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Então, vamos tentar reparar este hiato e dar crédito a quem merece...
A Chaparral Cars foi uma fabricante e equipe americana de corridas,
construíram carros de sucesso durante as décadas de 1960 até 1970, em especial
na série CANAM. A empresa foi fundada em 1962 por Hap Sharp e pelo
lendário Jim
Hall, o nome veio da combinação sonora de “Sharp” e”Hall”, na verdade “Chaparral”
é nome de uma planta muito conhecida na Espanha.
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Chaparral 1 |
Como equipe de corridas fez grande sucesso e inovação.
O Chaparral 2 já utilizava a “inovadora” fibra de vidro, o Chaparral 2C utilizou um chassi de alumínio, foram eles que introduziram carros com defletores de ar, asas e o conceito de efeito solo (Chaparral 2J CANAM de 1966). Toda essa inovação garantia um visual único e marcante nos seus carros, além do espanto pela velocidade que eles atingiam.
O Chaparral 2 já utilizava a “inovadora” fibra de vidro, o Chaparral 2C utilizou um chassi de alumínio, foram eles que introduziram carros com defletores de ar, asas e o conceito de efeito solo (Chaparral 2J CANAM de 1966). Toda essa inovação garantia um visual único e marcante nos seus carros, além do espanto pela velocidade que eles atingiam.
Na verdade o Chaparral 1 foi construído por Troutman e
Barnes, Jim Hall foi cliente entre 1957 e 1961, comprava modelos para correr
até que decidiu se unir a Sharp para construir seus próprios carros em 1962, pediram
permissão para Troutman e Barnes usar o nome de Chaparral. Os carros produzidos projetados a partir daí
foram chamados de “2”.
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Chaparral 2D |
O modelo 2D foi a primeiro modelo de cabine fechada, projetado para corridas de endurance. Em 1966 um 2D venceu em 1000 km de Nürburgring com Phil Hill e Joakim Bonnier, modelo era equipado com um motor Chevrolet de 327 polegadas (5,3 litros) em liga de alumínio, capaz de produzir 420 cavalos em um carro de apenas 924 kg.
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Chaparral 2J |
Jim Hall utilizou como poucos as suas habilidades de engenheiro,
abordava os problemas de forma metódica junto aos parceiros como Chevrolet e
Firestone, transformando em arte a afinação de um carro de corrida. Ele foi o
responsável pelo primeiro sistemas de aquisição de dados que foram usados para pesquisa
e desenvolvimento pela GM.
Além do sucesso nos campeonatos da SCCA/CASC Can-Am series
nas décadas de 1960 e 1970, venceram as 500 Milhas de Indianápolis de 1980 com Johnny
Rutherford l, a equipe deixou o automobilismo em 1982.
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