O blog de quem gosta de Carros Antigos, Corridas, Hot Rods, Kultura Kustom, Rock e afins...
22/02/2018
03/02/2018
Advertising - Super Bowl Car Commercials
Já comentamos sobre os comerciais exibidos no intervalo do Super Bowl, voltamos ao assunto aproveitando que amanhã tem Brady (aquele cara que tem aquela esposa meio bonitinha, uma tal Gisele) e companhia em mais uma final.
Encontramos no YouTube uma compilação dos comerciais de carro exibidos em 2016, não se empolguem porque alguns são meio bobinhos...
Em tempo, o Super Bowl de 2016 aconteceu em Santa Clara no Levi´s Stadium, a disputa foi entre Denver Broncos e Carolina Panthers com vitória do Broncos por 24 a 10.
27/01/2018
18/01/2018
2 Tempos
Falar de motores 2 tempos numa época em que os motores híbridos e elétricos são o centro das atenções parece estranho, mas para o blog estes fumacentos e barulhentos motores, antes tão importantes, também merecem a nossa atenção.
Os motores 2 tempos tiveram o seu auge, nos carros e motos, nos anos 1960 e 1970, principalmente com marcas como a sueca SAAB, as alemãs ocidentais DKW (inclusive no Brasil) e Sachsenring, as alemãs orientais Trabant e Wartburg e a Japonesa Suzuki, nas motos tivemos a DKW e vários fabricantes Japonesas como Suzuki e Yamaha (quem não lembra da linha RD da Yamaha, em especial a RD 350).
Hoje o motor 2T está praticamente restrito para usos específicos como jetskis, motosserras, snowmobiles, karts, motores de popa e outras máquinas estacionárias. São motores que funcionam em qualquer orientação, o pode ser uma grande vantagem para estas finalidades.
O pioneiro nesta tecnologia foi o engenheiro escocês Dugald Clerk que patenteou a ideia inicial em 1881, mas o responsável pelo primeiro motor verdadeiramente prático foi o inglês Alfred Angas Scott, em 1908, quando começou a fabricar motocicletas utilizando este tipo de motor.
Numa comparação entre motores 2 tempos e 4 tempos temos várias diferenças, a principal são os ciclos de funcionamento:
Nos motores 4T, resumidamente, temos 4 ciclos bem definidos (admissão, compressão, ignição e escape), são necessários 4 cursos do pistão para completar um ciclo de potência, com uma ignição a cada 2 giros do virabrequim. São utilizadas válvulas e coletores de admissão para levar a mistura ar + combustível para a câmera de combustão e válvulas e coletores de escapamento para expelir os gases da combustão.
No motor 2T temos 2 ciclos (ignição e escape), na ignição o pistão sobe abrindo uma janela de admissão para entrada da mistura ar + combustível no motor, ficando alojada na parte inferior do virabrequim, no ciclo seguinte ocorre a ignição que empurra o pistão para baixo expelindo os gases de escape por uma outra janela superior.
Quando a janela de admissão se fecha e o combustível é levado para a câmara de combustão por um duto do virabrequim, as velas emitem a centelha e a ignição ocorre novamente, fechando o ciclo.
Um motor 2T pode ser movido a álcool, gasolina ou diesel, com diesel a entrada da mistura ar + combustível utiliza a injeção direta de combustível e um sistema de lubrificação na base do cárter.
Em termos teóricos o motor 2T gera o dobro de potência de um motor de 4T, porque precisa da metade dos ciclos do pistão para completar um ciclo de potência, esse foi o motivo que o emblema dos DKWs apresentava “3=6”, ou seja, o motor de três cilindros entregava o desempenho de um de seis. Na prática, nem sempre é assim porque o motor 2T sofre mais com as variações das condições de uso: rotação, altitude, temperatura e qualidade do combustível.
A relação peso x potência costuma ser mais favorável aos motores 2T, estes têm uma quantidade menor de peças móveis, não tem válvulas de admissão e escapamento por exemplo, tornando-se mais simples, compactos e leves.
Na questão de emissões de gases, porém, o motor 2T não é tão eficiente perdendo feio para outros tipos de motores de combustão interna. Essa limitação ocorre porque a lubrificação interna no motor 2T é feita através da mistura de óleo no combustível que é queimada pelo motor, o que gera muita fumaça (a tradicional fumaça azul com forte cheiro de óleo).
O fator ambiental tem sido determinante para o seu crescente desuso, as regulamentações estão cada vez mais rigorosas contra a poluição.
😊 Vantagens dos motores de dois tempos:
1 – Versatilidade: Um motor 2T pode funcionar em qualquer posição, inclusive de cabeça para baixo, ao contrário dos motores 4T tradicionais, isso permite ampliar a sua aplicação, de máquinas industriais, carros e motos, até aplicações domésticas e marítimas.
2 – Peso e tamanho: Facilita a sua aplicação em veículos compactos (jet skis, motor estacionário, etc), pois gera boa potência com menor capacidade e utiliza menos componentes internos.
3 – Funcionamento mais simples: O motor 2T não utiliza válvulas, o próprio pistão atua como válvula, controlando a abertura e fechamento das janelas de admissão e escape, com isso não existe um cabeçote para acomodar as válvulas. Não utiliza bomba de óleo, o combustível recebe óleo, e sistema de refrigeração líquida.
4 – Custo menor: Como utiliza uma quantidade menor de componentes e tem funcionamento mais simples, os custos de fabricação e manutenção são mais baixos, também demanda menor qualificação técnica para manutenção.
5 – Potência: O motor 2T pode chegar a produzir o dobro da potência de um motor 4T, vamos lembrar que o motor 2T completa um ciclo de funcionamento a cada volta do virabrequim, o motor 4T precisa de 2 voltas do virabrequim.
😒 Desvantagens dos motores de dois tempos:
1 – Alta emissão de gases poluentes: A lubrificação é feita pela mistura de óleo no combustível, isso gera altos índices de poluição porque o óleo é queimado junto com o combustível. Nos tempos de aperto da legislação de emissões isso inviabiliza a aplicação de motores 2T em veículos de carros, motos e veículos pesados, pois não possuem condições técnicas de atender a legislação de emissões.
2 – Maior Consumo de combustível: Nada vem de graça, para gerar o dobro da potência naturalmente haverá maior consumo de combustível.
3 – Necessidade de adicionar lubrificante regularmente: Existe a necessidade de misturar óleo no combustível porque o sistema de lubrificação não utiliza bomba de óleo. Exemplo: A cada tanque de 50 litros de combustível deve ser adicionado 1.000 mililitros de óleo lubrificante, é um trabalho adicional do proprietário. É melhor não ter uma garagem fechada...
4 – Maior Nível de ruído e vibração: Se o motor 2T produz o dobro de ciclos do que um motor 4T, naturalmente terá o dobro de ruído e vibração. Isso pode ser sentido mesmo com abafadores e isolamentos acústicos mais reforçados.
5 – Mais sensível as condições de funcionamento: Mudanças bruscas de rotação, altitude, temperatura ou qualidade de combustível tem grande impacto na performance.
6 – Menor durabilidade: O motor 2T não tem um sistema de lubrificação e refrigeração tão apurado como nos motores 4T, além de funcionar mais perto do limite (maior rotação), por isso costumam se desgastar mais e ter durabilidade menor.
Tecnologia simples e eficiente, mas que aos poucos perdeu relevância por restrições ambientais e consumidores mais exigentes sobre questões de ruído, consumo e durabilidade... Vai uma fumacinha aí?
14/01/2018
Hot Poster - Daytona 24Hs
Voltando a nossa série de posters das mais incríveis corridas, nos dias 27 e 28 de janeiro teremos mais uma edição das mais tradicionais corridas do mundo, que acontece desde 1962.
E neste ano, para melhorar, teremos uma incrível legião de pilotos brasileiros com chances de vitória (na geral e em suas categorias).
Na boa? Se você estiver passando férias em Orlando não pode perder, se a esposa ficar brava deixa eles irem para a Disney... (Se ela te pressionar para escolher entre a Disney e Daytona, espero que você não me decepcione!).
Para saber mais (ou comprar as entradas😝): http://www.daytonainternationalspeedway.com
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