O design Italiano de automóveis não é coisa nova neste blog, após falarmos de Bertone, Pininfarina, Ghia, Scaglietti e Italdesign, chegou o momento de falar de outro ícone mundial de design automotivo, e italiano...
Nascido em Gavello, perto de Rovigo, em 25 de Junho de 1890, Ugo Zagato começou a trabalhar logo cedo na indústria aeronáutica “Officine Aeronautiche Pomilio”, em 1919 em Milão ele já criava a sua própria empresa de carrocerias no então promissor mercado de automóveis.
Ugo aproveitou muito do seu conhecimento adquirido na indústria aeronáutica, como processos e materiais, e logo seus carros se tornaram sinônimos de design avançado, leveza e excelente aerodinâmica.
Essas características chamaram a atenção da Alfa Romeo em 1921, os italianos decidiram apostar no seu potencial e Zagato trabalhou nos Alfa Romeo RL, em 1925 o então engenheiro-chefe da Alfa Romeo, Vittorio Jano, pediu para Ugo projetar a carroceria do Alfa 6C 1500 (sucessor do P2), os resultados foram ótimos: 2º lugar na Mille Miglia de 1927 e vencedor em 1928. Em 1927 os 6C 1500 evoluíram para o Alfa Romeo 6C 1750.
O modelo 6C 1750 foi o vencedor da Mille Miglia de 1929 (pilotos Campari e Ramponi) e no ano seguinte alcançou os 4 primeiros lugares (Tazio Nuvolari, Achille Varzi, Giuseppe Campari e Pietro Ghersi), nesta época a Zagato também tinha conquistado outros clientes importantes como Bugatti, Maserati, Diatto e até a Rolls-Royce.
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Alfa Romeo 6C |
Até meados de 1930 a Alfa Romeo continuou sendo a principal parceira da Zagato, apesar da chegada de mais clientes importantes como Lancia, Fiat e a Ferrari, nesta época as carrocerias Zagato utilizavam a fundo os primeiros conceitos de aerodinâmica como para-brisas inclinados, faróis aerodinâmicos e disco de freios perfurados (para melhorar a refrigeração).
Como muitas outras empresas as instalações da Zagato foram destruídas durante a Segunda Grande Guerra pelos bombardeios ingleses, após a guerra a parceria com a Alfa foi retomada, chegando ao ápice com o título em 1951 do Alfa Romeo 159 no Campeonato do Mundo de Grand Prix, a F1.
Nas décadas seguintes, 1960 e 1970, a Zagato abriu duas novas frentes de negócios, a Zagato CAR SRL e Zagato DESIGN SRL, a primeira manteve o foco na produção de automóveis e a segunda em design e produção nas áreas elétrica e veículos blindados.
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Andrea Zagato |
Ugo Zagato morreu em 1968, mas os seus dois filhos Gianni e Elio que já estavam na empresa e assumiram o controle, a partir da década de 1980 a Zagato se encarregou de projetar e produzir carros de conceito ou de produção limitada como os Alfa Romeo SZ e RZ, o ultimo modelo produzido pela Zagato foi o Lancia Hiena no começo dos anos 1990.
Após este período a empresa enfrentou sérios problemas financeiros chegando a mudar de nome para design SZ e depois Zagato Centrostile, a produção de veículos foi deixada de lado e o foco passou para os projetos de novos modelos.
Hoje a empresa mantem suas instalações nos arredores de Milão e vem sendo liderada por Andrea Zagato, a terceira geração Zagato, e sua esposa Marella Rivolta-Zagato, apesar de não manterem mais todo o capital da empresa. A empresa mantem uma divisão de design e pesquisa e outra chamada “Modelling” para construção de modelos em escala utilizando as mais avançadas tecnologias de CNC e fresadores de 5 eixos.
Alguns dos principais modelos projetos pela ZAGATO;
1922: Fiat 501, Diatto Tipo 25 4DS
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Maserati A6 |
1925: Lancia Lambda
1929: Alfa Romeo 6C 1500, 6C 1750 GS
1932: Alfa Romeo 8C 2300
1938: Fiat 1500 Spider MM, Fiat 500 Siata, Lancia Aprilia Sport MM
1947: Fiat 500 B Panoramica, Isotta-Fraschini 8C Monterosa
1950: Ferrari Panoramica Speciale
1954: Maserati A6 G/54 2000
1956: Fiat Abarth 750 GT
1957: Alfa Romeo Giulietta SZ, Jaguar XK 140 Z, Lancia Appia GT
1960: Fiat Abarth 1000, Aston Martin DB4 GT Zagato, Bristol 406, Bristol 407
1962: Osca 1600 GTZ, Alfa Romeo 2600 Sprint Zagato, Lancia Flaminia Tubolare, Lancia Flaminia Sport 3C, Lancia Flavia Sport 1.5
1963: Alfa Romeo Giulia TZ, Lancia Flavia Sport
1965: Lamborghini 3500 GTZ
1966: Lancia Fulvia Sport
1967: Shelby Zagato
1969: Alfa Romeo GT Junior Zagato, Volvo 2000 GTZ
1970: Cadillac Eldorado NART
1976: Lancia Beta Spider (Designed by Pininfarina, Zagato Produced)
1984: Maserati Biturbo Spider
1986: Aston Martin V8 Zagato
1989: Alfa Romeo SZ
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Aston Martin DB4 |
1991: Ferrari 348 Elaborazione
1993: Zagato Ferrari FZ93 (Formula Zagato 1993)
2002: Aston Martin DB7 Zagato
2003: Aston Martin DB AR1
2005: Lancia Ypsilon Sport
2006: Ferrari 575 GTZ
2007: Maserati GS Zagato
2008: Spyker C12 Zagato, Bentley Zagato GTZ, Diatto Ottovù Zagato, Perana Z-One
2011: Fiat 500 Coupe, Alfa Romeo TZ3 Stradale, Aston Martin V12 Zagato
2012: BMW Zagato Coupe
2015: Thunder Power Sedan, Zagato Maserati Mostro