Um dos lugares sagrados dos recordes de velocidade, afinal o "El Mirage Dry Lake" tem sido a sede do LSR (Land Speed Racing) por mais de cinquenta anos. Localizado em pleno deserto de Mojave, no estado da Califórnia, também pode ser considerado um dos berços do nascimento do movimento Hot Rod e da Kultura Kustom.
Tudo isso começou em 1937 e só foi interrompido durante a WWII, nos primeiros anos um grupo de malucos por velocidade decidiu que era a hora de se organizarem e criarem uma nova entidade para cuidar das corridas, aumentar a segurança e promover o esporte: a S.C.T.A. (já falamos disso aqui).
Apesar de Bonneville sediar atualmente os eventos de recordes de velocidade mais significativos organizados pela S.C.T.A, começaram a se estabelecer para valer apenas em 1949, ou seja, quase 12 anos depois do primeiro evento em El Mirage.
Uma característica importante que a "LSR” manteve foi nunca perder a essência de voluntariado, ainda hoje são os membros de diversos clubes de velocidade e da própria S.C.T.A que se unem, usando espontaneamente seu tempo e energia para fazer algo em benefício do esporte e da diversão comum. Exatamente como vemos aqui no Brasil...#sqn 😟
O formato das corridas em El Mirage, basicamente, é acelerar o veículo na velocidade mais alta possível antes da faixa de cronometragem de apenas 1,3 quilômetros de comprimento. O registro é feito em uma única passagem, ao contrário de outras disputas de recordes, como em Bonneville, que consideram como base uma média das passagens em sentidos opostos.
Isso ocorre porque El Mirage oferece uma espécie de campeonato ao longo da temporada, computando pontos conquistados conforme as velocidades atingidas. Normalmente, o calendário anual consiste de quatro corridas de um dia, ocorrendo nos meses de junho, julho, setembro e outubro, além de dois outros eventos de dois dias nos meses de Maio e Novembro, mas a duração destas corridas sempre depende das condições do tempo.
Outra grande diferença só encontrada nos eventos de El Mirage é a própria superfície, em Bonneville temos um deserto de sal e em El Mirage uma superfície chamada "silte", uma espécie de fragmento de mineral ou rocha, menor do que areia fina.
A área cronometrada também é relativamente curta, tornando crítico para o piloto conseguir parar o veículo após ter acelerado ao máximo. Estas particularidades, certamente, fazem as corridas de El Mirage trazerem mais desafios técnicos do que o normal.
Outra tradição, que é um grande barato, é a possibilidade do público acampar durante a noite, próximo ao trecho das corridas. É uma experiência sem igual para os fans, porque assim conseguem sentir toda a atmosfera de velocidade e desafio, exatamente como nos anos 1940. Para isso, porém, eles precisam observar algumas regras simples: Não fazer fogueiras e não descartar lixo (leve-o de volta com você).
Por tudo isso, muitos puristas consideram os eventos e recordes atingidos em El Mirage mais significativos do que Bonneville, o registro mais rápido na terra é 312,100 mph e até hoje existem apenas seis registros superiores a 300 quilômetros por hora, por aí já dá para ter uma ideia do tamanho do desafio!
De fato, para os rodders mais fieis, a preocupação com o que é "mais" ou "melhor" é muito menos importante, o que vale mesmo é manter viva toda a mítica e espírito dos primeiros rodders até os dias de hoje.
Apesar de Bonneville sediar atualmente os eventos de recordes de velocidade mais significativos organizados pela S.C.T.A, começaram a se estabelecer para valer apenas em 1949, ou seja, quase 12 anos depois do primeiro evento em El Mirage.
Uma característica importante que a "LSR” manteve foi nunca perder a essência de voluntariado, ainda hoje são os membros de diversos clubes de velocidade e da própria S.C.T.A que se unem, usando espontaneamente seu tempo e energia para fazer algo em benefício do esporte e da diversão comum. Exatamente como vemos aqui no Brasil...#sqn 😟
O formato das corridas em El Mirage, basicamente, é acelerar o veículo na velocidade mais alta possível antes da faixa de cronometragem de apenas 1,3 quilômetros de comprimento. O registro é feito em uma única passagem, ao contrário de outras disputas de recordes, como em Bonneville, que consideram como base uma média das passagens em sentidos opostos.
Isso ocorre porque El Mirage oferece uma espécie de campeonato ao longo da temporada, computando pontos conquistados conforme as velocidades atingidas. Normalmente, o calendário anual consiste de quatro corridas de um dia, ocorrendo nos meses de junho, julho, setembro e outubro, além de dois outros eventos de dois dias nos meses de Maio e Novembro, mas a duração destas corridas sempre depende das condições do tempo.
Outra grande diferença só encontrada nos eventos de El Mirage é a própria superfície, em Bonneville temos um deserto de sal e em El Mirage uma superfície chamada "silte", uma espécie de fragmento de mineral ou rocha, menor do que areia fina.
A área cronometrada também é relativamente curta, tornando crítico para o piloto conseguir parar o veículo após ter acelerado ao máximo. Estas particularidades, certamente, fazem as corridas de El Mirage trazerem mais desafios técnicos do que o normal.
Outra tradição, que é um grande barato, é a possibilidade do público acampar durante a noite, próximo ao trecho das corridas. É uma experiência sem igual para os fans, porque assim conseguem sentir toda a atmosfera de velocidade e desafio, exatamente como nos anos 1940. Para isso, porém, eles precisam observar algumas regras simples: Não fazer fogueiras e não descartar lixo (leve-o de volta com você).
Por tudo isso, muitos puristas consideram os eventos e recordes atingidos em El Mirage mais significativos do que Bonneville, o registro mais rápido na terra é 312,100 mph e até hoje existem apenas seis registros superiores a 300 quilômetros por hora, por aí já dá para ter uma ideia do tamanho do desafio!
De fato, para os rodders mais fieis, a preocupação com o que é "mais" ou "melhor" é muito menos importante, o que vale mesmo é manter viva toda a mítica e espírito dos primeiros rodders até os dias de hoje.
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