O blog de quem gosta de Carros Antigos, Corridas, Hot Rods, Kultura Kustom, Rock e afins...
01/09/2017
26/08/2017
Nikolaus August Otto
Os
novos tempos dos motores elétricos e tecnologias hibridas se aproxima, por isso
nós os amantes dos carros barulhentos precisamos nos acostumar com esta nova
forma de curtir a nossa paixão. Enquanto este tempo, inevitável, não chega
vamos lembrar de um pioneiro na criação dos motores como conhecemos: Nikolaus
August Otto.
Nascido
em Holzhausen an der Haide, Alemanha, em 10 de Junho de 1832, o engenheiro,
físico e inventor alemão é considerado o pai do motor a gasolina de combustão,
também conhecido como motor de quatro tempos ou motor de ciclo de Otto.
Otto
iniciou a sua carreira profissional aos 16 anos como vendedor de alimentos na
cidade de Colônia, logo se maravilhou com as novas tecnologias que surgiam para
movimentar motores, como o vapor e os motores movidos a gás natural (carvão) de
Jean-Joseph-Étienne Lenoir (1822-1900), que em 1859 anexou o seu motor a um carro
(carroça?), mas o motor era muito
Construiu
seu primeiro protótipo de motor a gás em 1861. Passou os cinco anos seguintes
desenvolvendo o seu projeto, até que seu “motor de gás atmosférico” finalmente
ganhou a medalha de ouro na Exposição de Paris e na Feira de Hannover de 1867,
era um motor de 2 tempos feito a partir dos conceitos do motor de Lenoir e foi
construído em sociedade com Gottlieb Daimler e Eugen Langen.
Neste
intervalor, em 1864 formou a empresa “N.A. Otto & Cia“ com o industrial
alemão Eugen Langen, em 1876 eles conseguiram apresentar um motor de explosão
interna com novo conceito, de 4 tempos de funcionamento, bem mais eficiente que
o anterior. Dizem que as melhores invenções vêm ao acaso, verdade ou não, Otto
descobriu que o poderia melhorar a eficiência dos motores comprimindo a mistura
do combustível e do ar antes de iniciar a queima, nascia o conceito do ciclo de
Otto ou ciclo de quatro tempos.
A
invenção foi patenteada em 1877 e em poucos anos venderam mais de 35.000
motores, no entanto, em 1886, a patente DRP 532 foi invalidada pelos
competidores argumentando que as propostas de Otto na verdade foram copiadas de
um artigo obscuro do engenheiro francês Alphonse-Eugène Beau de Roche.
Otto
nunca chegou a ter contato com esse material, a partir da quebra da patente
dois engenheiros que trabalhavam na empresa de Otto, Wilhelm Maybach e Gottlieb
Daimler abriam uma nova empresa chamada Daimler (já ouviram falar?) e começaram
a produzir automóveis com motores de ciclo Otto a partir de 1890.
A
empresa “N.A. Otto & Cia” seguiu com suas operações em Colônia na Alemanha,
em 1893 foi aberta uma filial na Filadélfia, EUA, fabricando motores até 1915,
a empresa existe até hoje conhecida como “Deutz AG”.
Ainda
existe um único exemplar dos primeiros motores de Otto em funcionamento na
América Latina, ele pertence ao acervo da Escola de Engenharia da UFRGS. O
motor foi utilizado originalmente como gerador de energia para fins acadêmicos,
depois ficou abandonado até 1991. Quando estava prestes a virar sucata um grupo
de alunos restaurou o motor. O trabalho batizado de “Resgate de uma era” levou
quase um ano e hoje está em exposição no museu da Universidade.
Nikolaus
Otto faleceu em Colônia, 26 de Janeiro de 1891, ele foi casado com Anna Gossi e
tiveram sete filhos, um dele foi Gustav Otto que tornou-se um respeitado
construtor de aviões.
Mas,
como funciona a invenção de Otto? Neste post falamos um pouco do conceito.13/08/2017
Feliz dia dos pais!!!
Nico Rosberg e Keke Rosberg |
Niki Lauda e Mathias Lauda |
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03/08/2017
Moonshiners
Vamos
falar de crime organizado, fugitivos da polícia rodoviária e contrabando de
bebidas, afinal são assuntos que tem muito a ver com a proposta deste blog.
Errado? Nem tanto, como veremos a seguir...😮
Errado? Nem tanto, como veremos a seguir...😮
Esta história começa na
década de 1920, nos Estados Unidos, época em que vários estados decretaram grande restrição e repressão contra a
fabricação e comercialização de bebidas, que foi a chamada “lei
Seca”.
Este foi um cenário perfeito para os gângsters das grandes cidades, como Al Capone, usarem as cervejarias e destilarias das pequenas cidades do interior americano para fornecer álcool ilegalmente a preços reduzidos.
Este foi um cenário perfeito para os gângsters das grandes cidades, como Al Capone, usarem as cervejarias e destilarias das pequenas cidades do interior americano para fornecer álcool ilegalmente a preços reduzidos.
Afinal,
nas áreas mais pobres do país a fabricação clandestina de bebidas era uma das poucas
alternativas de subsistência, os Estados Unidos atravessavam a depressão econômica pós primeira guerra mundial,
os donos destas destilarias eram os chamados “bootleggers”.
Mas, se
produzir bebida ilegalmente era arriscado e difícil, “distribuir” a bebida ilegal era
ainda mais complicado, havia muita repressão policial.
Este pessoal "criativo" começou a desenvolver algumas estratégias para resolver o problema da distribuição. Como isso passou a ser feito normalmente a noite, pois ajudava a fugir da polícia, nasceu o termo "moonshine".
Este pessoal "criativo" começou a desenvolver algumas estratégias para resolver o problema da distribuição. Como isso passou a ser feito normalmente a noite, pois ajudava a fugir da polícia, nasceu o termo "moonshine".
Além
da escuridão, os “moonshiners” procuravam trafegar por estradas secundárias,
geralmente de terra, mas quando topavam com a polícia não tinham outra
alternativa a não ser fugir, isto é, serem mais rápidos e mais hábeis que os
homens da lei.
Não
era nada fácil porque as estradas não ajudavam e, naturalmente, o desempenho dos
carros era prejudicado pelo peso extra da bebida, tais dificuldades
obrigou este pessoal a buscar soluções para modificar os seus carros para
serem mais rápidos, afinal, era isso ou cana!
As
receitas de preparação mais comuns passavam por aliviar o peso, adicionar mais
carburadores e novos coletores de admissão para aumentar o fluxo de ar e
combustível para o motor. Logo, apareceram as primeiras versões de compressores
e alterações internas no motor como pistões e cabeçotes.
As
suspensões também tiveram que ser alteradas para suportar o peso extra em altas
velocidades, para isso normalmente eram adicionadas folhas extras nas molas e
alterações na distribuição de peso no carro.
Outros aparatos completavam o visual “outlaw”, tais como interruptores para desligar apenas as luzes traseiras ou tanques falsos.
Outros aparatos completavam o visual “outlaw”, tais como interruptores para desligar apenas as luzes traseiras ou tanques falsos.
É
preciso lembrar que existia a preocupação em manter a parte externa do carro o
mais original possível, para não atrair atenção ou suspeitas da polícia.
Porém,
nada disso seria suficiente sem um motorista hábil e corajoso, e foi neste contexto,
naturalmente, que foram sendo criadas rivalidades entre “moonshiners”.
O objetivo era simples, provar quem era o mais rápido e conquistar respeito e “fama” entre os demais.
Se no começo a tal rivalidade foi movida por orgulho, logo as disputas começaram a movimentar dinheiro. Com a revogação da proibição da comercialização da bebida, em 1933, a comercialização ilegal de bebida não acabou, e as disputas entre os "moonshiners" também.
Ao longo da década de 1940 a rivalidade e competição entre eles começou a tomar rumos mais organizados, os eventos atraíam cada vez mais pessoas e apareceram os organizadores para cobrar “ingressos” do público. Isso levou a serem criados locais mais apropriados para as disputas, que normalmente eram pistas ovais na terra ou na praia.
O objetivo era simples, provar quem era o mais rápido e conquistar respeito e “fama” entre os demais.
Se no começo a tal rivalidade foi movida por orgulho, logo as disputas começaram a movimentar dinheiro. Com a revogação da proibição da comercialização da bebida, em 1933, a comercialização ilegal de bebida não acabou, e as disputas entre os "moonshiners" também.
Ao longo da década de 1940 a rivalidade e competição entre eles começou a tomar rumos mais organizados, os eventos atraíam cada vez mais pessoas e apareceram os organizadores para cobrar “ingressos” do público. Isso levou a serem criados locais mais apropriados para as disputas, que normalmente eram pistas ovais na terra ou na praia.
As
modificações nos carros também evoluíram, pois a polícia também buscava carros mais rápidos, os "moonshiners" começaram a utilizar motores Cadillac e Ford Flathead V8, era normal adaptar motores maiores ou mais potentes aos carros mais antigos, tais como Ford modelo B.
Junior Johnson |
Se a motivação para o
contrabando diminuiu, o gosto pela disputa e modificações de carros seguiu bem
vivo. O sul da Califórnia começou a se tornar um centro para
competições de carros personalizados, os promotores amadores se
profissionalizaram, a estrutura das competições foi sendo aprimorada e equipes profissionais foram formadas.
Com tudo isso, muitos “ex-moonshiners” começaram a
competir pela recém-formada “NASCAR”, organização idealizada pelo promotor Bill France em 1947. Basta dizer que vários dos primeiros astros da NASCAR, como Junior
Johnson e Benny Parsons, foram “moonshiners”.
Outros "moonshiners" migraram para a crescente comunidade de hot-rodders, que por sua vez deu origem a NHRA “National Hot
Rod Association” em 1951.
Este movimento também acabou por fazer parte, ou inspirar, o que veio a ser conhecido como "Kustom Kulture", de que já falamos neste post.😜
29/07/2017
Power Laps (Extra)
Eu estava navegando por uns sites de corrida e achei algumas citações sobre o GP de Imola de 1982. O motivo destas citações nem vem ao caso, o importante é fazer justiça e incluir esta corrida no grupo das grandes batalhas que citei neste post..
Épico duelo entre Gilles Villeneuve e Didier Pironi, dois grandes campeões sem título na F1 (boa ideia para outro futuro post).
Dá para imaginar uma batalha destas, entre dois companheiros de equipe, hoje em dia?
As corridas, e em especial a Ferrari, mudaram muito.
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