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Como é um assunto extenso, e excitante, vamos começar falando sobre a preparação de motores aspirados.
Motores aspirados são aqueles que não são alimentados por turbinas ou compressores mecânicos, desta forma o próprio motor (através dos coletores, carburadores ou injeção) tem o trabalho de "puxar" a mistura ar-combustível para as câmaras de combustão. A receita mais lógica para aumentar a potência nestes casos seria aumentar a cilindrada, ou seja, um motor maior tende a utilizar mais mistura e gerar mais potência.
Como isso nem sempre é possível existem outros caminhos. Podemos trocar o comando de válvulas por um modelo mais "bravo", um sistema de escapamento maior (e mais barulhento) e filtros de ar esportivos.
O comando de válvulas “bravo”, ou esportivo, permite aumentar o número de rotações, as válvulas permanecem abertas por mais tempo aumentando o enchimento dos cilindros com a mistura ar-combustível. Porém, esta troca sempre demanda alterações no sistema de alimentação, senão faltará “comida” para o motor. Se for um motor carburado será necessário recalibração do carburador original (ou substituição do mesmo), se for injetado podemos trocar a injeção eletrônica original por um sistema programável ou aumentar a vazão dos bicos injetores, tudo isso fará parte da afinação do motor.
Se a grana permitir é possível buscar mais potência retrabalhando o cabeçote e substituindo o coletor de escape original, para o excesso de “comida” não causar má digestão, além da possibilidade de troca das velas de ignição,
bobinas e filtros de ar originais por modelos esportivos.
bobinas e filtros de ar originais por modelos esportivos.
Um cuidado importante é pensar e planejar na preparação como um todo, pois muitas vezes não dá para aplicar a receita em partes – conforme a disponibilidade de grana.
Normalmente com uma preparação pesada e bem feita consegue-se aumentar a potência em torno de 30%, mas lembre-se que o investimento para se preparar um motor aspirado chega a ser maior do que optar por turbos, este é um fator muito importante que não se deve perder de vista;Custo x Benefício destas preparações.
Vantagens: Mão de obra qualificada disponível, peças importadas podem ser compradas via internet (não esqueça custo e prazo), risco menor para a durabilidade do motor.
Desvantagens: Preço final elevado (custo x benefício), maior consumo de combustível, perda de torque em baixa rotação.
Para muitos, inclusive eu, é um grande barato ouvir um motor embaralhado com a marcha lenta irregular. Veja (ouça) o vídeo por você mesmo...
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