O blog de quem gosta de Carros Antigos, Corridas, Hot Rods, Kultura Kustom, Rock e afins...
02/01/2019
21/12/2018
17/12/2018
What´s your name? Fusca Fafá
Antes que acusem este blog de machismo e outras coisas mais, esclarecemos que não estamos dando opinião
a nada, apenas lembrando a origem de um apelido que pegou firme no nosso
tão amado Fusca durante a década de 1980 (este post faz parte da série sobre apelidos de carros)...
O tal apelido apareceu em 1979, precisamente no segundo semestre daquele ano quando a VW lançou a linha 1980.
No caso do fusca não veio nada muito novo, exceto as novas e enormes lanternas traseiras que logo chamaram a atenção e dividiram opiniões entre os consumidores.
No caso do fusca não veio nada muito novo, exceto as novas e enormes lanternas traseiras que logo chamaram a atenção e dividiram opiniões entre os consumidores.
Até ai tudo
bem, mas no popular houve uma "associação" do publico das tais lanternas com a cantora Fafá de Belém.
E qual foi o motivo da associação??
Na época a cantora fazia sucesso e era presença frequente nos programas de TV, mas além do seu talento artístico ela também chamava atenção por outros atributos...
Na época a cantora fazia sucesso e era presença frequente nos programas de TV, mas além do seu talento artístico ela também chamava atenção por outros atributos...
16/12/2018
Edelbrock (Parte 1)
Em 1913 Otis Victor Edelbrock Sr., apelidado de "VIC", nasceu na pequena vila agrícola de Eudora, perto de Wichita, no Kansas. O seu pai era dono da mercearia local que foi o sustento da família Edelbrock até 1927, quando eles perderam tudo num incêndio.
Após o incêndio “Vic” foi forçado a deixar a escola para ajudar a sustentar a família, ele tinha um talento natural para mecânica e começou a trabalhar numa oficina como mecânico de automóveis, onde desenvolveu suas habilidades.
Após o incêndio “Vic” foi forçado a deixar a escola para ajudar a sustentar a família, ele tinha um talento natural para mecânica e começou a trabalhar numa oficina como mecânico de automóveis, onde desenvolveu suas habilidades.
Em 1931 a grande depressão atingiu o Kansas, diante destas dificuldades Vic decidiu mudar para a Califórnia indo morar com seu irmão, Carl Edelbrock.
Já morando na Califórnia Vic continuou trabalhando como mecânico de automóveis, mas com planos de juntar dinheiro para abrir sua própria oficina.
Na parte da manhã, ele trabalhava em um estacionamento no centro de Los Angeles e casualmente conheceu uma irlandesa de 19 anos, Katherine (Katie) Collins que trabalhava como doméstica, comm quem se casou em junho de 1933.
Em 1934, Vic e o cunhado abriram a primeira oficina em Wilshire Boulevard, em Beverly Hills, depois de um tempo mudaram-se para um prédio próprio, na esquina da Venice Boulevard e Hoover em Los Angeles.
Nesta época Vic contratou Bobby Meeks como ajudante, que futuramente se transformou no “guru” dos motores Flathead e o seu braço direito na empresa, até se aposentar em 1993.
A medida que os negócios cresciam eles mudaram a oficina de local mais 3 vezes, em 1936 nasceu Vic Edelbrock Jr., filho único do casal (guarde esse nome...).
Em 1938, Vic Sr. comprou um Ford Roadster 1932 que virou o seu primeiro projeto e, sem saber, o ponto de virada para os seus negócios.
Vic queria muto melhorar o desempenho do carro e se juntou a Tommy Thickstun para projetar um novo coletor de admissão para o motor flathead, porém ele não ficou feliz com o resultado e decidiu projetar o seu próprio coletor para utilizar dois caburadores stromberg 97, chamando-o de “The Slingshot”.
A medida que os negócios cresciam eles mudaram a oficina de local mais 3 vezes, em 1936 nasceu Vic Edelbrock Jr., filho único do casal (guarde esse nome...).
Em 1938, Vic Sr. comprou um Ford Roadster 1932 que virou o seu primeiro projeto e, sem saber, o ponto de virada para os seus negócios.
Vic queria muto melhorar o desempenho do carro e se juntou a Tommy Thickstun para projetar um novo coletor de admissão para o motor flathead, porém ele não ficou feliz com o resultado e decidiu projetar o seu próprio coletor para utilizar dois caburadores stromberg 97, chamando-o de “The Slingshot”.
O carro foi testado nos lagos secos de Muroc e Rosamond, onde hoje é a Edwards Air Force Base, os resultados agradaram e Vic começou a vender o novo coletor Slingshot.
Até o começo da guerra foram vendidas mais de 100 unidades, mas a WWII afetou profundamente os negócios da empresa. Durante o conflito Edelbrock também ajudou no esforço de guerra fabricando partes de aviões, em Long Beach.
Em 16 de novembro de 1941, depois de retirar os para-lamas e calotas, o mesmo Ford 32 atingiu a velocidade de 195,45 km/h (121,42 mph) e acelerou a 7,41 segundos, novo recorde nacional de velocidade no quarto de milha.
Porém, logo as corridas foram proibidas pelo Office of Defense Transportation, todo o esforço financeiro e técnico nos EUA deveria ser em prol das forças armadas americanas.
Mas, em segredo, a Edelbrock projetou e desenvolveu uma nova linha de produtos, a nova linha abrangeria cilindros de alumínio e coletores e mudou para sempre o futuro da empresa...
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