Vamos
falar de crime organizado, fugitivos da polícia rodoviária e contrabando de
bebidas, afinal são assuntos que tem muito a ver com a proposta deste blog.
Errado? Nem tanto, como veremos a seguir...😮
Esta história começa na
década de 1920, nos Estados Unidos, época em que vários estados decretaram grande restrição e repressão contra a
fabricação e comercialização de bebidas, que foi a chamada “lei
Seca”.
Este foi um cenário perfeito para os gângsters das grandes cidades, como Al Capone,
usarem as cervejarias e destilarias das pequenas cidades do interior americano para fornecer
álcool ilegalmente a preços reduzidos.
Afinal,
nas áreas mais pobres do país a fabricação clandestina de bebidas era uma das poucas
alternativas de subsistência, os Estados Unidos atravessavam a depressão econômica pós primeira guerra mundial,
os donos destas destilarias eram os chamados “bootleggers”.
Mas, se
produzir bebida ilegalmente era arriscado e difícil, “distribuir” a bebida ilegal era
ainda mais complicado, havia muita repressão policial.
Este pessoal "criativo" começou a desenvolver algumas estratégias para resolver o problema da distribuição. Como isso passou a ser feito normalmente a noite, pois ajudava a fugir da polícia, nasceu o termo "moonshine".
Além
da escuridão, os “moonshiners” procuravam trafegar por estradas secundárias,
geralmente de terra, mas quando topavam com a polícia não tinham outra
alternativa a não ser fugir, isto é, serem mais rápidos e mais hábeis que os
homens da lei.
Não
era nada fácil porque as estradas não ajudavam e, naturalmente, o desempenho dos
carros era prejudicado pelo peso extra da bebida, tais dificuldades
obrigou este pessoal a buscar soluções para modificar os seus carros para
serem mais rápidos, afinal, era isso ou cana!
As
receitas de preparação mais comuns passavam por aliviar o peso, adicionar mais
carburadores e novos coletores de admissão para aumentar o fluxo de ar e
combustível para o motor. Logo, apareceram as primeiras versões de compressores
e alterações internas no motor como pistões e cabeçotes.
As
suspensões também tiveram que ser alteradas para suportar o peso extra em altas
velocidades, para isso normalmente eram adicionadas folhas extras nas molas e
alterações na distribuição de peso no carro.
Outros aparatos completavam o visual
“outlaw”, tais como interruptores para desligar apenas as luzes traseiras ou tanques
falsos.
É
preciso lembrar que existia a preocupação em manter a parte externa do carro o
mais original possível, para não atrair atenção ou suspeitas da polícia.
Porém,
nada disso seria suficiente sem um motorista hábil e corajoso, e foi neste contexto,
naturalmente, que foram sendo criadas rivalidades entre “moonshiners”.
O objetivo era simples, provar quem era o mais
rápido e conquistar respeito e “fama” entre os demais.
Se no começo a tal rivalidade foi movida por
orgulho, logo as disputas começaram a movimentar dinheiro. Com a revogação da proibição da comercialização da bebida, em 1933, a
comercialização ilegal de bebida não acabou, e as disputas entre os "moonshiners" também.
Ao longo da década de
1940 a rivalidade e competição entre eles começou a tomar rumos mais organizados, os
eventos atraíam cada vez mais pessoas e apareceram os organizadores para cobrar
“ingressos” do público. Isso levou a serem criados locais mais apropriados para as disputas, que normalmente eram pistas ovais na terra ou na praia.
As
modificações nos carros também evoluíram, pois a polícia também buscava carros mais rápidos, os "moonshiners" começaram a utilizar motores Cadillac e Ford Flathead V8, era normal adaptar motores maiores ou mais potentes aos carros mais antigos, tais como Ford modelo B.
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Junior Johnson |
No começo da década de 1950 a distribuição ilegal de bebida perdeu de vez o seu apelo
financeiro, em grande parte porque os políticos perceberam que era muito mais
rentável ao poder público vender bebida legalmente.
Se a motivação para o
contrabando diminuiu, o gosto pela disputa e modificações de carros seguiu bem
vivo. O sul da Califórnia começou a se tornar um centro para
competições de carros personalizados, os promotores amadores se
profissionalizaram, a estrutura das competições foi sendo aprimorada e equipes profissionais foram formadas.
Com tudo isso, muitos “ex-moonshiners” começaram a
competir pela recém-formada “NASCAR”, organização idealizada pelo promotor Bill France em 1947.
Basta dizer que vários dos primeiros astros da NASCAR, como Junior
Johnson e Benny Parsons, foram “moonshiners”.
Outros "moonshiners" migraram para a crescente comunidade de hot-rodders, que por sua vez deu origem a NHRA “National Hot
Rod Association” em 1951.
Este movimento também acabou por fazer parte, ou inspirar, o que veio a ser conhecido como "Kustom Kulture", de que já falamos neste post.😜