01/09/2018

What´s your name? Pé de Boi...

Na década de 1960 o governo brasileiro lançou um programa para impulsionar as vendas de carros 0 KM, em especial para classes mais baixas da população. Esta iniciativa lembrava vagamente um programa lançado na Alemanha, nos anos 1930, para criar carros populares e que deu origem a vários modelos econômicos, entre eles o fusca.
Aqui foi criada uma linha especial de financiamento da Caixa Econômica Federal com regras especificas para enquadrar os modelos populares, o pagamento poderia ser em até 48 meses com juro de 1% ao mês. 
Vários fabricantes nacionais aderiram ao programa lançando versões simples dos seus modelos adequados a faixa de preço, a Willys ofereceu o Gordini, a Vemag com versões do DKW e do Simca e a VW veio com um Fusca bem espartano, que ficou popularmente conhecido como "pé de boi" 🐮.
O carro praticamente era motor e pneus, com o mínimo de "supérfluos";
Mecânica: motor 1.200 cm3 de 36 CV, sistema elétrico de 6 volts e escapamento com apenas uma saída.
Forração: A Interma era mínima, porta-malas sem forração e vidros mais finos, o barulho do motor era infernal. 
Cores: poderia ser escolhida livremente, desde que fosse Azul Pastel ou Cinza Pérola. 😅
Acabamento: Maçaneta da tampa do motor sem chave, não tinha esguicho para limpar o para-brisas, não tinha retrovisor externo, não tinha setas direcionais e nenhum cromado.  
Peso: Caindo de 730 kg parra 670kg, 60 quilos menos da versão "normal"
Mas, de onde veio o "pé de boi"?
No popular "pé de boi" era um apelido usado para definir um trabalhador braçal, simples e com pouca qualificação, mas capaz de encarar qualquer tipo de serviço pesado sem reclamar.
Logo, houve uma associação natural do apelido com este modelo do Fusca, afinal já o fusca já tinha fama de encarrar qualquer desafio, além da nova versão ser muito mais simples.
Com o peso aliviado o carro ficou mesmo mais ágil, mas perdeu o mínimo conforto que já tinha. Mesmo com preço reduzido de R$4,8 milhões de cruzeiros para R$4 milhões de cruzeiros, só foram vendidos vendeu cerca de 3.000 unidades do pé de boi entre 1965 e 1966, quando a VW parou a produção deste modelo. 
Na verdade, o programa do governo como um todo não ajudou muito mercado de automóveis (novidade!!), apenas em alguns nichos do mercado como dos táxis foi notada um aumento considerável nas vendas.

Nenhum comentário: