11/04/2015

CAN-AM

Poucas categorias representam tão bem os “dias gloriosos do automobilismo” como a CAM-AN. A “Canadian American Challenge Cup” foi uma categoria que reuniu, como poucas, os ingredientes de sucesso; Disputas emocionantes, equipes criativas, carros brutais e desafiadores, grandes pilotos e proximidade de seu público.
A primeira temporada da CAN-AM ocorreu em 1966 sendo adotado o regulamento técnico do Grupo 7 da FIA, neste primeiro campeonato eram previstas duas corridas no Canadá (CAN) e quatro corridas nos Estados Unidos (AM). 
Vale ressaltar que o regulamento do Grupo 7 para carros esportes e protótipos era quase uma “força livre”; Não existia limitação de cilindrada para os motores, eram permitidos sistemas de sobrealimentação e turbos, aerodinâmica quase não tinha restrições, ou ,em outras palavras, era quase um “quem pode mais chora menos"! 
Em teoria, os carros enquadrados neste grupo deveriam ser mais adequados para corridas curtas, como subida de montanhas, do que provas longas ou de resistência, mas as corridas de carros-esporte e protótipos estavam se tornando populares nos Estados Unidos e Europa e os organizadores decidiram correr os riscos. 
Muitos construtores e grandes pilotos na época foram atraídos para a categoria, graças aos bons patrocinadores, suporte financeiro e técnico das fábricas e visibilidade garantida junto ao público. 
O fortalecimento da categoria foi natural, o resultado foi a criação de verdadeiras bestas com motores que, já naquela época, atingiam mais de 1.000 CV, algumas equipes alegavam que seus motores chegavam a 1.500 CV em classificação!!! Uau!😲
A era de ouro da série CAN-AM existiu por apenas nove anos, entre 1966 a 1974, mesmo assim a evolução dos carros e motores foi enorme, alguns números mostram isso; Em 1967 o piloto Bruce McLaren com um McLaren-Chevy M6A fez a pole no circuito de Elkhart Lake com o tempo de 2 min e 12,6 segundos com média de 108,597 MPH, em 1973 o piloto Mark Donohue a bordo de um Porsche 917/30 com motor Turbo cravou 1 min e 57,51 segundos e média de 122,534 MPH. 
Qual outra categoria conseguiu diminuir em seis anos o tempo da pole no mesmo circuito em 15 segundos???
As seis corridas do primeiro campeonato, em 1966, foram; Saint Jovite, Bridgehampton, Mosport, Laguna Seca, Riverside e Stardust Raceway em Las Vegas, o campeão foi John Surtees com uma Lola T70 da sua própria equipe, ele venceu 3 corridas; Saint Jovite, Riverside e Las Vegas. 
Os seus grandes rivais naquele ano foram Mark Donohue, com outro Lola, da equipe Penske e Bruce McLaren que já tinha equipe própria e construía seus carros. 
Muitos pilotos considerados fora de série na época participaram da CAN-AM, além dos já citados, temos Dan Gurney, George Follmer, Charlie Kemp, Jo Siffert, Mario Andretti, Denny Hulme, Jacky Ickx, Jim Hall, Phil Hill, Jackie Oliver, Peter Revson e Gilles Villeneuve... 
Além das equipes que eram o topo do automobilismo mundial na época, como McLaren, Lola, BRM, Porsche e Shadow, dá para imaginar como era o nível e o show das corridas!
Como já citamos, o regulamento tinha poucas restrições e com isso a categoria sempre esteve na vanguarda na inovação e tecnologia. Podemos citar os exemplos como os carros da equipe Chaparral, responsáveis por grandes inovações aerodinâmicas e do conceito de efeito solo, ou da Porsche com o primeiro motor “turbo” realmente confiável. 
Após o domínio inicial da Lola, em 1966, os carros da McLaren começaram a fazer história a partir do modelo M1A com Bruce McLaren e Chris Amon. Em 1967 a equipe McLaren lançou o M6A e perpetuou a cor laranja como característica única da equipe, este modelo trazia entre outras inovações o monocoque de alumínio e motores Chevrolet “small block”. 
O domínio da equipe Mclaren persistiu até 1970, mesmo após Bruce McLaren perder a vida a bordo de um M8D durante um teste em Goodwood em 02 de junho de 1970, esse período de dominação ficou conhecido como "Bruce e Denny Show!”.
Porém, tudo isso mudou com a aparição dos Porsche 917 derivado dos modelos que competiam, e arrasavam, em Le Mans. Os Alemães tornaram-se praticamente imbatíveis, para ter uma ideia no campeonato de 1973 o piloto Mark Donohue com um 917/30 fez a pole nas 8 etapas do campeonato, sendo campeão após conseguir 6 vitórias. 
Os campeões da era de "ouro" da CAN-AM
Após a retirada da Porsche no final de 1973, a equipe Shadow dominou a última temporada antes da categoria desaparecer na sua forma tradicional em 1974. 
Infelizmente, a categoria também foi vítima da crise do petróleo e da recessão na América do Norte do começo dos anos 1970. Com custos cada vez mais altos e menor apoio das fábricas e patrocinadores, a última corrida programada para a temporada de 1974 nem chegou a ser acontecer. 😟
Uma nova série CAN-AM revista foi lançada em 1977, desta vez baseada nas regras da Fórmula A/5000 com construtores como Lola, March e vários outros menores. Para ampliar o apelo também foi criada uma classe com motores 2.000 cm3. 
A “nova” série atingiu seu ápice no início dos anos 80, mas foi perdendo espaço para os IMSA GTP e categorias de fórmula como a CART Indycar, por fim acabou sendo incorporada pela IMSA em 1980.
O nome “CAN-AM” reapareceu em 1998 após uma dissidência da IMSA, o “Road Racing Campionship USA” lançou uma nova categoria de protótipos e apesar do mesmo nome não havia nada semelhante, nem mesmo o espírito desafiador, com isso a série desapareceu definitivamente em 1999.
Olhando os vídeos abaixo dá para ter um gostinho do que era uma corrida de CAN-AM.




ANO PILOTO   EQUIPE    CARRO
1966 John Surtees Team Surtees Lola T70-Chevrolet
1967 Bruce McLaren Bruce McLaren Motor Racing McLaren M6A-Chevrolet
1968 Denny Hulme Bruce McLaren Motor Racing McLaren M8A-Chevrolet
1969 Bruce McLaren Bruce McLaren Motor Racing McLaren M8B-Chevrolet
1970 Denny Hulme Bruce McLaren Motor Racing McLaren M8D-Chevrolet
1971 Peter Revson Bruce McLaren Motor Racing McLaren M8F-Chevrolet
1972 George Follmer Penske Racing Porsche 917/10
1973Mark Donohue Penske Racing Porsche 917/30KL
1974 Jackie Oliver Shadow Racing Cars Shadow DN4A-Chevrolet
1975 Não houve campeonato
1976 Não houve campeonato
1977 Patrick Tambay Haas-Hall Racing Lola T333CS-Chevrolet
1978 Alan Jones Haas-Hall Racing Lola T333CS-Chevrolet
1979 Jacky Ickx Haas-Hall Racing Lola T333CS-Chevrolet
1980 Patrick Tambay Haas-Hall Racing Lola T530-Chevrolet
1981 Geoff Brabham Team VDS Lola T530-Chevrolet/VDS 001-Chevr.
1982 Al Unser Jr. Galles Racing Frissbee GR3-Chevrolet
1983 Jacques Villeneuve Canadian Tire Frissbee GR3-Chevrolet
1984 Michael Roe Norwood/Walker VDS 002-Chevrolet/VDS 004-Chevr.
1985 Rick Miaskiewicz Mosquito Autosport Frissbee GR3-Chevrolet
1986 Horst Kroll Kroll Racing Frissbee KR3-Chevrolet
1987 Bill Tempero Texas American Racing Team March 85C-Chevrolet
CLASSE 2 Litros
ANO PILOTO   EQUIPE    CARRO
1979 Tim Evans Diversified Eng. Services Lola T290-Ford
1980 Gary Gove Pete Lovely VW Ralt RT2-Hart
1981 Jim Trueman TrueSports Ralt RT2-Hart
1982 Bertil Roos Elite Racing Marquey CA82-Hart
1983 Bertil Roos Roos Racing School Scandia B3-Hart
1984 Kim Campbell Tom Mitchell Racing March 832-BMW
1985 Lou Sell Sell Racing March 832-BMW 

03/04/2015

Playlist Route 66 - Highway to Hell

Mais uma dica para a nossa playlist da Rota 66. Essa música também é uma reverência ao grande Brian Johnson, que além de vocal leader do AC/DC é um grande entusiasta e colecionador de carros.

Se não conseguir visualizar, clique aqui.

Living easy, livin' free
Season ticket, on a one way ride
Asking nothing, leave me be
Taking everything in my stride

Don't need reason, don't need rhyme
Ain't nothin' that I’d rather do
Going down, party time
My friends are gonna be there too

I'm on the highway to hell
On the highway to hell
Highway to hell
I'm on the highway to hell

No stop signs, speed limit
Nobody's gonna slow me down
Like a wheel, gonna spin it
Nobody's gonna mess me 'round

Hey, Satan!
Payin' my dues
Playin' in a rockin' band
Hey mama! Look at me
I'm on my way to the promise land

I'm on the highway to hell
Highway to hell
I'm on the highway to hell
Highway to hell

Don't stop me!

I'm on the highway to hell

I'm on the highway
I'm on the (highway to hell)

I'm on the highway to hell (highway to hell)

Yeah I'm going down anyway
I'm on the highway to hell

Hot Wheels

(Este post também é uma homenagem ao amigo e colecionador Milton Piratello) Foi no ano de 1968 que um cara chamado Elliot Handler, co-fundador da empresa de brinquedos Mattel, decidiu que a sua empresa faria uma linha de miniatura de carros, os chamados “die-cast” ou "carrinhos de ferro" no Brasil. A ideia não era original, pois na verdade a Mattel queria tomar uma parte do enorme mercado de miniaturas que a empresa britânica Lesney Products, com seus carrinhos “Matchbox”, havia desenvolvido e dominava na Europa e nos Estados Unidos.
No inicio não houve grande empolgação interna na Mattel, mas o sucesso foi imediato. No primeiro ano foram lançados dezesseis “castings”, a maioria desenhada por Harry Bentley Bradley, o primeiro modelo produzido foi um Camaro personalizado azul escuro.
Bradley era engenheiro de formação e com carreira na indústria automobilística, mas não se apegou a colocar em seus carrinhos apenas aspectos funcionais, também houve reproduções de carros conceitos como o “Dodge Deora”, que era um carro conceito real construído por Mike e Larry Alexander. Para se destacar da concorrência e mesmo sendo "apenas" brinquedos, foram introduzidas diversas novidades como a pintura "Spectraflame", rolamentos, rodas “redline” e suspensão funcional.

Os primeiros anos da "Hot Wheels" são conhecidos como “Redline” porque causa da linha vermelha gravada nos pneus, esta fase durou até 1977. Também foram lançados diversos conjuntos de pistas de plástico, com disparadores movidos por elástico ou pilhas, que foram um enorme sucesso. Não era a toa, pois alguns carrinhos chegavam a 200 MPH!

A combinação de velocidade, pintura caprichada, estilos e temas ligados ao gosto americano transformaram a linha “Hot Wheels” em fenômenos de mercado.

DEORA
Em 1969, Harry Bentley Bradley decidiu voltar para a indústria automobilística e recomendou o amigo Ira Gilford como seu sucessor. Gilford também era engenheiro e atuava na Chrysler, ele projetou alguns dos maiores sucessos de todos os tempos como o “Twin Mill”, ”Splittin”, "Torero” que fizeram parte da série "Show & Go". Alguns destes modelos viraram carros ou showcars em tamanho natural.

Podemos dizer que o início da década de 1970 foram as melhores, em termos de projetos. Projetistas do calibre de Howard Rees, Larry Wood e Paul Tam criaram dezenas de modelos de sucesso, juntando modelos futuristas, modelos próximos de carros reais e muita imaginação com carros customizados. Mas, a crise econômica de 1972 e 1973 também atingiu em cheio as vendas e poucas novidades foram lançadas. Em 1974 apareceram os primeiros modelos com decalques, o que foi uma inovação para a indústria. Em 1975, a Hot Wheels lançou os seus primeiros modelos de motocicletas.

TWIN MILL
A década de 1980 marcou diversas mudanças nos processos produtivos visando ganhos de escala e custos, nada diferente das outras empresas do mundo, foi nesta época que a Mattel reforçou parcerias com empresas de sucesso, como o McDonald´s, para lançar modelos temáticos, em 1985 a Hot Wheels apareceu pela primeira vez nas caixas de cereais da Kellogg.

Já a década de 1990 marcou o lançamento de modelos de helicópteros, em 1999 a "Hot Wheels"
assinou um acordo de licenciamento com cinco equipes de Fórmula 1 para a fabricação de seus modelos em escala. Uma nova geração de designers como Eric Tscherne, Fraser Campbell, Alec Tam (filho do ex-designer Paul Tam) entraram para o time da Mattel, alguns estão na ativa até hoje. Em 1993 a Hot Wheels celebrou o seu 35º aniversário lançando filmes e animações, também foi inaugurado o “Hot Wheels Hall of Fame” no Museu Automotivo Petersen, em Los Angeles, Califórnia. Para marcar a data a lenda Chip Foose construiu um modelo em tamanho 1/1 chamado de Deora II, tendo como inspiração o Deora.

DEORA II
Em 2005 a "Hot Wheels" lançou um segundo filme de animação chamado “Hot Wheels Acceleracers”, fez muito sucesso entre a criançada e impulsionou as vendas. Todas as linhas e pistas citadas na série viraram brinquedos de verdade, o que tornou-se uma nova tendência nos lançamentos da marca desde então.
2008 foi o ano do 40º aniversário e para comemorar uma série de promoções e produtos foram lançados e mostrados no Sema Show, em Las Vegas, Nevada. O ano seguinte marcou a aposentadoria do chefe de design Larry Wood, após 40 anos de Hot Wheels. Atualmente Larry ainda presta consultorias eventuais.
Os modelos antigos tornaram-se objeto de desejo valioso para colecionadores, soube-se que na última década um dos únicos dois exemplares do “The Bomb Rear-Loader Beach” foi vendido por um preço acima de US$70.000,00 para um colecionador.
Carros com janelas pequenas, rodas grandes e perfil baixo são tendências atuais no design automotivo, mas o fato é que "Hot Wheels" faz isso desde 1968! Quem será que influência quem?
Me deu saudade e vou ver os meus carrinhos, companheiros de mais de 40 anos de brincadeiras e que hoje pertencem aos meus filhos.
Mas, confesso, a maioria dos meus carrinhos eram Matchbox...

28/03/2015

Playlist Route 66 - Born To Be Wild

Essa música não poderia ficar de fora da nossa playlist para rodar pela Rota 66. Trata-se do clássico do Steppenwolf imortalizado pelo filme de 1969 "Easy Rider" (Sem Destino), de Peter Fonda e Dennis Hopper e direção do próprio Hopper. 
O filme ajudou a imortalizar o estilo das motos customizadas chopper e a cultura transgressora dos anos 1960, também tinha um ator coadjuvante bem promissor chamado Jack Nicholson...

Se não conseguir ver o vídeo, clique aqui

Get your motor runnin'
Head out on the highway
Looking for adventure
In whatever comes our way

Yeah, darlin'
Gonna make it happen
Take the world in a love embrace
Fire all of your guns at once
And explode into space

I like smoke and lightnin'
Heavy Metal thunder
Racing in the wind
And the feeling that I'm under

Yeah, darlin'
Gonna make it happen
Take the world in a love embrace
Fire all of your guns at once
And explode into space

Like a true nature's child
We were born
Born to be wild
We can climb so high
I never wanna die

Born to be wild
Born to be wild

Get your motor runnin'
Head out on the highway
Looking for adventure
In whatever comes our way

Yeah, darlin'
Gonna make it happen
Take the world in a love embrace
Fire all of your guns at once
And explode into space

Like a true natures child
We were born
Born to be wild
We can climb so high
I never wanna die

Born to be wild
Born to be wild

23/03/2015

Good-Guys

Entre as diversas associações e clubes que reúnem donos e entusiastas de Hot Rods e carros customizados nos Estados Unidos, na Califórnia em particular, qual delas pode ser considerada a mais representativa? 
Resposta: “Good-Guys Rod & Custom Association”!
A “Good-guys” foi fundada em 1983, atualmente é a associação que reúne o maior número de entusiastas dedicados a restauração, preservação e divulgação de eventos de Street rods, Hot Rods e carros customizados dos Estados Unidos e, por consequência, do Mundo...
Os fundadores foram Gary e Marilyn Meadors, atualmente o filho, Marc Meadors, segue como presidente da empresa, Gary continua na ativa, sendo o presidente do Conselho de Administração. 
A história de Gary Meadors se confunde com a história do movimento Hot Rod, ele construiu o seu primeiro hot rod com apenas 14 anos de idade. O carro era um Plymouth 1947 com um motor Flathead Chrysler Six modificado e suspensão rebaixada, quase raspando o chão. Não por acaso, características que se tornaram marcas registradas dos Hot Rods. 
Gary também se destacou com diversas marcas em Bonneville, ao longo de sua vida recebeu diversos prêmios e indicações;
  • 1995 Recebeu o prêmio “STREET RODDER” da Lifetime Magazine. 
  • 1998 Incluído no “Hall of Fame” da “Street Rod Marketing Alliance”.
  • 2004 Recebeu o prêmio “Lifetime Achievement” da HRIA (Hot Rod Industry Alliance), por suas contribuições para o mundo dos hot rods e carros customizados no SEMA Show.

Voltando ao "modo de ser" da Good-Guys, importante ressaltar que a associação não utilizada 1 centavo de dinheiro público e é administrada como uma empresa, talvez esse seja um fator importante para o seu sucesso.
A equipe administrativa tem aproximadamente 30 funcionários, a sede está localizada na cidade onde foi fundada, Pleasanton, Califórnia, mas também possui escritórios regionais em Plant City, Florida, e em Portland, Oregon.
 O primeiro evento organizado pela Good-Guys ocorreu logo após a sua fundação em 1983, em Pleasanton, Califórnia, durou apenas um dia e foi aberto a todos as marcas e modelos de carro, foi chamado de “The All American Get-Together” e conseguiu atrair cerca de 650 carros. 
Nada mal para uma estreia!
O primeiro evento de caráter nacional aconteceu em 1987 sendo chamado de “National Summer Series”, atualmente, o maior evento anual é o “Nationals PPG” que acontece no Ohio Expo Center em Columbus, Ohio, chegando a atrair mais de 6.500 Hot Rods, Customs, Street Machines, e clássicos em geral. 
Isso não é uma exceção, os eventos da Good-Guys costumam reunir entre 30.000 a 40.000 visitantes, são organizados aproximadamente 20 eventos anuais que costumam acontecer em grandes parques, estacionamentos ou autódromos e em diversas regiões nos Estados Unidos; Pleasanton e Del Mar (Califórnia), Scottsdale (Arizona), Columbus (Ohio), Indianópolis (Indiana), Des Moines (Iowa), Fort Worth (Texas), entre outros.
A Good-guys também é a maior promotora de competições estilo “Vintage drag Racing”, reunindo mais de 600 concorrentes e mais de 50.000 pessoas.
Outra importante preocupação da “Good-Guys” é desenvolver novos talentos para o Hot Rod e customização, para isso é organizado o “Trendsetter Award" onde são expostos e premiados novos construtores de carros customizados. 
A partir de 1989 foi criada a "Goodtimes Gazette", uma revista mensal distribuída a todos os membros da associação. Nela são cobertos todos os eventos, reportagens sobre pioneiros, empresas de customização e assuntos de interesse dos Rodders em geral, além, claro, de uma seção de classificados.
Apesar de ser uma associação com apenas 32 anos de existência e ter um público restrito, em 2006 a Good-guys atingiu a incrível marca de 70.000 membros ativos em todo o mundo. 
Para saber mais https://good-guys.com, longa vida aos caras do bem!