além das equipes que eram o topo do automobilismo mundial na época, como McLaren, Lola, BRM, Porsche e Shadow, dá para imaginar como era o nível e o show das corridas!
Como já citamos, o regulamento tinha poucas restrições e com isso a categoria sempre esteve na vanguarda na inovação e tecnologia. Podemos citar os exemplos como os carros da equipe Chaparral, responsáveis por grandes inovações aerodinâmicas e do conceito de efeito solo, ou da Porsche com o primeiro motor “turbo” realmente confiável. 
Após o domínio inicial da Lola, em 1966, os carros da McLaren começaram a fazer história a partir do modelo M1A com Bruce McLaren e Chris Amon. Em 1967 a equipe McLaren lançou o M6A e perpetuou a cor laranja como característica única da equipe, este modelo trazia entre outras inovações o monocoque de alumínio e motores Chevrolet “small block”. 
O domínio da equipe Mclaren persistiu até 1970, mesmo após Bruce McLaren perder a vida a bordo de um M8D durante um teste em Goodwood em 02 de junho de 1970, esse período de dominação ficou conhecido como "Bruce e Denny Show!”.
Porém, tudo isso mudou com a aparição dos Porsche 917 derivado dos modelos que competiam, e arrasavam, em Le Mans. Os Alemães tornaram-se praticamente imbatíveis, para ter uma ideia no campeonato de 1973 o piloto Mark Donohue com um 917/30 fez a pole nas 8 etapas do campeonato, sendo campeão após conseguir 6 vitórias. 
Os campeões da era de "ouro" da CAN-AM
Após a retirada da Porsche no final de 1973, a equipe Shadow dominou a última temporada antes da categoria desaparecer na sua forma tradicional em 1974. 
Infelizmente, a categoria também foi vítima da crise do petróleo e da recessão na América do Norte do começo dos anos 1970. Com custos cada vez mais altos e menor apoio das fábricas e patrocinadores, a última corrida programada para a temporada de 1974 nem chegou a ser acontecer. 😟
Uma nova série CAN-AM revista foi lançada em 1977, desta vez baseada nas regras da Fórmula A/5000 com construtores como Lola, March e vários outros menores. Para ampliar o apelo também foi criada uma classe com motores 2.000 cm3. 
A “nova” série atingiu seu ápice no início dos anos 80, mas foi perdendo espaço para os IMSA GTP e categorias de fórmula como a CART Indycar, por fim acabou sendo incorporada pela IMSA em 1980.
O nome “CAN-AM” reapareceu em 1998 após uma dissidência da IMSA, o “Road Racing Campionship USA” lançou uma nova categoria de protótipos e apesar do mesmo nome não havia nada semelhante, nem mesmo o espírito desafiador, com isso a série desapareceu definitivamente em 1999.
Olhando os vídeos abaixo dá para ter um gostinho do que era uma corrida de CAN-AM.




ANO PILOTO   EQUIPE    CARRO
1966 John Surtees Team Surtees Lola T70-Chevrolet
1967 Bruce McLaren Bruce McLaren Motor Racing McLaren M6A-Chevrolet
1968 Denny Hulme Bruce McLaren Motor Racing McLaren M8A-Chevrolet
1969 Bruce McLaren Bruce McLaren Motor Racing McLaren M8B-Chevrolet
1970 Denny Hulme Bruce McLaren Motor Racing McLaren M8D-Chevrolet
1971 Peter Revson Bruce McLaren Motor Racing McLaren M8F-Chevrolet
1972 George Follmer Penske Racing Porsche 917/10
1973Mark Donohue Penske Racing Porsche 917/30KL
1974 Jackie Oliver Shadow Racing Cars Shadow DN4A-Chevrolet
1975 Não houve campeonato
1976 Não houve campeonato
1977 Patrick Tambay Haas-Hall Racing Lola T333CS-Chevrolet
1978 Alan Jones Haas-Hall Racing Lola T333CS-Chevrolet
1979 Jacky Ickx Haas-Hall Racing Lola T333CS-Chevrolet
1980 Patrick Tambay Haas-Hall Racing Lola T530-Chevrolet
1981 Geoff Brabham Team VDS Lola T530-Chevrolet/VDS 001-Chevr.
1982 Al Unser Jr. Galles Racing Frissbee GR3-Chevrolet
1983 Jacques Villeneuve Canadian Tire Frissbee GR3-Chevrolet
1984 Michael Roe Norwood/Walker VDS 002-Chevrolet/VDS 004-Chevr.
1985 Rick Miaskiewicz Mosquito Autosport Frissbee GR3-Chevrolet
1986 Horst Kroll Kroll Racing Frissbee KR3-Chevrolet
1987 Bill Tempero Texas American Racing Team March 85C-Chevrolet
CLASSE 2 Litros
ANO PILOTO   EQUIPE    CARRO
1979 Tim Evans Diversified Eng. Services Lola T290-Ford
1980 Gary Gove Pete Lovely VW Ralt RT2-Hart
1981 Jim Trueman TrueSports Ralt RT2-Hart
1982 Bertil Roos Elite Racing Marquey CA82-Hart
1983 Bertil Roos Roos Racing School Scandia B3-Hart
1984 Kim Campbell Tom Mitchell Racing March 832-BMW
1985 Lou Sell Sell Racing March 832-BMW 

Nenhum comentário: