Existe muitas modalidades de disputas que envolvem carros e motos; rallye, endurance, drifting, arrancada, corridas de velocidade e Gymkhana!
O nome Gymkhana (Motorkhana na Austrália e Nova Zelândia e Autotesting no Reino Unido e Irlanda) vem das provas equestres de gincana a cavalo, onde o cavaleiro tinha que cumprir um percurso com obstáculos.
O objetivo da Gymkhana é igual a tantas outras competições a motor; Conseguir o melhor (menor) tempo possível, cometendo o menor número de erros.
No entanto, a partir daqui temos várias diferenças com outras modalidades. A "pista" da Gymkhana não é um autódromo ou estrada de terras, normalmente as disputas são em locais fechados com vários obstáculos como cones, pneus e barris, criados estrategicamente para aumentar o grau de dificuldade.
Outra diferença é que o piloto precisa percorrer este traçado executando manobras de reversões, rotações (90, 180 ou 360 graus), derrapagem controlada, saltos, slalom, entre outros. Por isso muitos associam a Gymkhana ao Drifting, na verdade o drift é um recurso da Gymkhana e não o objetivo final.
Para os menos puristas, o espetáculo visual é incrível!
Falamos de puristas porque nem todo "gearhead" gosta deste tipo de disputa, muitos acham que um piloto de drift ou gymkhana esta mais para um malabarista do que para um piloto. Sem dúvida, uma boa discussão...
Normalmente nas provas de Gymkhana o percurso tem menos de 2.000 metros, o piloto acaba utilizando apenas a primeira e segunda marcha e precisa de muita concentração e memorização da pista para repetir uma sequencia de obstáculos, inclusive de ré, utilizando muito freio de mão e "punta taco".
Existem muitas particularidades de regras entre os diversos eventos ao redor do mundo, mesmo sendo uma modalidade regulada pela FIA, não existe um campeonato mundial. Hoje o Japão é o principal palco da Gymkhana onde a modalidade ganhou força a partir de 2011, a maior competição é a "All Japan Gymkhana" disputada anualmente.
Entre os grandes nomes da Gymkhana o piloto de rally Ken Block é o "Fangio" do pedaço, desde o ano de 2004 ele começou um projeto pessoal com a divulgação de vários vídeos na internet mostrando suas habilidades, logo virou uma celebridade no assunto.
Se você gosta ou não de Gymkhana (como nós) não vem ao caso, mas que os vídeos do Ken Block são legais não existem dúvida, tem mais no Youtube:
O nome Gymkhana (Motorkhana na Austrália e Nova Zelândia e Autotesting no Reino Unido e Irlanda) vem das provas equestres de gincana a cavalo, onde o cavaleiro tinha que cumprir um percurso com obstáculos.
O objetivo da Gymkhana é igual a tantas outras competições a motor; Conseguir o melhor (menor) tempo possível, cometendo o menor número de erros.
No entanto, a partir daqui temos várias diferenças com outras modalidades. A "pista" da Gymkhana não é um autódromo ou estrada de terras, normalmente as disputas são em locais fechados com vários obstáculos como cones, pneus e barris, criados estrategicamente para aumentar o grau de dificuldade.
Outra diferença é que o piloto precisa percorrer este traçado executando manobras de reversões, rotações (90, 180 ou 360 graus), derrapagem controlada, saltos, slalom, entre outros. Por isso muitos associam a Gymkhana ao Drifting, na verdade o drift é um recurso da Gymkhana e não o objetivo final.
Para os menos puristas, o espetáculo visual é incrível!
Falamos de puristas porque nem todo "gearhead" gosta deste tipo de disputa, muitos acham que um piloto de drift ou gymkhana esta mais para um malabarista do que para um piloto. Sem dúvida, uma boa discussão...
Normalmente nas provas de Gymkhana o percurso tem menos de 2.000 metros, o piloto acaba utilizando apenas a primeira e segunda marcha e precisa de muita concentração e memorização da pista para repetir uma sequencia de obstáculos, inclusive de ré, utilizando muito freio de mão e "punta taco".
Existem muitas particularidades de regras entre os diversos eventos ao redor do mundo, mesmo sendo uma modalidade regulada pela FIA, não existe um campeonato mundial. Hoje o Japão é o principal palco da Gymkhana onde a modalidade ganhou força a partir de 2011, a maior competição é a "All Japan Gymkhana" disputada anualmente.
Entre os grandes nomes da Gymkhana o piloto de rally Ken Block é o "Fangio" do pedaço, desde o ano de 2004 ele começou um projeto pessoal com a divulgação de vários vídeos na internet mostrando suas habilidades, logo virou uma celebridade no assunto.
Se você gosta ou não de Gymkhana (como nós) não vem ao caso, mas que os vídeos do Ken Block são legais não existem dúvida, tem mais no Youtube: