27/01/2016

Italdesign Giugiaro

Ao longo da história, a indústria automobilística de cada país ficou conhecida por características específicas, exemplo; marcas Alemãs são famosas pela engenharia, o Japão pela qualidade, os Estados Unidos pelo conforto, a Itália pelas obras primas de design e por aí vai.... 
Falando em design Italiano, já escrevemos sobre dois grandes estúdios (aqui e aqui), então vamos falar de outra fonte de obras primas; a Italdesign.
Aldo Mantovani nasceu em Turim, em 17 de outubro de 1927, ele teve uma breve experiência com o desenvolvimento de motores dos aviões e depois, aos 19 anos, entrou para a Fiat.
Na Fiat, Aldo trabalhou sob a orientação de Antonio Fessia e depois de Dante Giacosa, ele teve participação em quase todos os modelos de sucesso da Fiat no pós-guerra, mas estava decidido a ter a sua própria empresa.
Ele deixou a Fiat para abrir, com Luciano Bosio, a "Ufficio tecnico industriale vetture e veicoli (Utivv)”, depois se associou com Gino Boaretti para fundar a "Studio tecnico industriale veicoli (Stiv)", mas por fim tornou-se sócio de Giorgetto Giugiaro e juntos mudaram a história. 
 Mantovani e Giugiaro
Giorgetto Giugiaro nasceu em 1938 em Garesio,  cresceu em uma família de artistas, seu avô foi pintor de igrejas e seu pai também era pintor artístico. 
O pai de Giugiaro queria que o filho também fosse um pintor, mas o garoto não ficou muito animado porque achava que a vida dos artistas era muito dura e pouco valorizada. Durante a sua vida escolar um dos seus professores o incentivou a se aventurar por outras carreiras onde pudesse expor seus talentos artísticos e melhor remunerado.
Foi assim, aos 17 anos, que Giugiaro conseguiu o seu primeiro emprego no centro de estilo da Fiat, mas trabalhar em uma grande empresa foi um período difícil para alguém sem experiência, embora muito talentoso. 
Em dezembro de 1959 ele decidiu deixar Fiat e tornou-se chefe do centro de estilo da Bertone, onde ficou por seis anos. Esse período foi importante para lapidar o seu talento e se preparar para abrir a sua própria empresa, o seu grande sonho. Mas, antes de realizar o seu grande sonho ainda ficou alguns anos trabalhando em outro tradicional estúdio de design, a Carrozzeria Ghia.
Em 13 de fevereiro de 1968 na cidade de Moncalieri, o “Studi Italiani Realizzazione Prototipi S.p.A” era fundado por Giorgetto Giugiaro e Aldo Mantovani, mais tarde a empresa passou a ser conhecida simplesmente por Italdesign.
Ao contrário de outros estúdios que ficaram famosos por projetos de grandes esportivos, a Italdesign criou um número enorme de carros de produção em massa para marcas como Alfa Romeo, BMW e Ford, mas também criou modelos esportivos de sucesso com a Ferrari, Lamborghini e Maserati, e carros-conceito como o Bugati EB218 e a Maserati Buran.
Outro fato relevante na história da Italdesign foi a forte parceria estabelecida com uma montadora não italiana, a Volkswagen, juntos construíram uma história de sucesso com vários modelos formidáveis desde o início dos anos 1970; a primeira geração do Golf (1974), Scirocco (1974), Passat (1973) e o Audi 80 (1974). O ex-presidente da Volkswagen AG, Ferdinand Piëch, foi aprendiz de engenharia e design na Italdesign em 1972...
Em 1996, Giorgetto passou o controle da Italdesign para a geração mais jovem, o seu filho Fabrizio e Marco Mantovani, filho de Aldo. Aldo faleceu em 16 de junho de 2009, na Itália aos 82 anos.
Italdesign Columbus
As obras Giugiaro ganharam uma vasta lista de prêmios, certamente o mais importante foi o " Designer Carro do Século " em dezembro de 1999, em Las Vegas. 
Nesta premiação competiram 24 designers de automóveis famosos de todos os tempos, incluindo Jean Bugatti, Nuccio Bertone, Marcello Gandini e Bruno Sacco, um júri composto de 132 jornalistas especializados decidiu que Giugiaro deveria receber o prêmio.
Giorgetto foi o pioneiro em muitas técnicas de projeto, é justo dizer que o seu trabalho e estilo influenciou toda a indústria automobilística através de projetos como o Fiat Croma e o De Lorean DMC-12, que abusam de linhas retas e arestas afiadas. 
A Italdesign também contribuiu com muitos projetos inovadores em outros mercados, como telefones, relógios, máquinas fotográficas e até no design
Uno Capsule System
de computadores. 
Em maio de 2010 a Italdesign fechou um acordo e transferiu 90,1% de suas ações para a subsidiária da Audi AG, a Lamborghini Holding SpA, a compra abrangeu a marca e todas as patentes. A família Giugiaro ficou com o restante das ações, Giorgetto Guigiaro e seu filho, Fabrizio Giugiaro, continuaram a ter papéis de destaque na empresa até julho de 2015 quando foi anunciado a venda das ações remanescentes da famíla para a Audi AG .
Atualmente a matriz da empresa continua localizada em Moncalieri, 10 km ao sul de Turim, o grupo emprega cerca de 1.100 pessoas com faturamento anual acima de €100 milhões. No seu portfólio oferece projetos de estilo, engenharia e prototipação para automóveis e outros produtos.
Alguns dos seus principais projetos;
1973; VW Passat
Passat 1973

1974; VW Golf
1976; Lotus Sprit S1
1978; Audi 80
1979; Lancia Delta
1980; Fiat Panda, De Lorean DMC-12
1983; Fiat Uno
1984; Saab 9000
1986; Fiat Croma
1992; Subaru SVX 
VW W12
1993; Bugatti EB112, Fiat Punto, Seat Ibiza 
1996; SEAT Cordoba
1997; VW W12
1998; Maserati 3200 GT
1999; Bugatti 18/3 Chiron
2002; Alfa Romeo Brera, Maserati Spyder
2003; Daewoo Magnus 
2005; Fiat Croma
2006; Fiat Grande Punto, Alfa Romeo 159, Ford Mustang Giugiaro

19/01/2016

Trem e afins...

(Mais um post com a colaboração do Joris Morelli, que está se tornando o mais ativo colaborador deste blog e também aniversariante do último dia 08 de Janeiro)

Quase todo gearhead gosta de James Bond (ah, o Aston DB5...), então, certamente lembrará desta cena do filme "007 contra Octopussy" onde o Mercedes anda nos trilhos, lá pelos 50 segundos do filme...


...aqui vai a prova de que nada disso é marmelada;

Apesar de não ser muito popular para as pessoas em geral, o uso de carros para inspeção e manutenção de linhas férreas são relativamente comuns nas companhias ferroviárias, desde os primeiros Fords Modelo A!

No começo estes veículos eram construídos pelas próprias companhias ferroviárias...
...depois de um tempo percebeu-se que seria melhor (prático ou barato?) adaptar veículos comuns.

As adaptações envolviam trocar os eixos originais por ferroviários, mas a evolução levou a adaptações mais simples colocando rodas ferroviárias e guias escamoteáveis na dianteira e na traseira, assim seria possível levantar as rodas dianteiras e deixando as traseiras sobre os trilhos para a tração e frenagem. E o melhor, o veículo poderia ser usado fora dos trilhos também.
E vejam que não faltam exemplos de transformações deste tipo usadas no Brasil, prova que o iniciativa realmente não é tão exótica assim;



31/12/2015

Happy 2016 Season!!

Eu já postei este vídeo no Facebook a um ou dois anos atrás, eu ainda acho que para nós aficionados por motores é uma das melhores formas de dizer "FELIZ ANO NOVO", uma nova largada se aproxima e a corrida não será fácil!


O vídeo é de autoria de um jovem finlandês chamado Antii kalhola (http://anttikalhola.com/), ele tem apenas 26 anos e produz vídeos desde os 14. Muitos consideram que seus vídeos sobre corridas, em especial F1, são os melhores da Internet.
Seus vídeos são tão bons ao ponto de levarem Bernie Ecclestone, ou melhor a FOM (Formula One Management), a travar uma batalha contra ele alegando violação de diretos autorais, isso vem desde 2010. 
Bernie, na boa "Give your wings"...

20/11/2015

Playlist Route 66 - Roadhouse Blues

Já colocamos um som do The Doors em nossa playlist, mas Jim Morrison sempre merece um bis! 
A qualidade do vídeo não é das melhores, mas é original e mostra bem com era a loucura das apresentações do The Doors, este foi um show em New York, em 1970...
Sabia que 1970 foi um ano interessante? Afinal, neste ano foram lançadas algumas coisas como Chevrolet Monte Carlo, De Tomaso Pantera, Ford Maverick, Lamborghini Urraco, Plymouth Duster e o Triumph Stag. Nada mau.


Ah keep your eyes on the road, 
Your hands upon the wheel.
Keep your eyes on the road
Your hands upon the wheel.
Yeah, we're going to the roadhouse, 
Gonna have a real good-time.

Yeah, the back of the roadhouse, 
They've got some bungalows.
Yeah, the back of the roadhouse, 
They've got some bungalows.

They dance for the people
Who like to go down slow.

Let it roll, baby, roll.
Let it roll, baby, roll.
Let it roll, baby, roll.
Let it roll, all night long.

Do it, Honey, do it! 
All right! Aee Yeah! 

You gotta roll, roll, roll, 
You gotta thrill my soul, alright.
Roll, roll, roll, roll-a 
Thrill my soul.

Ashen-Lady.
Ashen-Lady.
Give up your vows.
Give up your vows.
Save our city.
Save our city.
Ah, right now.

Well, I woke up this morning
And I got myself a beer.
Well, I woke up this morning
And I got myself a beer.

The future's uncertain
And the end is always near.

Let it roll, baby, roll.
Let it roll, baby, roll.
Let it roll, baby, roll.
Let it roll, all night long.

Qual é o seu estilo? (Parte 3)

Já falamos um pouco deste estilos e conceitos, a primeira parte esta aqui e a segunda parte aqui, mas como é um assunto que nunca terá fim (ainda bem), vamos seguir no assunto mais um pouco...
Ponycar: Vamos começar falando que existe muita confusão entre o conceito de "Muscle Cars" e "Pony cars"!
Para alguns o termo Pony cars não existe como conceito propriamente dito, a diferença é apenas uma questão de marketing das montadoras. 
Polêmicas a parte, o termo começou a ser visto final dos anos 1950, com o lançamento do Ford Thunderbird, mas ficou consolidado com o lançamento do Ford Mustang em 1964
São considerados pony cars os modelos de carros compactos, de estilo esportivo e com boa performance garantida por um motor v8, de bloco pequeno.
Outro foco de confusão existe porque tivemos modelos, Mustang ou Camaro por exemplo, sendo produzidos ao mesmo tempo em versões com motores V8 de bloco pequeno e outras com bloco grande, que também eram usados em outros modelos Muscle Cars..
Dá para dizer que um Mustang Boss 351 é um pony car? Acho que não...
Outra questão que os puristas questionam é que modelos Ford Mustang, Chevrolet Camaro, Pontiac Tempest Le Mans e Chevrolet Corvair são considerados pony cars, mas o Corvette das primeiras gerações, apesar de ser compacto, nunca foi considerado um Pony Car.
Na boa, quem liga? Sendo um V8, com mais de 300 polegadas, está tudo bem!
Chopper: E as motos? Falamos pouco delas!
Esse estilo é um tipo de motocicleta customizada, bem customizada aliás, que utiliza garfos longos, modificações no quadro (chassi), rodas diferentes na frente e atrás, nenhum freio dianteiro (!!!).
A aparência é bem individualizada, ao gosto do dono, variando desde pinturas elaboradas, temáticas ou para um estilo mais parecido com “rat hod”.
Este estilo de customização surgiu nos Estados Unidos, no meio da década de 1960, e tornou-se um dos símbolos da geração hippie e da contra-cultura, acabou sendo eternizada pela famosa moto “Capitão América” usada pelo personagem Wyatt, do ator Peter Fornda, no filme Easy Rider lançado em 1969.
Bopper: As motos boppers surgiram na década de 1940, nos Estados Unidos.
Na época muitas motos britânicas chegavam no mercado Americano, eram modelos mais rápidas e leves que as americanas Harley e Indian e venciam facilmente os rachas e corridas.
Essa "humilhação" levou os donos de Harleys e Indians a modificar suas motos para deixá-las mais competitivas, isso quer dizer algumas mexidas no motor, manter rodas dianteira e traseira de mesmo diâmetro para favorecer a ciclística e, principalmente, diminuir o peso retirando partes "não essenciais" como acabamento, retirar o para-lama dianteiro e usar um banco solo.
O estilo minimalista, sem cromados ou adereços, ficou marcante, as customizações geralmente eram feitas na garagem da casa do dono.
Essa turma começou a usar o termo “bobbing” porque também era usado em corridas de cavalo, onde os treinadores cortavam (to bob) o rabo de um cavalo.
Lowrider: São os carros com o sistema de suspensão modificado para andar tão junto ao chão quanto possível, subir e descer ou dar uns pulos.
O estilo evoluiu para uma cultura, ficou muito popular entre jovens latinos nas periferias dos estados americanos mais próximos do México, iniciando durante na década de 1960.
Normalmente, este pessoal preferia usar os modelos americanos da década de 1950 ou começo dos anos 1960, por serem mais baratos e com estrutura resistente, tais como o Chevrolet Impala. 
Inicialmente, eles apenas retiravam as molas da suspensão, mas só até alguém ter a ideia de adaptar bombas hidráulicas, as mesmas que foram usadas por aviões da segunda guerra. Os carros começaram a pular e andar até em 3 rodas, por isso pneus e rodas também precisam ser especiais para aguentar o peso dos pulos. 
Pode-se dizer que o visual dos donos completa o visual do carros, com suas roupas, tatoos, cabelo, etc. Realmente não dá para imaginar um "rocker" andando num low rider...
Atualmente, as preparações também capricham no estilo e cores das pinturas e rodas, as vezes de gosto discutível...
Café racer: Sobre este assunto não vamos falar muito aqui, porque nós gostamos tanto deste estilo que já temos um outro post aqui no blog.
Nele contamos bastante sobre a sua história, dá um pulo lá...






Por enquanto é isso. Em breve traremos mais estilos...