24/02/2015

Qual é a sua receita? (Preparação Leve)


Já falamos sobre algumas receitas elaboradas (Turbo, Aspirados e Blower) para preparações de motores, sabemos que estas receitas envolvem dois fatores críticos que são a qualidade da mão de obra e uma a dose de recursos financeiros disponíveis, mas fica a pergunta; Somente quem tem "bala na agulha" vai poder se divertir com a preparação de um motor? A resposta é NÃO!
Há meios de divertir gastando pouco, evidente que o resultado final será mais modesto. mesmo assim dá para brincar!
Vale lembrar que mesmo quando a escolha for pela preparação leve, será essencial escolher um bom profissional, portanto cuidado com o "faça você mesmo". 
Já citamos também que, basicamente, existem dois caminhos para extrair mais potência de um motor. A primeira é o aumento da capacidade volumétrica do motor (aumento de cilindrada, retrabalhar cabeçote, comando de válvulas) e a segunda aumentar a capacidade de alimentação (remapeamento de injeção, nova carburação, turbos, etc), o que ainda não dissemos é podemos combinar estas receitas, lembrando que não podemos esquecer do propósito, mão de obra e recursos financeiros disponíveis.
Voltando a preparação leve é difícil definir uma receita padrão, mas normalmente o foco será o sistema de alimentação (injeção e coletor de admissão) e filtros (ar e combustível). Existem algumas oficinas e preparadores que oferecem kit prontos, isso reduz a dependência da mão de obra e consegue dar uma ideia, bem aproximada, dos custos envolvidos. Outro ponto importante é que estes kits oferecem uma boa referência do resultado final, reduzem riscos de danos ao motor devido a uma preparação mal feita. Outro fator de redução de custos é que raramente haverá a necessidade de retrabalhar outros sistemas como freios e suspensão.
Os kits e receitas envolvem, normalmente, a troca de filtros originais por modelos esportivos e a reprogramação do sistema de injeção, a popular "troca de chip". Na verdade nem sempre é necessário trocar alguma coisa, o serviço envolverá a reprogramação do módulo de gerenciamento da injeção eletrônica e, talvez, a troca do chip. Para este serviço é necessário um computador com um software capaz de modificar instruções armazenadas no sistema, o mecânico pode reprogramar o sistema para adiantar o ponto de ignição e injetar mais combustível na câmara de combustão em determinadas faixas de rotação. O resultado final para carros de 1.000 a 1.600 centímetros cúbicos será, em média, aumento de 10% de potência, pode parecer pouco, mas na prática consegue-se mudar consideravelmente o comportamento do carro. O cuidado é que se por um lado a potência aumenta progressivamente, por outro lado o consumo de combustível aumenta exponencialmente, podendo chegar até em 30%.
Se o motor for carburado a preparação "leve" não será tão barata, basta ver o preço de um quadrijet e um novo coletor de admissão!!
Os custos para carros com injeção eletrônica variam conforme a oficina e modelo do motor, mas a partir de R$250,00 já é possível encontrar algumas opções deste serviço no mercado. Outra vantagem é que no mesmo dia você pode ter seu carro de volta.
Ah, e se você se arrepender normalmente poderá reverter o serviço. Então, mãos a obra!

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