15/03/2019

Edelbrock (Parte 2)

Continuamos com a saga da Edelbrock...
Logo após o término da segunda guerra foi formada uma associação chamada CRA “California Roadster Association”, o objetivo desta entidade era organizar as corridas de roadsters e midgets em pistas ovais e as tentativas de recordes de velocidade nos lagos secos. 
Iniciativas como essa ajudavam o aumento da demanda por peças de performance e a Edelbrock, por sua vez, começava a levar vantagem sob os concorrentes, pois, além da sua qualidade, era uma das poucas as empresas que tinham peças disponíveis para atender rapidamente as encomendas.
Em 1946 eles lançaram o primeiro catálogo da empresa chamado de “Edelbrock Power and Speed Equipment”, para isso contaram com a ajuda do editor Pete Petersen (fundador do "Petersen Automotive Museum" em 1994).
Já nessa época muitos pilotos famosos, incluindo dois vencedores da Indy 500, eram membros da equipe Edelbrock, entre eles; Walt Faulkner, Perry Grimm, Cal Niday, Danny Oakes, Harry Stockman, Bill Vukovich, Rodger Ward e Bill Zaring.
A Edelbrock foi pioneira em muitas coisas, em 1948 foram os primeiros a usar o dinamômetro de motores, no ano seguinte se mudaram para um prédio de 460 m2 para conseguir aumentar a produção e lançar novos produtos. Carros com peças Edelbrock dominaram os lagos secos da California até chegarem ao Bonneville Speedway, no início do anos 1950.
Em Bonneville a rotina de quebra de (muitos) recordes continuou e Vic estabeleceu novas parcerias, como Alex Xydias da So-Cal e Don Waite (que virou vice-presidente de engenharia da Edelbrock de 1990 a 1995). 
Foi lançado um novo catálogo da Edelbrock que oferecia uma nova linha de linha de cabeçotes, coletores de admissão, volantes, pistões e comando de válvulas para Fords, Mercurys e Lincolns. Também trazia uma inovação oferecendo peças de terceiros como Paul Scheifer, Ed Iskenderian, Harmon & Collins e Ed Winfield.
Até 1955 Edelbrock fazia peças apenas para linha Ford (Ford, Mercury e Lincoln), mas teve que se render a Chevrolet com a chegada e sucesso do seu novo motor Small-Block (conhecido como Gen I). 
Vic Edelbrock Jr.
Após alguma experimentação e alguns recordes, para variar, em 1958 foi lançada uma linha de coletores para motores Pontiac e também para Chrysler. 
Neste ano Vic Edelbrock Jr. se formou em Administração pela USC, Jr. estava cada vez mais atuante no controle da empresa.
Infelizmente, em 1962, Victor Edelbrock Sr. faleceu em decorrência de um câncer com apenas 49 anos de idade, ele deixou a controle da empresa com dez leais funcionários e, na época, as vendas anuais giravam em torno de US$450.000,00, que eram valores bem "interessantes" para a época. 
Rapidamente o controle da empresa passou de vez para o filho de Vic Sr., Vic Edelbrock Jr. que tinha apenas 26 anos de idade na época.
Mas tem mais, aqui finalizamos esta bela história...

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