21/08/2014

Vanwall

O início da década de 50 marcou a consolidação da F1 como elite do automobilismo mundial, grande parte deste sucesso aconteceu porque os melhores pilotos da época (Fangio, Ascari, Farina ou Hawthorn) estavam na F1, mas também foi muito importante a participação direta das grandes montadoras de então, como Mercedes, Alfa Romeo, Maserati e Ferrari. 
Isso queria dizer que se você quisesse vencer na F1, teria que estar em um dos carros oficiais da Mercedes e seus flecha de prata ou dos carros vermelhos italianos. 
Já o final da década de 1950 e início da década de 1960 marcou um outro importante período, de transição técnica e esportiva, com o início da utilização dos motores traseiros e o nascimento de importantes equipes “garagistas”, principalmente no Reino Unido, como BRM, Cooper e a VANWALL.
A equipe foi fundada pelo magnata Tony Vandervell, o nome da equipe derivou da combinação do nome do proprietário com o nome da sua empresa rolamentos “Thinwall” em Acton, Londres. Os primeiros carros de corrida da equipe nada mais eram do que modelos Ferrari rebatizados de "Thinwall Specials". 
A equipe construiu seus primeiros carros para a temporada de 1954, o projeto do chassi foi de Owen Maddock e a construção pela Cooper Car Company. Uma particularidade interessante foi o motor de 2 litros projetado por Leo Kuzmicki, que era engenheiro da fabricante de motocicletas Norton. Na realidade o motor nada mais era do que a junção de quatro motores Manx monocilíndrico de 498 cc, o cabeçote era cópia da Norton e a alimentação ficava a cargo de quatro carburadores de motocicleta Amal. 
No final da temporada de 1955 era consenso que a grande fragilidade da equipe estava no chassis, então para melhorar a situação dizem que um motorista da equipe sugeriu ao próprio Vandervall contratar os serviços de um jovem amigo e talentoso projetista. O nome do tal projetista era Colin Chapman! 
Com as coisas se desenvolvendo, Stirling Moss decidiu entrar para a equipe em 1957 e junto com ele vieram os também talentosos ingleses Tony Brooks e Stuart Lewis-Evans. Veio a primeira vitória no Grande Prêmio da Inglaterra de 1957, com Moss e Brooks com o modelo VW 5. 
A Vanwall tornou-se a primeira equipe britânica a construir um carro e vencer uma corrida de F1, eternizando a cor “British Green” como marca das equipes inglesas. Também foi a primeira equipe a vencer o recém-criado campeonato mundial de construtores da F1 em 1958, não foi pouco! 
O ano de 1958 foi o melhor da equipe, além de sagrar-se campeã de construtores os seus pilotos Stirling Moss e Tony Brooks foram respectivamente segundo e em terceiro no mundial de pilotos, venceram três corridas cada (Moss venceu na Holanda, Portugal e Marrocos e Brooks na Bélgica, Alemanha e Itália). Moss perdeu para Mike Hawthorn da Ferrari por apenas um ponto, mas o mais triste da temporada foi o acidente fatal de Lewis-Evans na última corrida do ano em Marrocos. 
Infelizmente, este também foi o ano que marcou o começo do declínio da equipe, om a saúde debilitada Vandervell foi aconselhado a descansar e a equipe foi perdendo o seu entusiasmo, até encerrar a sua participação na F1 em 1961, quando chegou a se apresentar com um carro com motor traseiro. 
Em 2003 a marca Vanwall Cars foi resgatada e chegaram a produzir o modelo GPR V12, um carro monoposto legalizado para estradas e outro similar de dois lugares. 
Mesmo sendo curta, foi escrito uma bela história daquela que muitos consideram como a equipe que construiu os melhores carros de F1 com motor traseiro. 
Os números do time na F1; 
1957 – 6 corridas, 2 poles, 3 vitórias e 4 pódios. 
1958 – 9 corridas, 5 poles, 6 vitorias e 9 pódios (campeã de construtores da F1, vice-campeã de pilotos)

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