12/08/2020

PIN-UPs

A arte "pin-up" 
(ou "poster" numa tradução literal para o português) tem muita afinidade com o universo Hot Rod e a Kultura Kustom, pode ser apenas pelo visual ou gosto, mas é inegável que uma modelo "pin-up" fica muito bem ao lado de um carro ou moto customizada.
Esta forma de expressão e arte é bem mais antiga que a aparição destes movimentos, existem registros de "pin-ups" desde a década de 1890. 
Nesta época artistas e principalmente atrizes burlescos (*) divulgavam seus shows e eventos através de desenhos, pinturas, fotografias e ilustrações publicadas em revistas, jornais, cartazes, calendários e até cartões postais. 
Na virada do século XX, com a fotografia cada vez mais popular, os trabalhos passaram a ter um mercado próprio, os modelos "pin-up" passaram a ser atrizes famosas e bonitas cujos trabalhos eram divulgados em exibições informais, como diz o termo, para serem pendurados em uma parede. 
No período da WWI artistas como "Miss Fernande", supostamente Fernande Barrey, fizeram muito sucesso entre soldados de ambos os lados do conflito. 
Miss Fernande
Nessa época as fotos e desenhos "pin-up" passaram a exibir mais sensualidade, grandes decotes e até nudez frontal, ficando conhecidas como "cheesecake", uma gíria americana para imagens de mulheres seminuas ou nuas.
Tais imagens bateram de frente com grandes tabus do início do século XX, afinal os conceitos sobre sexualidade e visibilidade pública desta época eram muito diferentes dos dias atuais...
Depois de um período de menor relevância e polêmica, as "pin-up" reapareceram com força em 1941, não por acaso durante o sombrio período da WWII e após os Estados Unidos se envolverem de fato no conflito. 
Atrizes famosas passaram a ser desenhadas e fotografadas em pôster e estes vendidos para entretenimento pessoal. Uma das personalidades "pin-up" mais populares desta época foi Betty Grable, cuja foto ou pôster era quase obrigatória nos armários ou mochilas dos soldados americanos.
Ilustração de Betty Grable
Outra manifestação que se popularizou na época de WWII foi utilizar "pin-ups" como inspiração para pinturas "nose art", os desenhos usados para batizar aviões e blindados de combate (falamos desse assunto aqui), hoje em dia vemos muito desta inspiração para batizar um hot-rod ou moto customizada.
O estilo "pin-up" da década de 1940 ficou conhecido como "beleza natural", porque existiam poucos recursos disponíveis para elaborar as imagens (roupas, maquiagem, recursos técnicos), e acabou sendo o estilo determinante das formas e estilo "pin-ups" que vemos nos dias atuais.
Entretanto, se engana quem pensa que existiam apenas mulheres "pin-ups", os "pin-ups" masculinos ficaram conhecidas como "bife" e, apesar de não fazer tanto sucesso, vários famosos como James Dean foram retratados neste estilo.
As imagens "pin-up" sempre provocavam muitas críticas, principalmente das feministas que, já na década de 1950, alegavam corromper a moralidade social e a dignidade feminina, diziam que tais "exibições sexuais públicas" atentavam contra os padrões morais. 
Com o final da WWII, milhares de soldados voltaram para casa e com eles vieram traumas e novos costumes, acelerando transformações sociais e econômicas.
Novos movimentos foram incorporados na cultura popular, principalmente nos EUA, tais como a Kultura Kustom, Hot Rods, centenas de motorcycle clubs, na Europa o movimento café racer e tantos outros.
Acabou sendo natural a modelagem "pin-up" tornar-se uma subcultura neste universo, voltando ao nosso "gear world" foi ficando muito comum pintar figuras no estilo "pin-up" para complementar o visual de carros e motos customizadas, principalmente nas personalizações que seguem estilos mais originais dos anos 1940, 1950 ou rat hod. Vamos lembrar que muitos pioneiros da customização da época serviram na WWII.
O estilo e ousadia "pin-up" é presente entre os membros das diversas tribos da Kultura Kustom, sendo expresso no visual das garotas (roupas, cabelo, maquiagem, etc.) ou até como estilo de vida. 
Podemos dizer que, poucos perceberam, esse movimento foi gradativamente inspirando "conceitos" sobre sensualidade e padrões de beleza, um dos primeiros exemplos foi a Gibson Girl, uma representação da "New Woman" desenhada por Charles Dana Gibson resumindo os padrões ideais de beleza feminina no começo do século XX.
Com o passar dos anos as imagens "pin-up" não deixou de se renovar, seja nos trabalhos comerciais ou na pintura de carros e motos.
Também foi incorporando as novas influências da moda e estilo no universo feminino cada vez mais respeitado, tanto que é adotado por várias personalidades e marcas atuais, tais como as cantoras Katy Perry e Lana Del Rey, a atriz Dita Von Teese ou no estilo das roupas de marcas internacionais como a Victoria Secret´s.
(*) Derivado da palavra Italiana "burla", que significa piada, ridículo ou zombaria.

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