Filho
de um mecânico apaixonado por corridas, Edward "Dean" Jeffries nasceu
em nasceu 2 dezembro de 1935, em Osage, Iowa. Sua família mudou-se para
Compton, Califórnia, onde cresceu até entrar com 17 anos para o exército dos
Estados Unidos durante a Guerra da Coréia. Sua unidade ficou estacionada
na Alemanha e lá viu alguns colegas pintando listras em pianos e móveis
personalizados. Ele dominou a arte de “striping” usando pincéis finos e uma mão
firme, não demorou muito tempo e testou a sua técnica em carros.
Dean tinha
grande proximidade com Kenny “Von Dutch” Howard, os dois se tornaram conhecidos
como Von Dutch e "The Kid", foi com Von Dutch que Jeffries realmente
aprimorou a técnica de striping. Kenny costumava pintar um terceiro olho na
testa e isso deu a Jeffries uma ideia, ele desenhou o famoso logotipo com um
globo ocular e asas “Flying Eyeball” em 1951.
Foi o
vizinho de Jeffries, Troy Ruttman que também era piloto, que o ajudou a entrar
na equipe JC Agajanian para pintar os carros que correriam na Indy 500 de 1953.
Jeffries fez uma pintura no estilo pinstriping, incomum para um carro de
corrida na época, mas levou a Mobil Oil a contrata-lo nos anos seguintes para
pintar muitos outros carros da Indy.
Jeffries
também pintou muitos capacetes de pilotos de corrida como de Jim Rathmann,
Parnelli Jones e AJ Foyt, alguns dizem que foi ai que nasceu a tradição de personalização
dos capacetes dos pilotos. O ator James Dean foi um dos seus primeiros e mais
famosos clientes, Jeffries pintou o Porsche 550 Spyder "Little
Bastard" que Dean dirigia ao sofrer o seu acidente fatal em 1955.
Depois disso,
em 1962, Jeffries trabalhou na empresa de Carroll Shelby na Cobra e já nesta
época era considerado um dos melhores pintores de carros personalizados, foi o
pioneiro da pintura de chamas em carros.
MANTARAY |
Jeffries
também trabalhou muito tempo como autônomo com George Barris na Barris Kustom,
ele estava no projeto e fabricação inicial do Batmóvel da série de TV (1966),
mas como o estúdio queria o carro mais cedo do que ele poderia entregar, Barris
passou o projeto para Bill Cushenbery finalizar o trabalho de fabricação.
BLACK BEAUTY |
Jeffries e
George Barris tiveram uma rivalidade pessoal e profissional durante quase 40
anos, muito disso porque Jeffries acusava Barris de tomar para si o crédito de
carros personalizados, que na verdade teriam sido construídos por Jeffries.
É difícil
identificar quem foi o “pai biológico” de tantas técnicas e estilos criados no
mundo Hot Rod, os ícones do Hot Rod e Kultura Kustom (Ed Roth, Kenny Howard,
George Barris, Dick Dean, Dean Moon, etc) conviveram juntos e muita coisa
acontecia ao mesmo tempo, talvez seja algo que colocavam na água da Califórnia
nos anos 1950 e 1960 para reunir tanta criatividade no mesmo lugar!!
Mas isso não importa, o mais importante é que de fato Jeffries foi responsável por introduzir estilos e técnicas de pinturas especiais que são utilizadas até hoje, realmente ele revolucionou a personalização de carros!
Mas isso não importa, o mais importante é que de fato Jeffries foi responsável por introduzir estilos e técnicas de pinturas especiais que são utilizadas até hoje, realmente ele revolucionou a personalização de carros!
Na sua vida pessoal, ele foi
casado por 3 vezes e teve 3 filhos (Helen, Darwin e Kevin), em 2001 recebeu uma indicação e foi eleito para
Hall of Fame do Cruisin'.
Jeffries morreu aos 80 anos enquanto dormia, aconteceu em sua casa em Hollywood no dia 5 de maio de 2013...
Jeffries morreu aos 80 anos enquanto dormia, aconteceu em sua casa em Hollywood no dia 5 de maio de 2013...
Nenhum comentário:
Postar um comentário