02/08/2014

Dean Jeffries

Filho de um mecânico apaixonado por corridas, Edward "Dean" Jeffries nasceu em nasceu 2 dezembro de 1935, em Osage, Iowa. Sua família mudou-se para Compton, Califórnia, onde cresceu até entrar com 17 anos para o exército dos Estados Unidos durante a Guerra da Coréia.  Sua unidade ficou estacionada na Alemanha e lá viu alguns colegas pintando listras em pianos e móveis personalizados. Ele dominou a arte de “striping” usando pincéis finos e uma mão firme, não demorou muito tempo e testou a sua técnica em carros.
Dean tinha grande proximidade com Kenny “Von Dutch” Howard, os dois se tornaram conhecidos como Von Dutch e "The Kid", foi com Von Dutch que Jeffries realmente aprimorou a técnica de striping. Kenny costumava pintar um terceiro olho na testa e isso deu a Jeffries uma ideia, ele desenhou o famoso logotipo com um globo ocular e asas “Flying Eyeball” em 1951.
Foi o vizinho de Jeffries, Troy Ruttman que também era piloto, que o ajudou a entrar na equipe JC Agajanian para pintar os carros que correriam na Indy 500 de 1953. Jeffries fez uma pintura no estilo pinstriping, incomum para um carro de corrida na época, mas levou a Mobil Oil a contrata-lo nos anos seguintes para pintar muitos outros carros da Indy.
Jeffries também pintou muitos capacetes de pilotos de corrida como de Jim Rathmann, Parnelli Jones e AJ Foyt, alguns dizem que foi ai que nasceu a tradição de personalização dos capacetes dos pilotos. O ator James Dean foi um dos seus primeiros e mais famosos clientes, Jeffries pintou o Porsche 550 Spyder "Little Bastard" que Dean dirigia ao sofrer o seu acidente fatal em 1955.
Depois disso, em 1962, Jeffries trabalhou na empresa de Carroll Shelby na Cobra e já nesta época era considerado um dos melhores pintores de carros personalizados, foi o pioneiro da pintura de chamas em carros.
MANTARAY
Ele também se tornou um construtor “custom-built” de veículos especiais e vários foram usados produções de Hollywood e ficaram famosos, tais como o Mantaray (de série Bikini Beach, 1963), Black Beauty (do Besouro Verde), o Monkeemobile, o Landmaster de Damnation Alley (1977) e também o buggy roubado por James Bond no filme “Diamantes são eternos”.  O carro de “Uma Cilada para Roger Rabbit” também foi uma criação de Jeffries.
Jeffries também trabalhou muito tempo como autônomo com George Barris na Barris Kustom, ele estava no projeto e fabricação inicial do Batmóvel da série de TV (1966), mas como o estúdio queria o carro mais cedo do que ele poderia entregar, Barris passou o projeto para Bill Cushenbery finalizar o trabalho de fabricação.
BLACK BEAUTY
Jeffries e George Barris tiveram uma rivalidade pessoal e profissional durante quase 40 anos, muito disso porque Jeffries acusava Barris de tomar para si o crédito de carros personalizados, que na verdade teriam sido construídos por Jeffries.
É difícil identificar quem foi o “pai biológico” de tantas técnicas e estilos criados no mundo Hot Rod, os ícones do Hot Rod e Kultura Kustom (Ed Roth, Kenny Howard, George Barris, Dick Dean, Dean Moon, etc) conviveram juntos e muita coisa acontecia ao mesmo tempo, talvez seja algo que colocavam na água da Califórnia nos anos 1950 e 1960 para reunir tanta criatividade no mesmo lugar!! 
Mas isso não importa, o mais importante é que de fato Jeffries foi responsável por introduzir estilos e técnicas de pinturas especiais que são utilizadas até hoje, realmente ele revolucionou a personalização de carros!
Na sua vida pessoal, ele foi casado por 3 vezes e teve 3 filhos (Helen, Darwin e Kevin), em 2001 recebeu uma indicação e foi eleito para Hall of Fame do Cruisin'. 
Jeffries morreu aos 80 anos enquanto dormia, aconteceu em sua casa em Hollywood no dia 5 de maio de 2013...

Nenhum comentário: