27/04/2015

Robert Williams - Mr. Bitchin

Robert Wandell Williams, ou simplesmente Mr. Bitchin, nasceu em 2 de março de 1943, em Albuquerque no estado de Novo México. Desde cedo interessou-se por arte, desenho e pintura, adorava o “German Pickelhauben” que eram aquelas pontas colocadas no topo dos capacetes dos militares alemães, provavelmente esta influência veio no colégio militar “Stark Military Academy” onde cursou o primeiro grau. 
Seu pai era dono de um drive-in chamado "The Parkmore," o local era muito frequentado por Hot Rodders e isso, definitivamente, marcou a influência da cultura automotiva na vida de Williams. 
Em 1955, com apenas 12 anos de idade ganhou do seu pai o seu primeiro carro, um Ford Coupe 1934. No ano seguinte, após a separação dos pais, foi morar com a sua mãe em Alburquerque e a sua juventude passou por momentos difíceis. Se envolveu com delinquentes e gangues que naquela época eram presentes no movimento rebelde dos Hot Rods. Chegou a ser expulso da escola e quase foi para a cadeia.
Esta situação o obrigou a mudar de vida, em 1963 aos 20 anos mudou-se para Los Angeles que então era o grande centro da Kultura Kustom e dos Hot Rods. Voltou estudar arte no "Los Angeles City College" e foi lá que conheceu sua futura esposa, Suzanne Chorna.
Mega Cycle
Em 1965, após o seu casamento com Suzanne, largou os estudos e começou a trabalhar como ilustrador e desenhista até conseguir o seu emprego dos sonhos no estúdio de ninguém menos que Ed "Big Daddy" Roth. Kenny "Von Dutch" Howard também tinha grande proximidade com Roth, assim os dois foram responsáveis por grande influência artística no trabalho de Robert Williams.
Williams começou o trabalho para Roth produzindo gráficos e anúncios, no final dos anos 1960 também começou a criar os seus surreais desenhos "Super cartoon", como "Appetite For Destruction" e "In The Land Of Retinal Delights", as obras foram bem recebidas pelo público e vendiam bem, apesar da produção ser muito cara e demorada, em torno de um ano.
Robert também trabalhou com Ed Roth na criação de alguns dos seus lendários carros. No “Mega Cycle” de 1967 ele teve a ideia de um nome bem original para o projeto: "Captain Pepi's Motorcycle & Zeppelin Repair". Mas, decidiram mudar o nome para “Mega Cycle” após algumas fortes sugestões dos promotores dos Shows onde o carro seria apresentado...
Robert também trabalhou na construção do “Globe Hopper” de 1987, o nome também foi ideia sua.
Após o fechamento do estúdio de Roth, Williams reforçou a suas influências psicodélicas, juntou-se ao grupo de artistas “underground” que criou o ZAP Comix, participaram deste movimento artistas importantes da época como Robert Crumb, S. Clay Wilson, Gilbert Shelton e Victor Moscoso. Em 1969 ele criou o anti-herói underground, Coochy Cooty. 
Após o movimento Hot Rod perder um pouco de energia, ele acabou se envolvendo menos com os carros levando-o a experimentar novas influências. 
Na década de 1980, Williams aderiu ao movimento Punk Rock e cativou o um grande público, criou livros, imagens e personagens vibrantes, sexys e ultra-violentos. A sua notoriedade como artista aumentou muito após  a obra "Appetite for Destruction" ser usada na capa do álbum homônimo do Guns n’ Roses em 1987. 
Durante a década de 1990 a popularidade e notoriedade do seu trabalho também cresceu entre críticos e as galerias de vanguarda como Billy Shire's La Luz de Jesus Gallery, Zero One Gallery e Tamara Bane Gallery. Hoje famosos colecionadores de arte contemporânea como Nicolas Cage, Leonardo DiCaprio, Artie Shaw, Debbie Harry, Anthony Kiedis, Ed Ruscha e Timothy Leary são grandes admiradores da arte de Robert Williams. 
Atualmente, Robert Williams vive em San Fernando Valley, na Califórnia com sua a esposa Suzanne que também é artista plástica.





Nenhum comentário: