Falar sobre Hot Rods é certamente é um dos melhores assuntos do mundo, agora não vamos falar de personalidades ou de carros, vamos falar de uma associação!
Mas não é uma associação qualquer, porque esta é simplesmente a mais antiga organizadora de corridas em atividade nos Estados Unidos!
O S.C.T.A. (South California Timing Association) realizou a sua primeira reunião em 29 de novembro de 1937, com a participação de sete auto-clubes locais, na ocasião Art Tilton foi nomeado como primeiro secretário.
Mas não é uma associação qualquer, porque esta é simplesmente a mais antiga organizadora de corridas em atividade nos Estados Unidos!
O S.C.T.A. (South California Timing Association) realizou a sua primeira reunião em 29 de novembro de 1937, com a participação de sete auto-clubes locais, na ocasião Art Tilton foi nomeado como primeiro secretário.
Desde o começo de suas atividades o grande objetivo da SCTA foi organizar as corridas e tentativas de quebra de recordes de velocidade, que eram eventos cada vez mais frequentes (e perigosos) nos lagos secos do oeste dos EUA.
Uma das principais preocupações neste sentido foi estabelecer regras para tornar as corridas e recordes mais seguros para pilotos e público, no início o SCTA atuou em conjunto com outra organização (coirmã) chamada BNI (Bonneville Nationals Incorporation).
Ainda hoje a SCTA atua como uma organização sem fins lucrativos, servida apenas por voluntários e composta por clubes e associações independentes – Ótimo exemplo para nós brasileiros, que carecemos tanto de senso coletivo.
Uma das principais preocupações neste sentido foi estabelecer regras para tornar as corridas e recordes mais seguros para pilotos e público, no início o SCTA atuou em conjunto com outra organização (coirmã) chamada BNI (Bonneville Nationals Incorporation).
Ainda hoje a SCTA atua como uma organização sem fins lucrativos, servida apenas por voluntários e composta por clubes e associações independentes – Ótimo exemplo para nós brasileiros, que carecemos tanto de senso coletivo.
A estrutura organizacional é simples e eficiente; Existe um Conselho de Administração composto por cinco conselheiros (presidente, vice-presidente, secretário, tesoureiro e um legislador) eleitos pelos clubes membros.
O mandato destes conselheiros é de um ano e podem ser reeleitos para mais um ano, após este período o conselheiro eleito não pode exercer outros cargos administrativos por pelo menos um ano.
As principais responsabilidades do estatuto da SCTA são;
1) Garantir o cumprimento das normas Americanas para uso de terras públicas.
2) Fiscalizar o cumprimento das normas de segurança para competidores e espectadores.
3) Realizar inspeções técnicas dos veículos, cronometragem das tentativas de recorde e manter os registros dos recordes por classe.
4) Manter e zelar por todos os registros históricos dos recordes.
2) Fiscalizar o cumprimento das normas de segurança para competidores e espectadores.
3) Realizar inspeções técnicas dos veículos, cronometragem das tentativas de recorde e manter os registros dos recordes por classe.
4) Manter e zelar por todos os registros históricos dos recordes.
Simples e eficiente!
A primeira "Semana da Velocidade" do SCTA foi realizada em 1949 em Bonneville Salt Flats em 1949, o evento foi o resultado de um
esforço de Wally Parks, então seu secretário executivo, foi aqui que os
pilotos começaram a correr "contra o relógio".
SCTA realiza todos os anos 2 eventos em Bonneville Salt Flats, em Utah, iniciando com o “Speed Week” que acontece normalmente em agosto e o “World Finals” em outubro. A associação também é responsável pelos eventos em El Mirage Dry Lake no sul da Califórnia, onde geralmente são realizados seis eventos ao ano (dependendo das condições climáticas).
Longa vida para a SCTA!!!