08/10/2018

Brasília

Dando continuidade a nossa playlist política... Para mim simplesmente uma das melhores bandas de rock nacional de todos os tempos!
A música é de 1986 do disco "O concreto já rachou", sensacional, formação original: Phillipe Seabra (voz e guitarra-solo), Jander Bilaphra (voz e guitarra-base), André X (baixo) e Gutje Woortman (bateria).


Capital da esperança
(Brasília tem luz, Brasília tem carros)
Asas e eixos do Brasil
(Brasília tem mortes, tem até baratas)
Longe do mar, da poluição
(Brasília tem prédios, Brasília tem máquinas)
mas um fim que ninguém previu
(Árvores nos eixos a polícia montada)
(Brasília), Brasília

Brasília tem centros comerciais
Muitos porteiros e pessoas normais
(Muitos porteiros e pessoas normais)

As luzes iluminam os carros só passam
A morte traz vida e as baratas se arrastam
(Utopia na mente de alguns...)
Os prédios se habitam as máquinas param
As árvores enfeitam e a polícia controla
(Utopia na mente de alguns...)

Oh.. O concreto já rachou!
Brasília....

Brasília tem luz, Brasília tem carros
(Carros pretos nos colégios)
Brasília tem mortes, tem até baratas
(em tráfego linear)
Brasília tem prédios, Brasília tem máquinas
(Servidores Públicos ali)
Árvores nos eixos a polícia montada
(polindo chapas oficiais)
Brasília, (Brasília)

Brasília tem centros comerciais
Muitos porteiros e pessoas normais
(Muitos porteiros e pessoas normais)

As luzes iluminam os carros só passam
A morte traz vida e as baratas se arrastam
(Utopia na mente de alguns...)
Os prédios se habitam as máquinas param
As árvores enfeitam e a polícia controla
(Utopia na mente de alguns...)

Oh... O concreto já rachou! rachou! rachou! rachou!
Rachou! O concreto já rachou!
Brasília....
Brasília.... Brasilia!

As luzes iluminam os carros só passam
A morte traz vida e as baratas se arrastam
(Utopia na mente de alguns...)

Os prédios se habitam as máquinas param
As árvores enfeitam e a polícia controla
(Utopia na mente de alguns...)

Os comércios só vendem
e os porteiros só olham
E essas pessoas elas não fazem nada
mas essas pessoas elas não fazem nada
Nada! (Brasília...) Nada! (Brasília...)
Nada! (Brasília...) Nada! (Brasília...)

07/10/2018

Que país é esse?

Hoje, dia de eleições gerais, é propício para lembrar desta música, não?!
Faixa título do terceiro álbum da Legião Urbana, lançado em 1987, apesar de ter 31 anos continua espelhando muito bem a (triste) realidade da nossa sociedade...

Nas favelas, no Senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

No Amazonas, no Araguaia iá, iá
Na Baixada Fluminense
Mato Grosso, Minas Gerais
E no Nordeste tudo em paz
Na morte eu descanso
Mas o sangue anda solto
Manchando os papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

Terceiro mundo, se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

05/10/2018

Bonneville Salt Flats (Parte 3)

Green Monster
Continuando a história do santo deserto de sal deBonneville...
A partir de 1962 os carros a jato começaram a tomar a cena em Bonneville, com eles chegaram ambições (velocidades) até então impossíveis de se pensar. 
A coisa virou um negócio sério!
Os principais protagonistas desta “loucura” foram Art Arfons, com seu famoso "Green Monster” que era impulsionado por um motor de jato General Electric J79, extraído de um F-104 Starfighter, o seu irmão mais velho Walt Arfons com o “Wingfoot Express” movido por uma turbina Westinghouse J49, e por último o piloto de caça Craig Breedlove. 
Breedlove e o Dr. Nathan Ostich construíram um elegante carro com três rodas chamado “Spirit of America”, a máquina era empurrada por um motor General Electric J47, os mesmos utilizados nos caças F-86 Sabre.
Wingfoot Express
A guerra pelos recordes na era jato iniciou em agosto de 1963. 
Craig Breedlove foi o primeiro a superar o antigo recorde de Mickey Thompson com 407,45 mph, o recorde durou pouco mais de um ano, em outubro de 1964 Walt Arfons e seu piloto Tom Green estabeleceram 413,20 mph com o “Wingfoot express”. 
Art Arfons queria tomar o recorde do irmão mais velho, então apenas três dias após o recorde do “Wingfoot Express” o “Green Monster” atingiu a velocidade recorde de 434,02 mph.😱
A ironia é que apenas 8 dias depois, Craig Breedlove trouxe um renovado Spirit Of America e alcançou insanos 468,72 mph. Breedlove ainda não estava satisfeito, após alguns ajustes ele alcançou a velocidade de 539 mph, entretanto ele não conseguiu repetir a passagem para homologar a média. 
Spirit Of America
O problema foi que Breedlove perdeu o controle após o paraquedas rasgar, derrubou um poste e acabou mergulhado no lago de sal. Por muita sorte ele não sofreu nada, mas o Spirit of America ficou completamente destruído.
Art Arfons renovou o “Green Monster” disposto a recuperar o recorde e acabou conseguindo no final com 536,71 MPH.
Para 1965 a perspectiva era enorme e preocupante, aonde eles iriam chegar?
Para esta temporada Breedlove construiu um novo carro batizado de “América Sonic 1”, desta vez com 4 rodas e com um motor J79 mais potente. Após superar um acidente e alguns problemas do projeto, em 02 de novembro de 1965, Breedlove estabeleceu um novo recorde de 555,483 mph. 
Spirit Of America - Sonic I
Art Arfons ainda recuperou o recorde com 576,553 mph, mas a festa durou apenas oito dias porque Breedlove quebrou a barreira de 600 mph estabelecendo 600,601 mph! 😱😱😱
Em 1966 Art Arfons retornou com uma nova versão do “Green Monster”, na sua primeira tentativa um dos rolamentos da roda dianteira quebrou e Art perdeu o controle a cerca de 610 mph destruindo o carro. Art teve sorte, sofreu apenas pequenos arranhões e algumas queimaduras de sal nos olhos, mas o acidente foi o suficiente para ele decidir se retirar, pois as coisas pareciam estar saindo de controle...
O recorde de Craig Breedlove durou até 1970, neste ano um piloto chamado Gary Gabelich trouxe um carro chamado “Blue Fame”, a novidade era que o Blue Fame usava um motor de foguete alimentado por peróxido oxidante de hidrogênio, combinado com gás natural liquefeito. Loucura total!
Em 28 de outubro de 1970, Gary levou o Blue Fame a uma velocidade média de simplesmente 630,478 mph!!
E teve mais... com a ultima parte da história de Bonneville!

Aluga-se

Aqui no Blog temos um espaço especial para nossas músicas (**), afinal nada melhor do que dar uns rolês com sua caranga ouvindo uma boa trilha sonora... de preferência num toca-fitas Roadstar com amplificador Tojo! 😂😂😂
Aproveitando o momento, resolvemos trazer uma mini-playlist para ouvir indo para a votação e se inspirar, só terá rock nacional com letras dizem muito sobre o nosso conturbado momento, cada um julgue como quiser.
Ah, sabemos que está meio em cima da hora, mas até o final do segundo turno dá tempo de finalizar.
Para começar, "Aluga-se" do grande Raul Seixas. Música de autoria dele e de Cláudio Roberto Andrade de Azevedo, gravada em 1980 no disco "Abre-te Sésamo".
Depois teve versões com Camisa de Vênus, Sambô e Titãs, entre outros...


A solução pro nosso povo eu vou dá
Negócio bom assim ninguém nunca viu
'Tá tudo pronto aqui é só vim pegar
A solução é alugar o Brasil

Nós não vamo paga nada
Nós não vamo paga nada
É tudo free
Tá na hora agora é free
Vamo embora
Dá lugar pros gringo entrar
Esse imóvel tá pra alugar ah ah ah ah

Os estrangeiros eu sei que eles vão gostar
Tem o Atlântico tem vista pro mar
A Amazônia é o jardim do quintal
E o dólar dele paga o nosso mingau

Nós não vamo paga nada
Nós não vamo paga nada
É tudo free
'Tá na hora agora é free
Vamo embora
Dá lugar pros gringo entrar
Pois esse imóvel está pra alugar, alugar ei
Grande soluça, uh ei

Nós não vamo paga nada
Nós não vamo paga nada
Agora é free
'Tá na hora é tudo free
Vamo embora
Dá lugar…

(**) Isso quer dizer Rock, R&B, Indie e afins, nada de Axé, Pagote, etc...

04/10/2018

Hot Symphony - Matra

O motor V12, na verdade MS9 de 3.000 cm3 entregando cerca de 395hp, não conseguiu grande sucesso nas pistas em 1968, os maiores problemas eram o alto consumo de combustível, pouca potência em comparação com a concorrência (principalmente um tal motor Cosworth) e baixa confiabilidade devido superaquecimento...
... entretanto, em matéria de som é um campeão. Que coisa linda! 😊


Tem que ouvir com o volume no último!