09/03/2014

Dean Moon

Um dos maiores ícones e “Hot Rodders” da história! Esta afirmação é pouco resumir quem foi Dean Moon. 
Dean nasceu em 01 de maio de 1927 em New Richland, Minnesota, seu pai Dallas Moon foi jogador profissional de beisebol e levou a família para viver em Norwalk no sul da Califórnia durante a Grande depressão, após se estabelecerem abriram um café, Moon´s Café, em Santa Fé Springs. 
Dean foi mecânico, construiu e correu com seus carros nos lagos secos como El Mirage e Bonneville Salt Flats.
Desde cedo, Dean se dedicou em desenvolver peças inovadoras para melhorar o desempenho, qualidade e a segurança das corridas, mas também soube aliar suas paixões com um apurado senso de negócios, foi assim que em 1950 com apenas 23 anos fundou a MOON Equipments (http://www.mooneyes.com/), uma empresa que se tornou ícone do mundo Hot Rod até os dias atuais.
Naquela época pioneira a maioria dos “hot rodders” utilizava modelos Ford T, mas Moon começou com um Austin, que tinha fama de problemático por estourar bielas, ele conseguiu resolver estes problemas e acabou atraindo muitos clientes.
Logo depois desenvolveu suas primeiras peças “hop up”, um bloco de motor projetado para equalizar a pressão do combustível de vários carburadores, em seguida surgiram outros produtos como discos de roda de alumínio, tanques de gasolina de alumínio e o inconfundível pedal do acelerador em forma de pé.
Além de inovação e qualidade, Moon trouxe carisma para as corridas de arrancada, seus carros eram rápidos e sempre utilizavam a assinatura visual Mooneyes, de cor amarela chamativa e muita cromagens.
Em 1960, a Mooneyes incorporou a fabricante de ignições e eixos de comando POTVIN, do seu amigo Chuck Potvin. Dois anos depois, em 1962, a Mooneyes mudou sua sede para Santa Fe Springs, na Califórnia, onde operam até hoje.
Os primeiros AC Shelby Cobra lançados nos Estados Unidos, em fevereiro de 1962, por Carroll Shelby foram equipados com um motor Ford V8, mas a transmissão era projeto de Dean Moon.
Moon também teve participação em um carro inesquecível para muitos, foi que adaptou o motor Ford 429 de corrida para o carro conceito Lincoln Futura, que se tornou o famoso Batmóvel usado na série de televisão Batman e Robin (o carro foi criação de George Barris e assunto para outro post futuro!)..
Em 1963, Moon foi um dos fundadores e o segundo presidente da SEMA, organização que atualmente é responsável pela maior feira do mundo dedicada aos negócios de Hot Rods, Customização e  equipamentos de performance, que ocorre anualmente em Las Vegas.
A Moon Equipments teve uma paralisação em suas atividades, após a morte de Dean em 4 de junho de 1987, mas no início da década de 1990 um amigo próximo de Dean e representante da marca Mooneyes no Japão, Shige Suganuma, reiniciou as atividades da empresa, dando continuidade a tradição e legado da marca.
Os novos proprietários mantiveram a Mooneyes EUA em seu mesmo local, em Santa Fe Springs, muitos produtos das linhas originais da Mooneyes são fabricados ainda hoje e são muito procurados por restauradores e fabricantes de antigos Hot Rods.
Definitivamente, o logotipo "Mooneyes" é parte da história!!

Um comentário:

Anderson disse...

Olá Sou Manamun, Quando eu vi uma foto muito antiga de uma corrida de motocicletas projetada com motor de automóveis , vi no capacete do piloto dois olhos , aí fiquei imaginando oque será aquele desenho , fui pesquisar e descobri o que realmente representava ....Andei comprando alguns adesivos pois curti demais ....(14/09/2023 )