08/09/2014

Pensadores - Nelson Piquet (Parte 1)

Não é novidade que os pilotos costumam contribuir de maneira ativa no repertório filosófico da humanidade. Quando o piloto é um verdadeiro personagem o resultado é melhor ainda, como no caso de James Hunt.
Porém, talvez o melhor de todos neste contexto tenha sido Nelson Piquet, leiam e tirem suas conclusões;
* Demonstrando a sua imensa simpatia (e paciência) pela imprensa;
Repórter: "Piquet, como é que você fez aquela curva?" 
Piquet: "Ah, eu reduzi antes de entrar na curva e quando estava no meio, acelerei. Que nem toda curva." 
Repórter: "E aí Piquet, vai ganhar hoje?" 
Piquet: "Sou piloto, não sou vidente." 
Repórter: (Antes das corrida) "Então Piquet, vai correr para ganhar?"
Piquet: "Não, vou correr para ficar em nono." 
Repórter: "Piquet, acho que você não esperava esta vitória, não é?"
Piquet: "Não. Esperava que todos batessem na primeira curva." 
(Canadá 1991, sua ultima vitória, dada de bandeja pelo Mansell)
Repórter: "O dinheiro é importante?"
Piquet: "Lógico, muito importante." 
Repórter: "E as mulheres?" 
Piquet: "Ajudam a gastá-lo." 
Repórter: "Você não acha que andando só na frente seu filho não vai aprender a ultrapassar?" 
Piquet: "Não sei, mas acho que você anda aprendendo a falar asneira com o Galvão Bueno." 
(Na época que seu filho Nelson Jr. estava na  F3 Sulamericana e Piquet montou uma equipe para ele)
Repórter: “Por que os cobertores nos pneus?” 
Piquet: “Porque estão com frio!” 
(Piquet foi o primeiro piloto a colocar os cobertores nos pneus para mantê-los aquecidos) 
Repórter: "Na Fórmula 1 tem algum viado??" 
Piquet: "Se tiver eu como!"
Repórter: "Você conquistou o mesmo números de títulos do Senna na Fórmula 1, no entanto fala-se muito no mito Senna e deixam de citar o Piquet, ainda vivo. O que você acha disso?" 
Piquet: "Eu vejo isso como ótimo. É bom que eu dou menos entrevista, e o pessoal enche menos o meu saco." 
Repórter: “Atrás do que vocês estão sempre correndo?” 
Piquet: “Da grana meu amigo, atrás da grana!” 
Repórter: “Já sentou em um F1 antes?” 
Piquet: “Sim, meu amigo Emerson tem um e eu sentei no banco dele uma vez pra tirar foto.” 
(Após o seu primeiro teste em um carro de F1)
* Todo o seu afeto pelo seu companheiro e rival, Nigel Mansell;
“Mansell é um babaca.” 
(Perguntado sobre o que achava do seu então companheiro de equipe na Williams)
“Mansell tem as 2 mulheres mais feias da Fórmula 1.”  
Falando sobre as mulheres do Mansell. Uma era a esposa dele, e a outra a estátua da mulher dele que o Mansell tinha mandado fazer e colocado no jardim de casa. 
“Mansell é o maior idiota que já vi.” 
(No auge da rivalidade com Nigel Mansell).
"Quando descobria uma coisa boa para o meu carro só contava em cima da hora. Assim já não dava para o Mansell também aproveitar." 
Repórter: “Os pilotos fazem amizade?” 
Piquet: “Sim” 
Repórter: “Então por que você socou o Salazar?” 
Piquet: “Pra ele aprender” 
Repórter: “Por que não no Mansell?” 
Piquet: “Porque esse não iria aprender nunca” 
"Ele gosta de chuva, eu gosto de sol. Ele gosta de mulher feia, eu gosto de mulher bonita. Ganhei 3 títulos, ele perdeu 2." 
"Não ia incomodar um cara que estava em uma situação pior que a minha, então fui levando." 
(Sobre Frank Williams e a guerra interna com Mansell em 86, Frank estava no hospital, paraplégico e era favorável a Nelson, ao contrário de Patrick Head).
* Sobre a rivalidade com Senna, que foi muito explorada pela imprensa em geral;
"Senna é o melhor piloto? Porra nenhuma! Melhor é o Prost, que é tetracampeão.” 
(Perguntado se admitia que Senna era o melhor piloto da F1)
“O Senna, é claro! Eu e o Prost já ganhamos tudo e estamos mais pra lá do que pra cá na carreira. O Ayrton, não. Vai se matar se for preciso, para chegar ao título e ser considerado o maior de todos os tempos.” 
(Quando foi perguntado quem seria o seu piloto caso ele tivesse uma equipe) 
“O negócio dele é garotões. Eu nunca o vi com mulher.” 
(Sobre o gosto sexual de Senna) 
"Não costumo ler jornais e gasto meu tempo livre longe do automobilismo. Não sou como o Senna." 
"O Senna vive para o esporte e tira o máximo proveito do fato de ser considerado o grande herói das pistas. Às vezes fico pensando que não sabe fazer mais nada na vida." 
“Sabe porque o Senna corre com o numero 12? porque ele é só meio viado.” 
E ainda não acabou, em breve a segunda (e ultima parte) com as melhores frases de Nelson Piquet...

Nenhum comentário: