29/10/2016

What´s your name? (França, India, Itália e Holanda)

Já fizemos um giro por uma boa parte das origem das marcas pelo mundo (aqui, aqui e aqui), mas ainda temos um bom caminho pela frente...
... Chegou a hora de abordar alguns países bem tradicionais como França e Itália, em breve vem mais!

02/10/2016

The Bandidos


O “The Bandidos Motorcycle Club” é um clube de motociclistas fundado em 1966 em Houston, Texas, o fundador foi um cara chamado Donald Chambers, um estivador que tinha 36 anos na época. A inspiração do nome veio dos grupos mexicanos de foras-da-lei que viviam sob suas próprias regras, o lema do MC é "We are the people your parents warned you about" ou "Nós somos as pessoas que seus pais lhe advertiram sobre... ".
Muitos membros eram veteranos da Guerra do Vietnã e descendentes de caucasianos do sexo masculino, mas não existia restrição para afiliação de hispânicos. Para se tornar um membro "full member" o candidato precisa de alguma indicação de outro membro do MC, o processo de adesão leva cerca de dois anos e tem três etapas; "hangaround", "perspective" e "probation" (liberdade condicional). 
No começo da década de 1970 o grupo contava com pouco mais de 100 membros, a maioria vivia na região de Houston e em cidades próximas como Galveston e San Antonio, a partir desta época começaram a serem abertos capítulos em outros estados e outros países, talvez por isso as suas rixas com outros MC se acirraram muito (será assunto para outro post futuro).
Atualmente contam com 2.400 membros distribuídos em 90 capítulos nos Estados Unidos, os mais importantes continuam concentrados no Texas, mas existem outros em estados como Missouri, Novo México, Colorado, Nevada, Washington, Oklahoma, Nebraska, etc. Existem aproximadamente outros 90 capítulos na Europa, o primeiro foi fundado em Marseille na França em 1989, outros 20 na Austrália, fundados a partir de 1983, e 2 no sudeste asiático.
Como outros MC os The Bandidos tem um grande número de clubes menores afiliados, estes clubes precisam seguir os mesmos princípios para terem o “direito” de utilizar o nome e símbolos oficiais, mas não tem poder de voto ou decisão sobre assuntos relevantes. Normalmente para diferencia-los os clubes suporte utilizam o padrão de cores dos símbolos de forma invertida; borda dourada e fundo vermelho ao invés da borda vermelho e fundo dourado original.
Não podemos afirmar o que é intencional ou não, mas muitos membros dos The Bandidos seguem o mesmo padrão de comportamento dos MC rivais como os Hells Angels e The Outlaws, isto é, um longo envolvimento com rixas com clubes rivais, crimes e delitos, tanto nos Estados Unidos como em outros países onde mantem capítulos ativos.
Para entender do que estamos falando, vamos a alguns casos;
Em novembro de 2006 um membro do capitulo de Washington chamado Glenn Merritt foi condenado a quatro anos de prisão por posse de drogas e tráfico de bens roubados, no total 32 membros do clube foram investigados incluindo o presidente mundial George Wegers, dezoito membros foram considerados culpados de algum delito.
Em Agosto de 2004, um carro de polícia passava pela Interstate 10 quando foi avisado sobre um homem deitado ao lado do carro, era o boxeador Robert Quiroga campeão da categoria peso mosca (1990-1993) pela FIB, ele tinha sido esfaqueado várias vezes. Um membro dos The Bandidos chamado Richard Merla foi preso em 2006 e condenado a 40 anos de prisão, ele chegou a declarar "Eu não me arrependo. Eu não tenho nenhum remorso. Eu não sinto pena dele e de sua família...". O capitulo de San Antonio onde Merla fazia parte negou qualquer envolvimento no crime e afirmou que as ações de Merla foram de sua própria responsabilidade, depois do caso Merla foi expulso dos The Bandidos.
Em março de 2006 a polícia em Austin, Texas, anunciou que os The Bandidos eram os principais suspeitos pelo assassinato de um motociclista local, de 44 anos de idade chamado Anthony Benesh. Benesh tentava iniciar um capítulo dos Hells Angels em Austin, mas foi baleado na cabeça por um atirador não identificado que utilizou um rifle de alta potência. No mesmo final de semana ocorreu a festa de aniversário anual dos The Bandidos marcando o 40º aniversário da fundação do clube. A polícia afirmou que a vítima vinha recebendo diversas ameaças por telefone para parar de usar o colete com o símbolo dos Hells Angels.
Em 17 de Maio, 2015, membros dos The Bandidos estiveram envolvidos no tiroteio que ocorreu no estacionamento de um restaurante em Waco, Texas. O resultado foram nove pessoas mortas e 18 feridos! Apesar da investigação não estar encerrada três membros do alto escalão do The Bandidos MC (vice-presidente nacional John Portillo, presidente nacional Jeffrey Ray Pike e Justin Cole Forster) já foram levados sob custódia pelo FBI, em janeiro de 2016.
Fora dos capítulos dos Estados Unidos também existe uma longa lista de confusão. Na Escandinávia ocorreu uma guerra de territórios (e pela distribuição de drogas) envolvendo os Hells Angels entre 1993 a 1997. O resultado foram 11 assassinatos, 74 tentativas de assassinatos e 96 feridos.
Em 14 de janeiro de 2009, o presidente do capítulo da Suécia, Mehdi Seyyed, foi condenado a nove anos de prisão por duas acusações de tentativa de homicídio. Ele “bombardeou” dois carros em Gotemburgo, em setembro de 2006, com granadas de mão.
Em 8 de abril de 2006, quatro veículos contendo os corpos de oito homens assassinados foram descobertos em uma plantação próximo a aldeia de Shedden, Ontário, Canadá. Seis dos mortos eram membros do capítulo de Toronto dos Bandidos, incluindo o presidente da organização no Canadá, a polícia concluiu que a dinâmica dos assassinatos teve "estilo de execução" e descreveu o caso como uma limpeza interna da organização. E por ai vai...
Como eles mesmos dizem, os The Bandidos são parte do 1% dos clubes de motociclistas que vivem a vida sem restrições, só precisamos entender melhor a definição de “restrições”.

14/09/2016

Targa Florio

A Targa Florio foi uma corrida de resistência disputada em estradas e ruas das montanhas da Sicília, próximo a cidade de Palermo. A prova é considerada é mais antiga competição de carros esportes que existiu, foi criada pelo pioneiro do automobilismo e também piloto Vicenzo Florio em 1906, na verdade ele já tinha criado outra corrida na cidade de Brescia chamada “Coppa Florio” em 1900. Na época o cara era uma espécie de Bill France SR europeu...  
Na primeira edição da Targa Florio foram percorridas em um traçado conhecido como “Grande”, totalizava um percurso de 446 km (277 milhas) em três voltas, o vencedor foi Alessandro Cagno com um tempo de mais de nove horas a 50 km/h de média (30 milhas). O recorde de volta do circuito “Grande” foi de "incríveis" 2 horas, 3 minutos e 54 segundos (média de 70,7 km/h), assinalada pelo ás italiano Achille Varzi com um Bugatti Tipo 51 na edição de 1931.
O grande desafio da Targa Florio era superar a dificuldade de pilotar em uma pista de traçado e variações únicas no mundo, o traçado “Grande” tinha mais de 2.000 curvas por volta! Nas edições de 1932 a 1936 e 1951 a 1977 foi utilizado um traçado conhecido como “Circuito Piccolo dele Madonie” de 72 quilômetros (45 milhas) e mais de 800 curvas, geralmente percorrido em 11 voltas. 
O traçado da prova formado por estradas públicas tornava quase impossível para os pilotos treinarem, no máximo algumas semanas antes eles colocavam placas nos seus carros de corrida e dividiam o traçado com o trafego normal. Como nos rallies os carros eram liberados um a um, com cerca de 15 segundos de intervalo, o que logo transformava o tráfego dos competidores mais lentos um outro desafio a ser superado.
Durante as décadas de 1920 e 1930 a competição tornou-se uma das mais importantes da Europa, rivalizando com as 24 horas de Le Mans e a Mille Miglia, a corrida só foi interrompida durante as duas grandes guerras. 
Em 1953 foi criado a FIA criou o “WSC - World Sportscar Championship” e a partir de 1955 a Targa passou a ser uma etapa oficial do mundial. Neste ano a Ferrari e outras marcas Italianas foram batidas pela Mercedes-Benz que fez uma dobradinha com Stirling Moss / Peter Collins e Juan Manuel Fangio / Karl Kling com os incríveis 300 SLR. 
Dream team é isso!
No final da década de 1960 começaram a participar carros com mais de 600 CV como as Ferraris 512S, Alfa Romeo 33 e Porsche 908/03 Spyders, naturalmente estes monstros voando no meio das vilas repletas de moradores/espectadores elevaram consideravelmente os riscos que já não eram baixos. 
Em 1973 ocorreram dois acidentes fatais, um com o piloto Charles Blyth e outro envolvendo um grupo de espectadores e mantando uma pessoa, outros acidentes foram registrados ferindo mais sete espectadores. A FIA também começava a impor novas regras de segurança (barreiras de proteção), que eram impossíveis de serem adotadas pelo tamanho e característica do circuito. 
Com tudo isso a Targa foi retirada do WSC no mesmo ano, em 1973.
Mesmo fora do WSC a Targa sobreviveu como um evento nacional até 1977, na edição deste ano ocorreu outro acidente fatal vitimando dois espectadores e ferindo gravemente mais cinco pessoas. As autoridades locais decidiram paralisar a prova na quarta volta e isso marcou o fim da Targa Florio como competição. Em 61 edições e 71 anos de história a Targa vitimou nove pessoas, outras provas como a Mille Miglia ou o Tourist Trophy tem um histórico de casualidades muito pior, mesmo assim a segurança e sanidade falaram mais alto antes de haver alguma tragédia maior.
Afora tudo isso a Targa deixou um legado inegável ao automobilismo, após os suas vitórias a Porsche decidiu nomear a versão de teto removível do seu modelo 911 como “Targa”, o que acabou virando uma nomenclatura padrão para este estilo de capota, outras montadoras também utilizaram referencias a prova para nomear seus modelos, como o Leyland P76 Targa Florio.
   
Lista do Vencedores;