Brasileiro adora uma lista e não é de hoje; lista
dos melhores, lista dos maiores, listas disso e lista daquilo, lista para
provar que fulano é melhor do que beltrano, etc...
Em geral eu acho essa mania uma grande besteira.
Talvez essa mana é tão comum porque muita gente por aqui pensa como se
estivesse numa arquibancada num estádio de futebol, ou seja, meu time é melhor
em tudo e o outro é um nada!
Enfim, como este não é um blog de sociologia eu não
vou perder tempo tentando entender, vamos aos carros - que por sinal é muito
melhor...
Inspirado pelo festival de Goodwood (assunto para
post futuro) que aconteceu dias atrás, eu resolvi criar uma lista (?!?!?), só
que não é nada de melhor ou pior, só os meus carros de corrida preferidos, por
ordem de gostosura e lindeza!
Lembre-se; Aqui gosto não se discute, se lamenta,
se você não gostou da lista reclame aqui;
1) PORSCHE 917: Correu em corridas de endurance de 1969 até 1971,
venceu as 24 Horas de Le Mans de 1970 e 1971, teve algumas variações como o
917K (lindo demais), o 917/30, o 917 LH e os 917/10 e 917/20 que correram no
Can-Am e chegavam a mais de 1500 hp e 400 Km/h (Uau!).
Ficou ainda mais famoso após o filme "24 de Le Mans" com Steve McQueen.
2) AUDI R18 ETRON QUATTRO: A prova definitiva que existe vida alienígena em
nossa galáxia! Sim, estes carros são coisa de outro planeta.
É o primeiro protótipo híbrido construído pela Audi, combina um motor diesel (tração nas rodas traseiras) e um motor elétrico (tração nas rodas dianteiras) que é ativado quando o carro está acima de 120 km/h, O motor elétrico é alimentado por um sistema de recuperação de energia cinética (KERS) armazenada durante as frenagens. Muitcho louco!
É o primeiro protótipo híbrido construído pela Audi, combina um motor diesel (tração nas rodas traseiras) e um motor elétrico (tração nas rodas dianteiras) que é ativado quando o carro está acima de 120 km/h, O motor elétrico é alimentado por um sistema de recuperação de energia cinética (KERS) armazenada durante as frenagens. Muitcho louco!
3) FORD GT40: Lindão e com cara de mal! Foi criado por ordens diretas
de Henry Ford II para destruir o reinado da Ferrari nas 24 Horas de Le Mans. Dizem
que depois que o Enzo Ferrari desistiu da venda da Ferrari para a Ford na
última hora, Henry Ford II fez beicinho e disse ser questão de honra bater a
Ferrari em seu território de domínio.
O resultado foram quatro vitórias nas 24 Horas de
Le Mans (entre 1966 e 1969).
4) AUTO UNION C TYPE: Na verdade podemos colocar todos os carros da Auto
Union criados antes da segunda guerra mundial como maravilhosos, mas o C Type é
o meu preferido por causa do seu pequeno motor V16 de 4.3 Litros e 295 HP (em
1932!).
Foi uma das primeiras malvadezas criadas por um tal
de Ferdinand Porsche, se revezou com a Mercedes destruindo a concorrência no
mundo das corridas de grande Premio e recordes de velocidade.
Durante a II guerra a Auto Union escondeu os carros para preserva-los do conflito, alguns foram destruídos em bombardeios. Os Soviéticos acharam alguns sobreviventes (parece que 3 ou 4) e levaram para a URRS a fim de estudar a sua engenharia, alguns foram dissecados e outros não conseguiram nem funcionar o motor, tal a sua complexidade e engenharia avançada para a época.
Durante a II guerra a Auto Union escondeu os carros para preserva-los do conflito, alguns foram destruídos em bombardeios. Os Soviéticos acharam alguns sobreviventes (parece que 3 ou 4) e levaram para a URRS a fim de estudar a sua engenharia, alguns foram dissecados e outros não conseguiram nem funcionar o motor, tal a sua complexidade e engenharia avançada para a época.
5) LOTUS 78: Foi o modelo da Lotus das temporadas de 1977 e 1978
da F1, guiado pelos ases Mario Andretti e Ronnie Peterson que conseguiram 7 vitórias e 9 pole-positions. Conquistou o ultimo
título de pilotos e de construtores da Lotus na F1, pelas mãos de Mario
Andretti em 1978.
Difícil e controverso dizer isso, mas talvez tenha
sido o mais revolucionário modelo da F1.
Foi projetado por Colin Chapman e introduziu o conceito chamado de carro-asa com utilização do efeito solo.
Foi projetado por Colin Chapman e introduziu o conceito chamado de carro-asa com utilização do efeito solo.
Para completar a maldade deem uma olhada, ou melhor, ouvida neste vídeo e veja se não é o carro de corridas mais mais fantástico de todos os tempos!