05/01/2018

What´s your name? Viúva Negra

Lançada em 1973 e produzida até 1993, a Yamaha RD 350 marcou época nas ruas e nas pistas, inclusive pelo polêmico apelido que recebeu: Viúva Negra.
A designação RD vem de “Road Developed”, traduzindo para algo como “feita para disputas”, no Brasil o modelo fez muito sucesso entre 1974 e 1976, quando o mercado foi fechado para importações de carros e motos. 
O modelo importado tinha o tradicional motor de 2 tempos de apenas 347 cm3 e 3,8 mkgf de torque, era uma moto muito potente desenvolvendo 39 cv a 7.500 rpm, com apenas 143 kg de peso atingia a velocidade máxima de 166 km/h e acelerava de 0 a 100 km/h em torno de 7 segundos, deixava para trás até algumas motos maiores.
Era quase uma moto de competição feita para andar nas ruas, mas o que a tornava desafiadora era a sua curva de torque, em baixa rotação era quase nula, mas a partir de 5.000 rpm ocorria uma “explosão” de potência. Além de acelerar forte e encarar bem as curvas rápidas, a estupida curva de potência da moto exigia muita habilidade para lidar com os freios e o motor 2 tempos nas reduções e retomadas. 
Estas características não eram nada simples de domar, principalmente no mercado brasileiro onde não eram oferecidos outros modelos com as mesmas características, tais exigências levaram muita gente boa para o chão, infelizmente com várias vítimas fatais. 
Daí a origem do seu apelido e por ele ter ficado cada vez mais forte.
Em 1986 a moto passou a ser produzida no Brasil, mas já sem tanta bestialidade e com muitas mudanças visuais, incluindo uma carenagem semi-integral (urgh!). 
Difícil dizer se o apelido ajudou ou prejudicou as vendas da moto, o fato é que ajudou a criar um mito, afinal ser dono de uma viúva negra era também sinônimo de ser um piloto hábil e corajoso.
Coisas do bicho homem....

Nenhum comentário: