03/08/2017

Moonshiners

Vamos falar de crime organizado, fugitivos da polícia rodoviária e contrabando de bebidas, afinal são assuntos que tem muito a ver com a proposta deste blog. 
Errado? Nem tanto, como veremos a seguir...😮
Esta história começa na década de 1920, nos Estados Unidos, época em que vários estados decretaram grande restrição e repressão contra a fabricação e comercialização de bebidas, que foi a chamada “lei Seca”. 
Este foi um cenário perfeito para os gângsters das grandes cidades, como Al Capone, usarem as cervejarias e destilarias das pequenas cidades do interior americano para fornecer álcool ilegalmente a preços reduzidos.
Afinal, nas áreas mais pobres do país a fabricação clandestina de bebidas era uma das poucas alternativas de subsistência, os Estados Unidos atravessavam a depressão econômica pós primeira guerra mundial, os donos destas destilarias eram os chamados “bootleggers”.
Mas, se produzir bebida ilegalmente era arriscado e difícil, “distribuir” a bebida ilegal era ainda mais complicado, havia muita repressão policial. 
Este pessoal "criativo" começou a desenvolver algumas estratégias para resolver o problema da distribuição. Como isso passou a ser feito normalmente a noite, pois ajudava a fugir da polícia, nasceu o termo "moonshine".
Além da escuridão, os “moonshiners” procuravam trafegar por estradas secundárias, geralmente de terra, mas quando topavam com a polícia não tinham outra alternativa a não ser fugir, isto é, serem mais rápidos e mais hábeis que os homens da lei.
Não era nada fácil porque as estradas não ajudavam e, naturalmente, o desempenho dos carros era prejudicado pelo peso extra da bebida, tais dificuldades obrigou este pessoal a buscar soluções para modificar os seus carros para serem mais rápidos, afinal, era isso ou cana!
As receitas de preparação mais comuns passavam por aliviar o peso, adicionar mais carburadores e novos coletores de admissão para aumentar o fluxo de ar e combustível para o motor. Logo, apareceram as primeiras versões de compressores e alterações internas no motor como pistões e cabeçotes.
As suspensões também tiveram que ser alteradas para suportar o peso extra em altas velocidades, para isso normalmente eram adicionadas folhas extras nas molas e alterações na distribuição de peso no carro. 
Outros aparatos completavam o visual “outlaw”, tais como interruptores para desligar apenas as luzes traseiras ou tanques falsos.
É preciso lembrar que existia a preocupação em manter a parte externa do carro o mais original possível, para não atrair atenção ou suspeitas da polícia.
Porém, nada disso seria suficiente sem um motorista hábil e corajoso, e foi neste contexto, naturalmente, que foram sendo criadas rivalidades entre “moonshiners”.
O objetivo era simples, provar quem era o mais rápido e conquistar respeito e “fama” entre os demais. 
Se no começo a tal rivalidade foi movida por orgulho, logo as disputas começaram a movimentar dinheiro. Com a revogação da proibição da comercialização da bebida, em 1933, a comercialização ilegal de bebida não acabou, e as disputas entre os "moonshiners" também. 
Ao longo da década de 1940 a rivalidade e competição entre eles começou a tomar rumos mais organizados, os eventos atraíam cada vez mais pessoas e apareceram os organizadores para cobrar “ingressos” do público. Isso levou a serem criados locais mais apropriados para as disputas, que normalmente eram pistas ovais na terra ou na praia.
As modificações nos carros também evoluíram, pois a polícia também buscava carros mais rápidos, os "moonshiners" começaram a utilizar motores Cadillac e Ford Flathead V8, era normal adaptar motores maiores ou mais potentes aos carros mais antigos, tais como Ford modelo B.
Junior Johnson
No começo da década de 1950 a distribuição ilegal de bebida perdeu de vez o seu apelo financeiro, em grande parte porque os políticos perceberam que era muito mais rentável ao poder público vender bebida legalmente. 
Se a motivação para o contrabando diminuiu, o gosto pela disputa e modificações de carros seguiu bem vivo. O sul da Califórnia começou a se tornar um centro para competições de carros personalizados, os promotores amadores se profissionalizaram, a estrutura das competições foi sendo aprimorada e equipes profissionais foram formadas.
Com tudo isso, muitos “ex-moonshiners” começaram a competir pela recém-formada “NASCAR”, organização idealizada pelo promotor Bill France em 1947. Basta dizer que vários dos primeiros astros da NASCAR, como Junior Johnson e Benny Parsons, foram “moonshiners”. 
Outros "moonshiners" migraram para a crescente comunidade de hot-rodders, que por sua vez deu origem a NHRA “National Hot Rod Association” em 1951. 
Este movimento também acabou por fazer parte, ou inspirar, o que veio a ser conhecido como "Kustom Kulture", de que já falamos neste post.😜

29/07/2017

Power Laps (Extra)

Eu estava navegando por uns sites de corrida e achei algumas citações sobre o GP de Imola de 1982. O motivo destas citações nem vem ao caso, o importante é fazer justiça e incluir esta corrida no grupo das grandes batalhas que citei neste post..
Épico duelo entre Gilles Villeneuve e Didier Pironi, dois grandes campeões sem título na F1 (boa ideia para outro futuro post).
Dá para imaginar uma batalha destas, entre dois companheiros de equipe, hoje em dia?
As corridas, e em especial a Ferrari, mudaram muito.

25/07/2017

Playlist Route 66

Em janeiro de 2015 começamos a imaginar em uma trilha sonora para viajar pela rota 66, de preferência em um V8 bem musculoso. 
Já contamos a história deste ícone (parte 1 e parte 2).
Então, 16 músicas depois temos a lista completa, espero que gostem!






The Beach Boys





Red Hot Chili Peppers
 








Janis Joplin 










The Mama´s And The Papa´s










Show me how to live

(Audioslave - 2002)














Credence Clearwater Revival

(Green River - 1969)  







Grand Funk Railroad 











Lynyrd Skynyrd 









AC/DC 








Steppenwolf 















 




ZZ Top 

16/07/2017

Gene Winfield

Gene Winfield é mais um dos pioneiros da customização que é reverenciado até os dias de hoje. Robert Eugene Winfield nasceu em 16 de junho de 1927 em Springfield, Missouri, com apenas 18 meses de idade se mudou com a família para Modesto, Califórnia.
Conhecido como "Windy" pelos amigos, começou logo cedo construindo e personalizando modelos e desenhos de aviões e carros, tinha o hábito de fotografar todos os carros modificados que encontrava para tirar novas ideias. 
O primeiro carro de Gene foi um Ford Modelo A Coupe 1929 onde aplicou suas primeiras tentativas de modificações, passando o carro de preto para azul.
Depois de se formar no ensino médio entrou para a Marinha em 1945, a segunda Guerra finalizou seis meses após se alistar e assim sua carreira militar terminou após um ano. 
Ao voltar para Modesto colocou em prática o seu sonho de trabalhar com customização, começou a trabalhar sozinho em um galinheiro de terra batida atrás da sua casa criando a “Windy´s Custom Shop”.
Um dos primeiros “clientes” foi o Plymouth 1941 do seu irmão Frank, o trabalho foi bem recebido e começou a receber pedidos de amigos e também foi aumentando o leque de customizações: alterações de grades, modificações de farol, luzes traseiras e até cortar tetos. 
The Thing
Em 1946 a cena Hot Rod estava cada vez mais forte na Califórnia, junto com alguns amigos formaram o “The Modesto Century Toppers”, Gene foi o primeiro presidente eleito. 
Em 1948 Gene construiu o seu primeiro Hot Rod com base de um Ford modelo T Roadster 1927 e entrou no primeiro “National Roadster Show” em Oakland, algum tempo depois também começou a correr nos lagos secos. Em 7 de maio de 1949 em El Mirage, Gene levou o seu roadster a 112,35 mph logo em sua primeira corrida, na segunda passagem atingiu 121,45 mph. Buscando algo “diferente”, Gene construiu um outro carro a partir de um Ford Modelo T Cupê 1927, o carro ficou conhecido como “The Thing” e atingiu 135 mph em Bonneville, em 1951.
Gene resolveu fechar a sua “oficina” e retornar ao Exército em 1949, no ano seguinte foi enviado ao Japão para trabalhar com “cozinheiro”, porém trabalhou na loja de conveniência do seu batalhão e a noite ensinava um pouco de suas habilidades com couro, customizações e manipulação de metal. Lá mesmo no Japão começou a construir carros com outros 3 amigos soldados e chegaram a finalizar 4 carros, contrataram um artesão local que também ajudou a aprimorar as suas habilidades de soldagem, moldagem de chapa metálica e acabamento de metais.
Ao final de 1951, Gene retornou do Japão e voltou a trabalhar na antiga oficina, diga-se galinheiro, e também voltou a participar das corridas. Aos poucos o negócio começou a recuperar vitalidade até que ele decidiu tirar o foco das corridas e ampliar a sua oficina, mudou o nome para “Winfield´s Custom Shop”.
Novamente, Gene percebeu que precisava de uma nova criação para personificar o seu novo negócio, comprou um Mercury 1950 e customizou os faróis e grade, marcando a sua primeira “customização” ao novo estilo dos rodders dos anos 1950. Em 1953 Gene Winfield abandonou definitivamente as corridas após casar-se.
Em 1957, Gene Winfield apresentou uma inovadora técnica de pintura que combinava duas cores cuidadosamente combinadas e desbotadas em conjunto, a técnica foi desenvolvida após ele tentar combinar duas cores “candy” diferentes. Esta técnica de pintura desbotada acabou virando a marca registrada de Gene Winfield, ele viajou por todo o mundo divulgando os seus trabalhos.
Em 1958, Gene Winfield construiu “The Jade Idol”, projeto baseado em um Mercury 1956 que levou 2 anos para ser finalizado e trouxe um reconhecimento nacional ao seu trabalho.
The Jade Idol
Em 1962 Gene foi contratado pela AMT (Aluminum Model Toys) para ser designer para kits de modelos de carros, ficou como responsável da nova divisão “Speed ​​and Custom Division Shop” onde construiu modelos de escala 1/1 para serem usados em promoções, foi lá que Gene começou a se relacionar com a indústria do cinema de Hollywood criando veículos para filmes e séries de televisão, podemos citar entre suas criações e começou a fazer carros para filmes e séries de televisão. Entre a longa lista de criações estão o carro d Maxwell Smart "Get Smart", “The Reactor” para a série de TV "Bewitched"e o "Galileo 7" da série Jornada na Estrelas.
Em 1970 Winfield decidiu abrir sua própria empresa em North Hollywood e se aproximar mais da indústria do cinema e suas criações aparecerem em mais de 20 filmes, sucessos como "Bladerunner" (construiu 25 veículos), "Robocop" e "The Last Starfighter", talvez a sua criação mais emblemática tenha sido o Delorean para "Back to the Future".
Em 1974 fechou a empresa em North Hollywood, passou pela Coach Works em Chatsworth e atualmente mantem seus negócios em Mojave, Califórnia. Entre outros prêmios, ele foi induzido no "Custom Car" e "Hot Rod Hall of Fame" e também recebeu o prêmio de "Construtor do Ano" no Detroit Autorama de 2008.
Em 2011 foi lançado o documentário “Kings of Kustoms” sobre a vida de Gene Winfield, ele continua na ativa até os dias hoje. Longa vida ao “The King of Kustoms”.
Filmografia e Séries de TV:
Carro do filme Blade Runner

08/07/2017

Voar é para avião!

#soquenao...
E o que fica comprovado nestas fotos do GP de F1 da Alemanha de 1966, em Nürburgring (na pista de verdade, vulgo inferno verde).
Fale a verdade, isso que era desafio! 
Fica engraçado pensar que hoje o que causa mais burburinho na F1 é a "batida de trânsito" entre o Vettel e o Hamilton (GP do Azerbaijão de 1988).
BRMs de Jackie Stewart e Graham Hill
Dan Gurney e o seu maravilhoso Eagle