Para muitos o “Pinstriping” é apenas uma técnica de aplicação de tinta (ou outros materiais) em tiras finas para customização de carros, motocicletas e capacetes, para outros as tais linhas finas significam muito mais porque representam uma das principais marcas do movimento Hot Rod e da Kustom Kulture.
A técnica hoje ainda é muito utilizada pelos adeptos de diferentes estilos de customização como “Chopper” e “Kustom”, na verdade o inicio do pinstriping vem de muito tempo antes...
A técnica hoje ainda é muito utilizada pelos adeptos de diferentes estilos de customização como “Chopper” e “Kustom”, na verdade o inicio do pinstriping vem de muito tempo antes...
Existem evidências históricas que o pinstriping começou a ser usado no antigo Egito para adornar máscaras mortuárias e na decoração de tumbas, na época os pigmentos eram extraídos pela manipulação de ceras de abelhas com pigmentos naturais que eram aquecidos para extrair as cores. Com a descoberta das tintas de base oleosa e o invento do pincel as técnicas de aplicação foram se sofisticando.
No século XVI o "pinstripe" passou a ser utilizado em navios e carruagens chegando até a América através dos colonizadores europeus, com a popularização do automóvel no século XX as pinturas antes feitas em carroças naturalmente migraram para carrocerias de carros, motocicletas, barcos e caminhões.
Durante a segunda guerra mundial os americanos utilizam nos carros blindados e sobre tudo nos aviões, isso deu origem a outra forma de arte conhecida como “Noseart”, que eram pinturas de mulheres sensuais (as chamadas Pinups) feitas na região frontal dos aviões e normalmente acompanhadas do apelido do avião, também eram frequentes as marcações da quantidade de missões bem sucedidas e quantidade de aeronaves inimigas abatidas.
Nos anos 1950 o movimento Kustom Kulture se consolidava nos Estados Unidos, em especial na Califórnia, foi então que vários artistas pioneiros deste movimento passaram a utilizar as técnicas na decoração de veículos transformados; hot rods, Rats rods, Bobbers, Choppers, entre outros estilos de customização.
Os principais nomes que tornarem-se mundialmente conhecidos como os pioneiros do pinstriping moderno foram Kenny “Von Dutch” Howard, Dennis "Gibb" Gibbish, Ed "Big Daddy" Roth e Dean Jeffries.
Destes, Kenny Howard é considerado o pioneiro dos pioneiros! Dizem que o seu primeiro trabalho foi na verdade um acidente, fruto de um momento de extrema irritação onde Howard começou a pintar no carro de um cliente vários traços sem formação, apenas para extravasar. O dono do carro adorou o resultado final e isso levou a nossos interessados, o resto é história.
Os principais nomes que tornarem-se mundialmente conhecidos como os pioneiros do pinstriping moderno foram Kenny “Von Dutch” Howard, Dennis "Gibb" Gibbish, Ed "Big Daddy" Roth e Dean Jeffries.
Destes, Kenny Howard é considerado o pioneiro dos pioneiros! Dizem que o seu primeiro trabalho foi na verdade um acidente, fruto de um momento de extrema irritação onde Howard começou a pintar no carro de um cliente vários traços sem formação, apenas para extravasar. O dono do carro adorou o resultado final e isso levou a nossos interessados, o resto é história.
Dean Jeffries |
Além a pintura à mão livre é comum a utilização de um equipamento chamado “beugler”, que é um aplicador de tinta em forma de caneta. A técnica também pode ser usada em conjunto com técnicas de aerografia, a indústria têxtil também utiliza o termo para tecidos e peças listadas.
Na atualidade existem diversos artistas considerados os melhores na técnica, principalmente nos Estados Unidos como Ron Beam, Bob Bond, Jimmy C, Coop, Alan Johnson, Steve Kafka, John Kosmoski e Mike Lavallee.
O “pinstriping” atualmente ainda é bastante utilizado em decoração de carros, lanchas, motocicletas e capacetes e até em outras superfícies como pranchas de surf e até geladeiras.
Sempre vale lembrar o que dizia Von Dutch:
Sempre vale lembrar o que dizia Von Dutch:
"Um Hot Rod somente será um Hot Rod se houver um pinstriping nele!".
Kenny Howard em ação! |